Liga BPI

Racing Power assegura terceiro lugar

Futebol Fem. - Liga BPI

Triunfo diante do Famalicão assegurou pódio.

Um grande golo de Beatriz Rodrigues garantiu, nesta manhã de sábado, a vitória ao Racing Power, por 1-0, em jogo contra o Famalicão.  A equipa da margem Sul assegurou, assim, o terceiro lugar, em definitivo, na classificação da Liga BPI, o que é fantástico para quem se estreou esta época nesta competição. O FC Famalicão complicou, por sua vez, a sua situação e já não consegue evitar os playoffs de despromoção.

A equipa do Racing Power FC tinha uma motivação-extra para este desafio com o FC Famalicão - a vitória assegurava-lhe, desde logo, o terceiro lugar na tabela classificativa da Liga BPI, o que não deixava de ser uma ótima notícia. Assim sendo, a equipa do Seixal correu e jogou, desde o início, para concretizar esse seu grande objetivo, contra um adversário que precisava com urgência de pontuar para evitar os playoffs-despromoção, o que não conseguiu, pois o Albergaria garantiu mais um ponto, desta vez contra o Torreense.

Não se estranhou, portanto, que a equipa da margem Sul tivesse assumido a iniciativa, atuando num ataque persistente, aliás como tem sido a sua marca de sempre, e com o recurso aos flancos, dando assim largura ao seu futebol de ataque. Evy Pereira, à direita, e Mercy Idoko, à esquerda, eram as responsáveis para abrir a defesa contrária, procurando também sustentar a ponta-de-lança Jennifer Vetter, que, logo nos primeiros minutos, foi substituída por Inês Gonçalves devido a lesão.

À maior pressão ofensiva das locais, o FC Famalicão procurou fechar bem os espaços, o que conseguiu, refira-se, e por força de uma defesa solidária e competente, que, sem grande esforço, conseguiu resolver os problemas colocados. A primeira situação preocupante na área visitante surgiu, aos 17’, quando Vanessa Marques, cabeceou à rede lateral, após um cruzamento de Bárbara Azevedo. 

A partir dos 25’, o jogo ficou muito mais dividido mas também muito mais confuso, e sem oportunidades de golo, situação que se prolongou até próximo do intervalo. A equipa de Vila Nova de Famalicão procurou subir um pouco mais no terreno, é verdade, mas sem conseguir ferir o seu adversário. O Racing Power, a espaços, voltou a subir um pouco de produção, e Gerda Ingrid, aos 34’, disparou com perigo, à entrada da área. Já próximo do intervalo, Mercy Idoko arrancou em velocidade, pelo corredor esquerdo, deixou uma adversária para trás, e, já dentro da área, rematou de pé esquerdo para defesa atenta de Croco.

O empate, a zero, ao intervalo, premiava sobretudo o bom jogo defensivo das famalicenses, mas sobretudo a falta de ideias das locais junto da área contrária.

O Racing Power reentrou bem no jogo, investindo, de novo, no ataque, desta vez com mais consistência e sobretudo com mais perigo, e, logo nos primeiros minutos deste segundo tempo, dispôs de duas oportunidades para desfazer o empate - Idoko desenvolveu uma excelente jogada (52’), mas no momento do remate faltou definição; quatro minutos depois, Evy Pereira cruzou muito bem para a área, surgindo aí Inês Gonçalves a desviar, de pé esquerdo, e com a bola a sair junto ao poste. Uma grande ocasião, sem dúvida.

O jogo acabou por se decidir já aos 75’ e por exclusiva responsabilidade da lateral Beatriz Rodrigues, que, depois de ter recuperado a bola no meio campo contrário, avançou no terreno, e, ainda fora da área, disparou com potência para um grande golo. Mais uma excelente exibição desta lateral, a justificar, sem dúvida, o prémio de ‘Mulher do jogo’, e não só pelo grande golo que fez.

Com tão pouco tempo pela frente, Rui Batista, treinador do Famalicão, arriscou tudo, mas os seus propósitos não tiveram consequências, pois a equipa não conseguiu corresponder. Neuza Besugo rematou (81’) para defesa fácil de Bihina - o único remate enquadrado - e, nos últimos minutos, a equipa visitante pressionou mais mas sem qualquer resultado prático.

RACING POWER FC 1-0  FC FAMALICÃO (0-0 ao intervalo)

Liga BPI
Jornada 21
Estádio Nacional do Jamor

Árbitra: Maria Inês Andrada
Árbitras assistentes: Cristiana Costa e Vânia Almeida
Quarta árbitra: Sophia Rosa

RACING POWER FC: Michaely Bihina, Jennifer Vetter (Inês Gonçalves, 7’, Mariana Campino, 69’), Bárbara Azevedo, Evy Pereira ( Érica Bispo, 69’), Sini Laksonnen, Jenna Tivnan, Mercy Idoko, Vanessa Marques (Cap.), Gerda Ingrid, Lúcia Lobato, Beatriz Rodrigues.
Suplentes não utilizadas: Íris Silva, Catarina Realista, Beatriz Sebastião, Beatriz Barreiras, Maria Pinto, Sara Pinto.
Treinador: João Marques
Disciplina: nada a assinalar

FC FAMALICÃO: Gabrielli Croco, Sara Monteiro, Raquel Infante, Neuza Besugo (Carolina Pocinho, 87’), Kristina Maksuti (Aubrey Turner, 79’), Regina Pereira (Cap.), Andrea Mirón, Mackenzie Cherry, Sara Brasil, Francisca Silva (Paula Ferreira, 87’), Leandra Pereira (Amber Tripp, 73’).
Suplentes não utilizadas: Andrea Neves, Patrícia Dias, Rita Dias.
Treinador: Rui Batista
Disciplina: cartão amarelo para Sara Monteiro (89’).

Golos: 1-0 (Beatriz Rodrigues, 75’).

Mulher do jogo: Beatriz Rodrigues (Racing Power).

Beatriz Rodrigues (Racing Power) destaca-se

Mais uma excelente exibição desta lateral e com dupla função: defendeu sempre bem e soube atacar com grande objetividade. Beatriz Rodrigues foi a grande responsável por esta vitória com um golo espectacular. Um golo para ver e rever desta futebolista que não pára de surpreender.

 


;