EMPATE ENTRE BRAGA B E ACADÉMICA

Liga 3

Dois penáltis no período de compensação ditaram a igualdade (1-1)

SC Braga B e Académica empataram, este domingo, a um golo, em jogo da 11.ª jornada da Fase Subida da Liga 3.

Partida muito importante para ambas as equipas. Os bracarenses, em segundo lugar, queriam manter-se em zona de subida e a formação de Coimbra, na quinta posição, precisava do triunfo para continuar a acreditar na promoção à Liga 2. O equilíbrio foi a nota dominante nos primeiros momentos do encontro, com as duas formações a tentar agarrar a iniciativa de jogo. Depois de várias aproximações às balizas, mostrando ambição e ousadia, o primeiro lance de perigo surgiu aos 28 minutos, quando Francisco Chissumba descobriu Yan Said na pequena área, mas o jovem avançado, em excelente posição, cabeceou para fora. Pouco depois, os minhotos estiveram perto do golo num livre direto apontado por João Vasconcelos, mas o guardião Carlos Alves efetuou uma defesa difícil para canto. Apesar da intensidade, o intervalo chegou com o marcador em branco e um ligeiro ascendente para a equipa da casa.

No início do segundo tempo, os estudantes realizaram três alterações e apareceram mais pressionantes. Este atrevimento quase deu frutos, aos 55', mas Juan Perea errou o alvo, após boa solicitação de Vasco Gomes. A Académica mostrava outros argumentos e passou a jogar mais tempo no seu meio campo ofensivo. Contudo, os lances de ataque dos dois conjuntos não criavam grandes sobressaltos às defensivas contrárias e, assim, o nulo prevalecia com naturalidade. À passagem do minuto 74, um momento importante na partida com a expulsão de Hugo Seco, que derrubou Mathys à entrada da área. Em inferioridade numérica, os homens de Coimbra foram obrigados a recuar e perderam a confiança demonstrada na etapa complementar. Por sua vez, os locais ganharam um novo alento para enfrentar os minutos finais e apertar a defesa da Académica. No entanto, perto do fim (90'), um lance relevante na partida: após livre lançado para a área bracarense, Lucas Henrique rematou forte, a bola bateu no braço de Vasco Moreira, e o árbitro apitou para a marca da grande penalidade; o mesmo Lucas Henrique, com frieza, faturou o golo da Briosa, para gáudio dos adeptos forasteiros presentes em Fão. Todavia, aos 97', quando todos esperavam a vitória dos visitantes, outro penalti, desta vez a favor dos minhotos: Rodrigo Beirão atirou para a baliza, e Miguel Rodrigues travou a trajetória da bola com o braço; na cobrança do castigo máximo, Yan Said permitiu a defesa de Carlos Alves, mas na recarga encostou para o fundo das redes e restabeleceu a igualdade final.

Com este empate, o SC Braga B está, à condição, no segundo lugar com 21 pontos (os mesmos do líder Alverca), enquanto a Académica encontra-se na quarta posição com 15.

FICHA DE JOGO

SC BRAGA B 1-1 ACADÉMICA OAF (0-0 ao intervalo)

Liga 3
11.ª jornada - Fase de Subida
Complexo Desportivo de Fão

Árbitro: Marco Cruz (AF Porto)
Quarto árbitro: Sérgio Ribeiro e José Baptista
Vídeo árbitro: André Neto
Vídeo árbitro assistente: Ângelo Carneiro 

BRAGA B: Bernardo Fontes; Mário Júnior (Nuno Matos, 85'), Zé Pedro e Rodrigo Beirão; António Eirô (Dinis Rodrigues, 85'), Vasco Moreira (cap.) (Ricardo Rei, 95'), Djibril Soumaré (Nuno Cunha, 85') e Francisco Chissumba; João Vasconcelos (Kauan Kelvin 61'), Yan Said e Mathys.
Suplentes não utilizados: Gonçalo Machado, Diego, Vilela e André Ferreira.
Treinador: Custódio Castro
Disciplina: cartão amarelo para Djibril Soumaré (40') e Bernardo Fontes (103')

ACADÉMICA: Carlos Alves; Francisco Ferreira, Aloísio Soares, Tusso (Miguel Rodrigues, 46') e Diogo Costa; Ailson, Fausto Lourenço (cap.) (Vasco Gomes, 46') e Lucas Henrique; João Silva (Hugo Seco, 46'), Juan Perea (João Victor, 82') e Tiago Veiga (Gonçalo Ferreira, 69').
Suplentes não utilizados: Bernardo Santos, David Teles, Vitinha e João Resende.
Treinador: Tiago Moutinho
Disciplina: cartão amarelo para Ailson (36'); cartão vermelho para Hugo Seco (74') e Tiago Moutinho (88')

Golos: 0-1 por Lucas Henrique (g.p. 94'), 1-1 por Yan Said (g.p. 100')

Homem do Jogo: Lucas Henrique (Académica)

O jogador da Académica, Lucas Henrique, foi o grande protagonista do encontro. O médio dos estudantes foi preponderante nas manobras da equipa na zona intermediária e apontou, com perfeição, o penalti que inaugurou o marcador.

Confira aqui os resultados e classificações da Liga 3


;

Notícias