WORKSHOP ANTIDOPAGEM JUNTOU ESPECIALISTAS

Portugal Football School

Cidade do Futebol recebeu ação de formação elogiada pelo líder da ADoP

A Portugal Football School organizou um workshop dedicado ao tema Educação Antidopagem que se realizou, este sábado, na Cidade do Futebol.

Promovido no âmbito do programa HatTrick da UEFA, o evento juntou a Unidade de Saúde e Performance da FPF com a Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) que executaram um programa que juntou vários oradores.

A ação de formação encerrou com uma mesa-redonda onde Paulo Beckert (FPF), Rita Tomás (FPF), Filipe Bettencourt (médico do Sporting CP) e Emanuel Passos (Presidente da Organização Nacional Antidopagem de Cabo Verde, ONAD-CV) falaram das suas experiências e vivências na área da antidopagem.

António Júlio Nunes, diretor executivo da ADoP, declarou à fpf.pt: “Na minha perspetiva a colaboração que tem existido nos últimos anos entre a FPF e a ADoP é um passo fundamental e indispensável para garantir a integridade do futebol.

Estas ações de educação e formação com todos os profissionais de saúde, atletas, treinadores e dirigentes alertam para os riscos da dopagem, promovendo um ambiente desportivo livre de substâncias e métodos de dopagem proibidos.

O facto destas sessões terem uma abrangente componente teórica e também prática, onde são realizadas simulações de controlos de dopagem preparam estes profissionais para as situações reais que vão ocorrer durante a sua atividade profissional.
 
Entendo ainda que a definição desta estratégia conjunta entre ADoP e da FPF respeita por inteiro os objetivos e linhas orientadoras definidas não só pela Agência Mundial Antidopagem, mas também da FIFA e UEFA.

Embora futebol português tenha um histórico exemplar no que toca às temáticas da dopagem, é crucial manter a vigilância e a educação para garantir que esta modalidade permaneça no ambiente saudável e ético.”

O dirigente da ADoP expressou ainda a sua gratidão a Paulo Beckert e João Brito pela organização da formação.

O presidente da ONAD-CV, Emanuel Passos, assinalou, por seu turno, que “foi um orgulho e uma satisfação partilhar as nossas experiências na luta contra a dopagem neste workshop”.

O dirigente cabo-verdiano observou que a ONAD-CV “definiu a prevenção através da educação baseada nos valores, como a principal forma de combater a dopagem. Acredito que este é o primeiro passo para uma excelente parceria entre a ONAD-CV e a FPF, nos domínios científicos e educativos na luta contra a dopagem, que certamente irá ajudar a perceber melhor, à luz do conhecimento científico, o flagelo da dopagem nos nossos países.”

Durante o workshop houve contributos de vários oradores, nomeadamente António Júlio Nunes (ADoP), Sofia Neves (ADoP/FPF), Maria João Cascais (ADoP), Paulo Beckert (FPF) e Rodrigo Abreu (FPF).


;