Divisão de pontos

Liga 3

FC Alverca empata em casa com FC Felgueiras (1-1)

Alverca e Felgueiras empataram, neste fim de tarde de sábado, a um golo, num jogo sobretudo competitivo. O inevitável João Costa colocou os ribatejanos em vantagem (49’) e Bruninho, de penalty, fez o 1-1, já em período de compensação.

O Alverca é líder isolado desta fase de Apuramento de Campeão, agora com 21 pontos, enquanto os nortenhos estão na quarta posição e com 14 pontos. 

Bola numa área e bola na outra eis, em síntese, a ideia-força deste jogo, logo desde o seu início, entre duas equipas disponíveis e interessadas em chegarem à vitória, pois cada uma delas quis reforçar a sua candidatura à subida de divisão. O jogo foi, pois, digno e competitivo, com a iniciativa a repartir-se entre as duas equipas, mas só na primeira parte, pois depois do golo de João Costa (49’) o Felgueiras foi compreensivelmente superior. 

Num relvado difícil, pois havia muita água, o que dificultou  a ação dos jogadores, o desafio animou-se, sobretudo a partir dos 20’, registando-se a partir daí algumas ocasiões de golo. A primeira situação foi protagonizada por João Costa, o goleador, que, no momento decisivo, permitiu o desarme de Rampa (23’), e depois de um erro de Cassinho. Só 3’ depois, Miguel P. tentou o remate-surpresa, à entrada da área, depois de ter feito, com grande propósito, a diagonal da direita para o meio, mas o guarda-redes João Bravim correspondeu com uma boa defesa. João Bravim voltou a provar o seu ótimo momento, ao segurar desta vez um remate forte de Domingos A. O Felgueiras surgia, nesta fase, com mais perigo na área adversária, mas é de registar, já, a boa resposta da equipa do Ribatejo. 

No último quarto de hora deste primeiro tempo muito disputado e emocionante, o Alverca criou duas excelentes oportunidades para desfazer o empate - Diogo Martins foi o intérprete do melhor lance (34’), ao driblar três adversários, e, já na área, rematou por cima. Já próximo do intervalo, os locais tiveram a sua melhor hipótese de chegar ao golo , quando João Costa (42’) atirou a poste, e na recarga Vitor Bruno voltou a rematar ao poste esquerdo da baliza de Bruno Pinto. Os ribatejanos fecharam melhor esta primeira fase, num jogo em que cada uma das equipa foi corajosa, procurando ganhar a desejada vantagem. 

A segunda parte abriu praticamente com o golo do Alverca, numa transição rápida, e com dois protagonistas: Luís Miguel e João Costa. O jovem brasileiro, com um excelente passe, solicitou o goleador João Costa, que, depois de uma boa receção, avançou com rapidez para a área, e, pressionado por dois adversários, teve a capacidade de rematar de pé esquerdo para o 1-0. Os locais adiantavam-se no marcador e mais uma vez numa excelente ação do seu goleador João Costa. 

Como é compreensível, o Felgueiras procurou reagir de imediato, reivindicando a posse de bola, soube assumir riscos, mas não conseguiu encontrar boas soluções para penetrar na área de João Bravim. A defesa ribatejana teve de facto um bom comportamento, sendo sobretudo solidária, e conseguiu nesta período de reação resolver os problemas colocados. Sem grandes possibilidades de entrar na área ribatejana, Domingos A. tentou o remate-surpresa, fora da área, em zona frontal (55’), mas Bravim voltou a defender. 
Agostinho Bento, treinador do Felgueiras, fez tudo o que lhe foi possível para mexer com o jogo, deu um novo ânimo ao seu ataque e por força das mudanças verificadas, mas  os seus esforços só foram premiados devido a um erro de Alysson - o jovem defesa brasileiro, na sequência de um pontapé de canto (90’+8’), meteu o braço à bola, e Bruninho, na conversão do penalty, fez o 1-1, num jogo que, nestes instantes finais, aqueceu bastante e por força dos festejos de Bruninho - houve então mais três expulsões, e depois de o árbitro ter exibido quatro cartões vermelhos, repita-se, quatro cartões vermelhos, e durante o jogo a elementos do banco do Alverca. 

Confira aqui todos os resultados e a classificação geral

FC ALVERCA 1-1 FC FELGUEIRAS (0-0 ao intervalo)
Liga 3
Apuramento de Campeão
Jornada 10

Complexo Desportivo FC Alverca
Árbitro:
Marco Cruz
Árbitros assistentes: Sérgio Ribeiro e José Ferreira Quarto árbitro: Dinis Gorjão 

FC ALVERCA: João Bravim, Alysson Silva, José Oliveira (Cap.), Luís Miguel (José Varela, 68’), Miguel Pires, Joāo Costa (Khalid Hachadi, 76’), Rui Silva (Pierre Sagna, 68’), Ricardo Dias, Pedro Venaque, Diogo Martins (Pedro Jesus, 90’+3’), Vitor Bruno (João Lucas, 76’). 
Suplentes não utilizados: Nuno Hidalgo, Vitinho, Iago Oliveira, Caiser Gomes. 
Treinador: João Pereira
Disciplina: cartão amarelo para Luis Miguel (15’), Ricardo Dias (46’), Vitor Bruno (61’), João Costa (67’), Miguel Pires (90’+7’), Khalid Hachadi (90’+14’). Cartão vermelho para Pedro Jesus (90’+8’), Nuno Hidalgo (90’+8’), Iago Oliveira (90’+8’) 

FC FELGUEIRAS: Bruno Pinto, Ktatau, Landinho (Taka, 70’), Carlos Eduardo, Miguel P. (J. Santos, 78’), Cassinho (Bruninho, 78’), Rampa (Cap.), Edwin V., Feliz (Léo Cá, 60’), Afonso Silva, Domingos A. (Gabi, 78’). 
Suplentes não utilizados: Bento, Ivo Lemos, Mike, Rosas. 
Treinador: Agostinho Bento
Disciplina: cartão amarelo para Afonso Silva (10’), Miguel P. (38’), Rampa (57’), Ktatau (88’). Cartão vermelho para Léo Cá (90’+8’)

Golos: 1-0 (João Costa, 49’), 1-1 (Bruninho, 90+8’, de penalty). 
Homem do jogo: Diogo Martins (FC Alverca)

Diogo Martins em evidência
Mais uma excelente exibição deste médio do Alverca, devendo registar-se a sua brilhante jogada aos 34’, quando  driblou três adversários na área, mas o remate saiu, contudo, fora do alvo. O algarvio soube construir boas jogadas no ataque à baliza de Bruno Pinto, e na hora do aperto (quase segunda parte) foi bastante solidário no trabalho defensivo. 

 


;

Notícias