Pêro Pinheiro vence Sporting

Liga 3

Triunfo caseiro por 1-0.

Num jogo entre o primeiro e o último classificado da série 2 do Grupo de Despromoção, com uma diferença tão desigual entre as duas equipas e a vários níveis, aconteceu o que menos se esperava: a vitória do Pêro Pinheiro por 1-0 e com um excelente golo do médio Francisco Varela a abrir a segunda parte. Este resultado nada mudará no que toca à classificação: a equipa de Alvalade encerrará esta competição no primeiro lugar e o seu adversário de hoje no último. 

Como era de esperar, o Sporting B assumiu, naturalmente, a iniciativa do jogo, reivindicando a posse de bola, soube empurrar o seu adversário para trás, o mesmo é dizer, atacou mais e atacou sobretudo melhor, nesta primeira fase do jogo, mas é também verdade que não conseguiu criar problemas sérios à defesa contrária, que, em todo o jogo, teve um comportamento à altura das suas exigências. A equipa do Pêro Pinheiro, que já desceu aos campeonatos de Portugal, preocupou-se sobretudo em não cometer erros, o que conseguiu e sem qualquer dificuldade, e optou por um futebol direto nas saídas para o contra-ataque, o que fez com bom sentido prático.

A equipa leonina jogou de forma bastante descontraída, privilegiando o flanco direito nas saídas para o ataque - Monteiro e Mamede foram os mais ativos - e foi a partir daí que construíram a melhor oportunidade de golo, já na despedida deste primeiro tempo, quando Vando Félix (42’) falhou por um triz o golo. Na jogada seguinte, a equipa da casa, que se apresentou sempre generosa na entrega e na dedicação ao jogo, dispôs da sua melhor ocasião para desfazer o empate, mas ao remate de Sori Diomandé (43’) o guarda-redes Pedro Miguéis correspondeu com uma espectacular defesa com o pé.   

A segunda metade abriu com o golo do Pêro Pinheiro, um grande golo, registe-se, de Francisco Varela. O médio recuperou a bola em zona adiantada, avançou com determinação para a baliza, e, à entrada da área, disparou com potência para um excelente golo (48’). Logo de seguida, a equipa de Sintra dispôs de nova oportunidade para reforçar a vantagem (52’), mas Chiquinho precipitou-se no remate e a bola saiu ao lado. 

Com as quatro substituições operadas, e quando faltava meia hora para o final do jogo, o Sporting melhorou bastante a qualidade do seu jogo ofensivo, é um facto, e dispôs de duas claras oportunidades para chegar ao  empate - Kauã (57’) rematou ao poste, e Miguel Menino (63’) falhou um penalty, ao rematar por cima da barra. 

O Pêro Pinheiro defendeu-se sempre com critério nesta última fase do jogo, mas nunca deixou de acionar o seu contra-ataque, e criou ainda mais duas oportunidades para o 2-0 - Diogo Pires (62’) rematou com perigo, e Sidney Powell (67’), isolado, rematou junto ao poste. 

 

Confira aqui os resultados e classificações da Liga 3

FICHA DE JOGO
PÊRO PINHEIRO 1-0  SPORTING B ( 0-0 ao intervalo)
Liga 3 - Fase de Manutenção, série 2
Jornada 9

Estádio do Sport União Sintrense 
Árbitro
: Rui Madeira 
Árbitros assistentes: João Campos, João Martins. 
Quarto árbitro: Bruno Fragoso 

PÊRO PINHEIRO: Miguel Soares, João Hilário (Cap.), Zé Maria (Diogo Pires, 59’), Cláudio Anjos (Sidney Powell, 67’), André Galamba (Kenedi Oliveira, 46’), Francisco Bastos, Luís Pinheiro, Sori Diomandé, Francisco Varela, Bernardo Antunes, Chiquinho (Tomás Loureiro, 79’). 
Suplentes não utilizados: Francisco Enes, Miguel Rodeia, Miguel Bissula, Miguel Veríssimo. 
Treinador: Bruno Álvares 
Disciplina: cartão amarelo para Chiquinho (67’).  

SPORTING B: Miguéis, Muniz (Miguel, 59’), Monteiro, Kauã (G. Quenda, 59’), Bondo (Luís Gomes, 74’), Vasco Félix, D. Abreu (Alexandre B., 59’), Nel, Mamede (Cap.) (Mauro Couto, 59’), M. Menino, Pedro Silva. 
Suplentes não utilizados: Pires, José Silva, Lucas Anjos, Mendonça. 
Treinador: Filipe Çelikkaya 
Disciplina: cartão amarelo para Muniz (37’), Mauro Couto (82’), Vando Félix (88’), Pedro Silva (90’+1’). 

Golos: 1-0 (Francisco Varela, 48’), 
Homem do jogo: Francisco Varela (Pêro Pinheiro)

Francisco Varela decide
O médio fez o golo da vitória, um golo espectacular - recuperou a bola em zona adiantada do terreno, avançou para a baliza de Pedro Miguéis, e, à entrada da área, disparou com potência, e sem qualquer hipótese para o guarda-redes. Para além deste decisivo contributo, Francisco Varela trabalhou bastante e tanto a defender como a lançar o contra-ataque. 
 

 


;

Notícias