Liga BPI

Sporting supera Benfica e relança contas do título

Futebol Fem. - Liga BPI

Leoas foram mais eficazes

Não foi o jogo do título mas foi seguramente importante para relançar a discussão entre eternos rivais. O Benfica precisava de vencer, para ficar a 1 só ponto do tetracampeonato; o Sporting estava obrigado a ganhar, precisamente para alimentar a esperança na reconquista.

As águias entraram pressionantes mas Marie Alidou acertou na trave (16’) e na guardiã Hannah Seabert (26’). Lá pelo meio, um minuto 18 eletrizante, com uma oportunidade em cada baliza: Jacyntha Gala quase colocou as leoas na frente; e o calcanhar de Kika Nazareth por pouco não viralizou.

O Benfica não marcou e o Sporting ganhou vida: assistida por Olivia Smith, Brittany Raphino avançou as verde e brancas no marcador (28’), enquanto Joana Martins ampliou o resultado ainda antes do intervalo, após assistência da norte-americana (45’+1).

A 2.ª parte foi intensa e pródiga em lances irregulares, devidamente avaliados pela equipa de arbitragem: dois golos anulados ao Benfica, por fora de jogo de Laís Araújo (50’) e Nicole Raysla (65’); e um penálti a favor das águias, por carga de Ana Borges sobre Nycole Raisla (54’).

E foi precisamente desse pontapé de penálti que Carole Costa reduziu, relançando o jogo aos 56 minutos. Kika até esteve perto de empatar (69’) mas foi Olivia Smith quem teve pontaria certeira: 3-1 para o Sporting, aos 74 minutos,  num golo de belo efeito a dar maior fôlego à equipa da casa.

Kika Nazareth continuou a liderar a reação encarnada, mas o remate da internacional portuguesa acertou com estrondo… no poste (84’), um minuto antes de Olivia Smith ter ficado muito perto de voltar a marcar pela turma da casa (85’).

O tempo esgotou-se e as verde e brancas seguraram a vantagem. Com esta vitória no derby, o Sporting reduziu a desvantagem para 2 pontos, relançando as contas do título, quando ainda faltam disputar três jornadas. O Benfica continua a ter a faca e o queijo na mão, mas perdeu hoje a margem de erro.

Até ao final da Liga BPI, o Sporting já não joga mais em casa: vai atacar o 1.º lugar, visitando Marítimo, Ouriense e Damaiense. O Benfica defende a liderança frente a Vilaverdense (casa), Valadares Gaia (fora) e Racing Power (casa).

FICHA DE JOGO
SPORTING 3 – 1 BENFICA (1-0 ao intervalo)
19.ª jornada | Liga BPI
Estádio Aurélio Pereira, Academia Cristiano Ronaldo
Árbitra:
Teresa Oliveira
Árbitras assistentes: Beatriz Campos e Sara Cunha.
Quarta árbitra: Joana Rodrigues.
SPORTING: Hannah Seabert, Andrea Norheim, Alícia Correia, Fátima Dutra (Mariana Rosa, 87’), Olivia Smith (Carolina Santiago 87’), Brenda Pérez, Joana Martins, Ana Borges, Diana Silva (Cláudia Neto 81’), Jacynta Gala  (Ana Capeta, 64’), Brittany Raphino.
Suplentes não-utilizadas: Carolina Jóia, Bruna Lourenço, Rita Fontemanha, Rita Almeida, Ana Teles.
Treinador: Mariana Cabral
BENFICA: Lena Pauels, Catarina Amado  (Andrea Falcón, 75’), Carole Costa, Christy Ucheibe, Laís Araújo, Lúcia Alves, Marie Alidou (Nycole Raysla, 45’), Kika Nazareth, Andreia Faria (Andreia Norton, 75’), Anna Gasper (Pauleta, 75’), Chandra Davidson (Jéssica Silva, 45’).
Suplentes não-utilizadas: Rute Costa, Sílvia Rebelo, Ana Seiça, Paige Almendariz.
Treinador: Filipa Patão
Disciplina: cartões amarelos a Fátima Dutra (58’), Mariana Cabral (67’), Hannah Seabert (69’), Andreia Faria (72’), Mariana Rosa (90’+2) e Alícia Correia (90’+6).
Golos: 1-0 por Brittany Raphino (28’), 2-0 por Joana Martins (45‘+1), 2-1 por Carole Costa (54’ g.p.) e 3-1 por Olivia Smith (74’).

Mulher do Jogo: Olivia Smith (Sporting)

Assistiu para o primeiro golo da tarde e fechou as contas com um belíssimo golo, o 10.º em 15 jogos realizados na Liga BPI. Num derby marcado por várias exibições individuais dignas de prémio, foi esta canadiana quem mais cintilou, sobretudo pela beleza do golo que apontou.


;

Notícias