LUSITÂNIA LOUROSA REGRESSA ÀS VITÓRIAS

Liga 3

Triunfo no fim sobre o SC Braga B (3-2)

Esperava-se um jogo de fortes emoções com os olhos na promoção à Liga Portugal 2 SABSEG. Depois de um início exemplar, o Lusitânia de Lourosa caiu para o quarto lugar, fruto de cinco jogos sem vencer. Por seu turno, o SC Braga B atravessava um período positivo e encarava este desafio, na segunda posição, em zona de subida. Sem espanto, a equipa da casa apareceu pressionante, a tentar controlar os momentos da partida. Aos 8 minutos, a primeira oportunidade para os locais, com Mika Borges a apostar no remate de longe e a obrigar o guardião minhoto a defesa difícil para canto. Pouco depois, lance importante no encontro: Diogo Pereira, dentro da área, cruzou forte, Zé Pedro cortou a bola com o braço e o árbitro assinalou a grande penalidade; Mika Borges, com frieza, converteu o castigo máximo e adiantou o Lusitânia de Lourosa no marcador.

A meio da etapa inicial, Mika Borges esteve quase a alargar a vantagem, mas o disparo, no centro da área, saiu ao lado da baliza de Bernardo Fontes. O jogo apresentava equilíbrio, mas o Lusitânia era mais acutilante, perante um adversário que não conseguia incomodar a defensiva contrária. Perto do intervalo (41'), o segundo golo da formação da casa: Mika Borges cruzou na perfeição para a área e o avançado costa-marfinense, Goba Zakpa, a finalizar com um cabeceamento de grande nível, levando a bola a bater no poste esquerdo, antes de beijar as redes bracarenses.

No segundo tempo, em desvantagem, a equipa minhota lançou-se para tentar reduzir e quase marcou por Francisco Chissumba, aos 58', mas o central Marcos Valente afastou a bola junto à linha de baliza. Apesar das investidas do SC Braga B, os visitados controlavam o encontro, com posse de bola, a sair em rápidos contra-ataques. Contudo, em dois minutos, tudo mudou. Os bracarenses construíram dois golos pelo corredor esquerdo do ataque e restabeleceram a igualdade: primeiro foi Yan Said a encostar para o fundo das redes, após cruzamento de Chissumba que José Costa largou para a frente; depois, foi Dmytro Lytvyn, infeliz, a desviar para a própria baliza um centro de Mathys.

Até ao fim, a formação de Jorge Pinto fez tudo para garantir a vitória e conseguiu o golo do triunfo à passagem do minuto 87: Marcos Valente, muito oportuno, foi feliz na recarga a uma cabeçada de Fábio Fortes, que Bernardo Fontes não conseguiu segurar.

Com este triunfo, o Lusitânia Lourosa está no terceiro lugar com 20 pontos, enquanto o SC Braga B encontra-se na segunda posição com 21.

FICHA DE JOGO

LUSITÂNIA LOUROSA FC 3-2 SC BRAGA B (2-0 ao intervalo)
Liga 3
12.ª jornada - Fase de Subida
Estádio Lusitânia Lourosa Futebol Clube

Árbitro: Hugo Silva (AF Santarém)
Árbitros assistentes: Filipe Correia e Rafael Escudeiro
Quarto árbitro: Ruben Pinheiro
Vídeo árbitro: João Mendes 
Vídeo árbitro assistente: Fábio Monteiro

LOUROSA: Zé Costa; Miguel Pereira, Marcos Valente, Dmytro Lytvyn e Nandinho; Henrique Martins, Diogo Rosado (cap.) e Diogo Pereira (Ivanildo, 85'); Goba Zakpa (Bruno Morais, 90'), Mika Borges (Nuninho, 74') e Jefferson Nem (Fábio Fortes, 74').
Suplentes não utilizados: Flores, Edgar Abreu, Ruben Gonçalves, Tiago Mesquita e Sergio Ribeiro.
Treinador: Jorge Pinto
Disciplina: nada a assinalar

BRAGA B: Bernardo Fontes; Mário Júnior (André Ferreira, 89'), Zé Pedro e Rodrigo Beirão; António Eirô, Vasco Moreira (cap.) (João Vasconcelos, 89'), Djibril Soumaré (Ricardo Rei, 84') e Francisco Chissumba; Kauan Kelvin (Dinis Rodrigues, 46'), Yan Said (Nuno Cunha, 76') e Mathys.
Suplentes não utilizados: Gonçalo Dias, Diego, Vilela e D'avila.
Treinador: Custódio Castro
Disciplina: cartão amarelo para Bernardo Fontes (92')

Golos: 1-0 por Mika Borges (g.p. 16'), 2-0 por Goba Zakpa (41'), 2-1 por Yan Said (65'), 2-2 por Dmytro Lytvyn (p.b. 67'), 3-2 por Marcos Valente (87')

Homem do Jogo: Mika Borges (Lusitânia Lourosa)

O jogador do Lusitânia Lourosa, Mika Borges, foi o grande protagonista do encontro. Sempre muito intenso no ataque, apontou o primeiro golo da sua equipa e assistiu Goba Zakpa para o segundo.


;