Seleção Sub-17 Feminina

Carlos Sacadura e Joana Valente ambiciosos

Futebol Fem. - Sub-17

Treinador e capitã perspectivam o estágio de preparação

A Seleção Nacional Feminina Sub-17 deu início, esta segunda-feira, na Cidade do Futebol, aos trabalhos, tendo em vista a participação no Campeonato da Europa Feminino UEFA 2024.

FOTOGALERIA

Portugal, recorde-se, defronta as seleções de Espanha (jogo a 6 de maio), Bélgica (9 de maio) e Polónia (12 de maio), no Grupo B do certame, que irá decorrer na Suécia. Os dois primeiros classificados ficam apurados para as meias-finais, no dia 15 de maio.

A Equipa das Quinas realizou, de manhã, os habituais exames médicos, com os trabalhos a terem o seu início, no fim da tarde, no campo do Clube Desportivo de Agualva. O conjunto nacional realizará todos os treinos neste complexo, por ser de relva sintética, o mesmo piso que encontrarão no europeu.

Antes do primeiro treino, Carlos Sacadura e Joana Valente, em declarações ao Canal 11, foram os porta-vozes do grupo.

Carlos Sacadura, Treinador Nacional, em discurso direto:

“Será uma semana de muito trabalho, de muita concentração, dedicação e vamos preparar o que será a nossa participação, da melhor maneira. Lembrar a nossa forma de jogar, a nossa forma de estar em campo, as nossas dinâmicas e depois encarar a competição. E depois, jogo a jogo, ir vendo a nossa capacidade e permitir que as jogadoras evoluam.”

“O céu é o limite, mas claro estamos conscientes das nossas capacidades, jogo a jogo vamos procurar dar sempre o nosso máximo e, para já, conseguir passar a primeira fase é o objetivo.”

“Passando a primeira fase, estaríamos logo nas meias-finais, também porque é ano de Campeonato do Mundo teremos o acesso a uma possível qualificação. Somos ambiciosos, o sonho comanda a vida. No entanto, temos os pés bem assentes na terra e para isso acontecer temos de dar tudo. Jogadoras, equipa técnica, staff, dar o máximo em todos os momentos , com alguma pontinha de sorte para a bola entrar nos momentos que necessitamos.”

“A Espanha é um candidato a ser campeão, já as defrontámos este ano e não saímos vencedores desse jogo. A nossa equipa cresceu, estamos mais fortes e depois Bélgica e Polónia. Já defrontámos a Polónia esta época , é uma equipa muito competente e a Bélgica está na fase final, está entre as oito melhores equipas da Europa este ano. Portanto, serão grandes desafios, duelos, estando no nosso tudo é possível.”

Joana Valente, capitã do conjunto nacional, em discurso direto:

“Estamos confiantes, é um grupo que já estamos juntos há algum tempo. Sabemos da nossa capacidade, agora é aproveitar estes momentos de treino, também o trabalho fora de campo para estarmos preparadas da melhor forma possível para os jogos.”

“Ir o mais longe possível, jogo a jogo, sabemos que a competitividade aumenta muito em relação aos últimos jogos que tivemos, são esses momentos que gostamos de jogar, são para estes momentos que trabalhamos e é aproveitar estes momentos para estarmos o melhor preparadas possíveis, para fazer um bom trabalho no euro.”

Sobre o sintético: “Nós sempre jogámos em relvado natural, mas temos de ter a capacidade de nos adaptarmos às condições que temos, isso não pode ser desculpa, pois, as outras seleções também jogam nessas condições.”

“Também é normal sentirmos aquela pressão, é bom sinal pois estamos a jogar com a camisola de Portugal, exige muito de nós. Temos de ter a capacidade de lidar com a pressão e não nos deixarmos afetar por isso .”

“Não há limites, o nosso objetivo é chegar o mais longe possível, por isso é jogo a jogo. Pensarmos agora na Espanha e depois pensamos nos restantes.”

Esta terça-feira, os trabalhos prosseguem com um treino, às 11h00, no campo do Clube Desportivo de Agualva.

Com todos os jogos das jovens jogadoras portuguesas a terem lugar no Malmö Idrottsplats, em Malmö, Portugal ruma a solo escandinavo no próximo dia 4 de maio, com o coletivo a ficar instalado no Hotel Scandic Star, em Lund, a apenas 20 km do recinto desportivo que também acolherá a final da competição, a 18 de maio.

Nota ainda para o facto desta prova europeia servir também de qualificação para o próximo Campeonato do Mundo Feminino Sub-17 da FIFA 2024, que se realiza na República Dominicana, entre os dias 16 de outubro e 3 de novembro. Os finalistas do europeu e o vencedor do embate entre os dois vencidos das semifinais marcam presença neste tão importante torneio.

O Treinador Nacional, Carlos Sacadura, chamou 20 jogadoras para os compromissos europeus.

Eis a lista de convocadas:

GD ILHA: Leticia Silva
LANK VILAVERDENSE SAD: Ana Carolina Sá
ROMA SPA: Cintia Martins
SC RIO TINTO: Núria Ribeiro
SC BRAGA SAD: Carolina Tristão, Francisca Castro, Rita Melo e Victória Leite
SL BENFICA: Carolina Simões, Joana Valente, Luena Ferreira, Mélanie Florentino, Sofia Liu e Thaís Lima
SPORTING CP, SAD: Iara Lobo, Joana Reis, Matilde Nave, Matilde Sousa, Matilde Vaz e Rafaela Mendonça

Programa Geral:

30 de abril | terça-feira:
11h00 - Treino - CD Agualva

1 de maio | quarta-feira:
18h00 - Jogo-treino - CD Agualva

2 de maio | quinta-feira:
11h00 - Treino - CD Agualva

3 de maio | sexta-feira:
11h00 - Treino - CD Agualva
17h00 - Treino - CD Agualva

4 de maio | sábado:
7h20 - Viagem para a Suécia
18h00 - Treino - Lund

5 de maio | domingo:
18h00 - Treino - Lund

6 de maio | segunda-feira:
18h30 - Jogo: Espanha x PORTUGAL - Malmö Idrottsplats

7 de maio | terça-feira:
11h00 - Treino - Lund

8 de maio | quarta-feira:
11h00 - Treino - Lund

9 de maio | quinta-feira:
13h00 - Jogo: Bélgica x PORTUGAL - Malmö Idrottsplats

10 de maio | sexta-feira:
11h00 - Treino - Lund

11 de maio | sábado:
11h00 - Treino - Lund

12 de maio | domingo:
15h30 - Jogo: PORTUGAL x Polónia - Malmö Idrottsplats

Calendário dos Jogos:

6 de maio | segunda-feira: Espanha x Portugal (18h30, Malmö Idrottsplats, Malmö)
9 de maio | quinta-feira: Bélgica x Portugal (13h00, Malmö Idrottsplats, Malmö)
12 de maio | domingo: Portugal x Polónia (15h30, Malmö Idrottsplats, Malmö)

Os horários apresentados são locais. Na Suécia é mais uma hora que em Portugal Continental


;
;
29 de Abril 2024
Foto

FPF / André Sanano

Notícias