CF Canelas despromovido

Liga 3

Derrota diante do AD Fafe atira equipa para o Campeonato de Portugal

A AD Fafe venceu, nesta tarde de sábado, o CF Canelas, por 2-0, com golos em cada uma das partes, e num jogo em que os visitantes foram superiores. Consequência deste resultado: a equipa de Luís Pinto fechou esta série 1 do Grupo de Despromoção no primeiro lugar, enquanto o CF Canelas desceu aos campeonatos de Portugal.

A equipa do Canelas sabia de antemão que a vitória contra o Fafe a colocaria livre de qualquer sobressalto, isto é, que lhe asseguraria, desde logo, um lugar na próxima edição da Liga 3. O empate também lhe permitiria concretizar esse objectivo imediato, desde que o Anadia não vencesse. A equipa de Vila Nova de Gaia atuou, no entanto, com a determinação de depender exclusivamente de si, e tudo fez por isso, embora sem jogar no limite do risco. Assim, a equipa de Pedro Lomba tomou a iniciativa, na primeira fase, jogando ao ataque, o mesmo é dizer, à procura do golo, mas com cada um dos seus jogadores bem posicionados no terreno, pois nenhum deles quis ser surpreendido pelo contra-ataque do adversário, que, nesta primeira fase, esteve bastante ativo e operacional.

Essa boa atitude do Canelas foi, no entanto, muito breve, pois, a partir do fecho do primeiro quarto de hora, os visitantes tomaram conta do jogo. Pedro Matos decidiu então jogar à bola, e foi o grande responsável por tudo o que de bom foi feito do meio campo para a frente, e sempre muito bem acompanhado por Didi. As boas ocasiões começaram, então, a surgir, e com bastante naturalidade. Ricky foi o intérprete da primeira jogada com perigo, o seu cruzamento saiu perfeito para a zona frontal da área, e, aí, Didi, de cabeça, rematou junto ao poste. Seis minutos depois, Nuca, também de cabeça, na sequência de um canto apontado por Pedro Matos, voltou a desassossegar a defesa da casa.

Numa altura em que a AD Fafe se mostrava muito mais competitiva, não só na defesa da sua área, apesar das tímidas investidas dos canelenses, mas sobretudo nas ações desenvolvidas à baliza de Bruno Pereira, fez o golo. Apolo avançou pelo centro do terreno, e, com um bom passe, desmarcou Pedro Matos, que, à entrada da área enganou Carvalho, e com um remate, colocado, fez o golo de abertura, o que se justificou, atendendo ao maior e melhor volume ofensivo.

O 0-1, ao intervalo, acabou pois por se justificar, numa primeira parte em que os locais entraram com força de vontade, mas bem cedo cederam perante os melhores argumentos do Fafe.

A boa disposição do CF Canelas voltou a manifestar-se no início da segunda parte, e, logo aos 50’, Jorge Silva cabeceou ao lado, quando se encontrava em boa posição para o golo. A reação do Fafe não se fez esperar, e, no fecho da primeira hora de jogo, voltou a marcar, sentenciando aí o jogo. Reoto Kodama assustou Abel Folha, que, com um remate forte e de pé esquerdo, fez o 0-2. Um excelente golo, regista-se.

Daqui e até ao fim, e ainda com meia hora pela frente, os locais tudo fizeram para reentrar na discussão do resultado, mas o que é certo é que encontraram sempre pela frente uma forte resistência. A AD Fafe soube controlar muito bem as operações, apesar do grande assédio contrário, e muito por força de um bom posicionamento no terreno. Carvalho, por duas vezes, teve boas ocasiões para o golo (69’ e 83’), mas tudo se perdeu. Assim, é com esta derrota, o CF Canelas desce aos campeonatos de Portugal.

CF CANELAS 0-2 AD FAFE (0-1 ao intervalo)

Liga 3
Fase de Manutenção/Descida, série 1
Jornada 10
Estádio do CF Canelas

Árbitro: Marcos Brazão
Árbitros assistentes: Pedro Sandro e Pedro Viegas
Quarto árbitro: Jorge Salema

CF CANELAS: Bruno Pereira, Luís Simão, Jorge Silva (Soares, 81’), Daniel Santos (Bosingwa, 63’), Carvalho, Emanuel (Lixa, 64’), Vitor Bastos ( Cap.), Luan Almeida, Alex Tank, Chico Sousa (David Gabriel, 81’), Afonso Sousa (Francisco Ribeiro, 64’).
Suplentes não utilizados: João Matos, Kula, Leite, Márcio Duarte, Jorginho.
Treinador: Pedro Lomba
Disciplina: cartão amarelo para Jorge Silva (19’), David Santos (23’), Luís Simão (28’), Emanuel (46’), Francisco Ribeiro (84’), Luan Almeida (90’).

AD FAFE: Gustavo Galil (Gabriel Souza, 71’), Guilherme Silva, Nuca, Reoto Kodama, Pedro Matos (Cap.) (Diogo Castro, 86’), Ricky (Bruno Sousa, 63’), Jorge Miguel, Abel Folha, Didi (Longonde, 71’), Joseph (Bruno Monteiro, 63’), Apolo.
Suplentes não utilizados: Chicāo Amorim, Ivo Cruz, Berna, David Veiga.
Treinador: Luís Pinto
Disciplina: cartão amarelo para Joseph (58’), Reoto Kodama (73’).

Golos: 0-1 (Pedro Matos, 43’), 0-2 (Abel Folha, 61’).

Homem do jogo: Pedro Matos (AD Fafe)

Pedro Matos (AD Fafe) foi o Homem do jogo

O médio da AD Fafe voltou a exibir-se num bom plano, e em especial no primeiro tempo, pois tudo o que aí foi bem feito do meio campo para a frente teve a sua assinatura. Pedro Matos fez o golo de abertura, um bom golo, e foi intérprete de boas jogadas, embora se tenha resguardado um pouco no segundo tempo, numa fase em que a sua equipa se limitou a controlar o jogo e o adversário.

 


;