Seleção Sub-17 Feminina

Carlos Sacadura confiante

Futebol Fem. - Sub-17

Equipa das Quinas já se encontra em solo escandinavo

A Seleção Nacional Feminina Sub-17 chegou, este sábado, a território sueco, local do Campeonato da Europa Feminino UEFA 2024.

O conjunto nacional instalou-se no Hotel Scandic Star, em Lund, a apenas 20 km do recinto desportivo que acolherá todos os encontros de Portugal na fase de grupos da competição, o Malmö Idrottsplats, em Malmö.

FOTOGALERIA

A Equipa das Quinas, recorde-se, defronta as seleções de Espanha (jogo a 6 de maio), Bélgica (9 de maio) e Polónia (12 de maio), no Grupo B do certame. Os dois primeiros classificados ficam apurados para as meias-finais, no dia 15 de maio, com a final agendada para 18 de maio.

O dia ficou marcado pela habitual conferência de imprensa de antevisão do torneio, ocasião utilizada pelo técnico nacional, Carlos Sacadura para analisar o momento da equipa, perspetivando o europeu.

Carlos Sacadura em discurso direto:

“Foi uma semana interessante, em que podemos trabalhar e ao mesmo descansar e recuperar algumas jogadoras, baixar um pouco aquilo que era a ansiedade inicial, mas claro que agora com a chegada aqui ao local do torneio, com a viagem, elas estão excitadas, mas ao mesmo tempo, muito motivadas e cheias de vontade de jogar e jogaríamos agora mesmo.”

Adversários: “A Espanha é uma equipa que nos colocará um desafio enorme, nós temos consciência disso, já jogamos com elas, sentimos a dificuldade deste nível e o nível de desempenho da equipa da Espanha, mas ao mesmo tempo é bom porque nos mostrará do que somos capazes e vamos crescer neste jogo, sabendo sempre que o nosso objetivo é chegar ao terceiro jogo, frente à Polónia, ainda em condições de conseguirmos o apuramento, esse será o nosso objetivo. Tudo aquilo que ganharmos com a Espanha será positivo, a experiência será grande, mas já é muito importante estar aqui e iniciar esta competição.”

“São jogadoras muito motivadas e muito concentradas e focados naquilo que temos pedido, têm uma identidade própria, queremos fazer o nosso jogo, fazer um jogo que nós pretendemos que seja de posse, para podermos controlar, de alguma forma, os ritmos de jogo, depois trazer o melhor de cada jogadora, tentar encontrar soluções positivas que vai exatamente potencial o valor de cada uma delas e no final que continuemos a desenvolver o futebol feminino, continuemos a crescer e que esta geração tenha um momento por excelência para ficar cada vez melhor.”

“O grande objetivo da equipa portuguesa é jogo a jogo conseguir passar a fase de qualificação, sermos humildes o suficiente, embora sonhadores, de que serão desafios muito difíceis, que temos de encarar com uma máxima seriedade, máxima honestidade e conscientes das nossas dificuldades. Depois, conseguirmos nos superar em cada uma das partidas, para chegarmos ao dia 12 ainda aqui. Tudo o que vier a partir daí, será mais um prémio e depois vamos gerir. Esta oportunidade de poder participar numa fase final de um Mundial seria a cereja no topo do bolo.”

“Nós trabalhamos para elas, o nosso objetivo é desenvolvê-las e, acima de tudo, proporcionar novas experiências. Cada vez que passamos uma fase, cada vez que nos qualificamos, cada vez que chegamos mais longe , sabemos que lhes vamos proporcionar novas experiências, novas realidades, que lhes permitirão continuar o seu desenvolvimento.”

O Treinador Nacional, Carlos Sacadura, chamou 20 jogadoras para os compromissos europeus.

Eis a lista de convocadas:

GD ILHA: Leticia Silva
LANK VILAVERDENSE SAD: Carolina Machado
ROMA SPA: Cintia Martins
SC RIO TINTO: Núria Ribeiro
SC BRAGA SAD: Carolina Tristão, Francisca Castro, Rita Melo e Victória Leite
SL BENFICA: Carolina Simões, Joana Valente, Luena Ferreira, Mélanie Florentino, Sofia Liu e Thaís Lima
SPORTING CP, SAD: Iara Lobo, Joana Reis, Matilde Nave, Matilde Sousa, Matilde Vaz e Rafaela Mendonça

Programa geral:

5 de maio | domingo:
18h00 - Treino - Lund

6 de maio | segunda-feira:
18h30 - Jogo: Espanha x PORTUGAL - Malmö Idrottsplats

7 de maio | terça-feira:
11h00 - Treino - Lund

8 de maio | quarta-feira:
11h00 - Treino - Lund

9 de maio | quinta-feira:
13h00 - Jogo: Bélgica x PORTUGAL - Malmö Idrottsplats

10 de maio | sexta-feira:
11h00 - Treino - Lund

11 de maio | sábado:
11h00 - Treino - Lund

12 de maio | domingo:
15h30 - Jogo: PORTUGAL x Polónia - Malmö Idrottsplats

Calendário dos Jogos:

6 de maio | segunda-feira: Espanha x Portugal (18h30, Malmö Idrottsplats, Malmö)
9 de maio | quinta-feira: Bélgica x Portugal (13h00, Malmö Idrottsplats, Malmö)
12 de maio | domingo: Portugal x Polónia (15h30, Malmö Idrottsplats, Malmö)

Os horários apresentados são locais. Na Suécia é mais uma hora que em Portugal Continental


;

Notícias