Liga BPI

Vitória ao cair do pano

Futebol Fem. - Liga BPI

Famalicão bate Lank Vilaverdense por 2-1

O FC Famalicão venceu, nesta manhã de domingo, o Lank/Vilaverdense, por 2-1, com o golo da vitória, um golo fantástico de Andrea Mirón, a ser apontado aos 90’+3. Com esta vitória, a equipa de Rui Baptista aproxima-se do Albergaria - tem mais dois pontos - na luta para evitar o playoff, embora tenha um jogo a menos. A equipa de Vila Verde está, por sua vez, no último lugar com seis pontos.

Este jogo, que era fundamental para as duas equipas na difícil batalha pela sobrevivência na Liga BPI, foi animado e disputado desde o seu início. Tanto o Famalicão como o Vilaverdense entregaram-se aos duelos com entusiasmo, disputando cada lance com uma boa energia, numa fase inicial equilibrada. A equipa de Rui Baptista privilegiou o futebol de ataque, avançando no terreno com segurança e com trocas de bola bem sucedidas, mas sem conseguir criar lances perigosos, pois do lado contrário encontrou uma equipa organizada e bem posicionada no terreno. O Vilaverdense preferiu, pois, defender-se com ordem e critério, é certo, mas sem perder de vista a baliza de Croco, ao recorrer ao contra-ataque com frequência. Aliás, o primeiro sinal de perigo pertenceu ao Vilaverdense (17’), quando Nhu, de pé esquerdo, na grande área, rematou com força para uma boa defesa da guarda-redes.

Aos poucos, o Famalicão tomou as rédeas do jogo, reivindicando a posse de bola, e nesta fase - sobretudo a partir dos 25’ - já soube o que fazer com ela. A sua equipa tornou-se mais operacional e mais prática, e, como tal, conseguiu ameaçar com mais perigo a baliza de Lu. De uma assentada criou dois lances perigosos: Sara Brasil chegou mesmo a marcar, aos 29’, com um remate de pé direito, na área, e com assistência de cabeça de Cherry, mas o golo foi anulado por fora de jogo. Quatro minutos depois, Amber Tripp falhou o 1-0, com um remate de cabeça a rasar o poste esquerdo da baliza de Lu, e na sequência de um cruzamento de Neuza Besugo.

O Famalicão conseguiu finalmente encontrar a melhor estratégia para ameaçar a baliza contrária, ao abrir, agora, o seu jogo aos flancos, sobretudo ao esquerdo, e foi por aí que chegou ao golo (45’+2’), já na fase de compensação, quando Sara Brasil, de cabeça, fez o 1-0, na sequência de um cruzamento de Amber Tripp. O Vilaverdense, que até então tinha revelado um bom comportamento defensivo, acabou pois por ser surpreendido, e depois de ter acumulado as melhores oportunidades de golo nesta primeira fase. Aliás, pouco antes do golo de Sara Brasil, só um desarme impressionante de Raquel Infante (41’) evitou o 0-1.

Sem nada a perder, a equipa de Vila Verde surgiu, na última metade, com uma renovada força de vontade, à procura do empate, e, como tal, avançou no terreno, recorrendo a um tipo de jogo ofensivo simples e muito prático, perante um adversário, que, nesta fase, se apresentou na expectativa. O Vilaverdense expôs-se o mais possível, sabendo correr riscos, é verdade, mas desta vez não conseguiu embaraçar por aí além a defesa contrária, que, por sua vez, conseguiu resolver todos os problemas que lhe foram criados. Nhu, aos 61’, fez bem a diagonal, em jogada individual, mas o remate, de pé direito, saiu à figura de Croco. Dois minutos depois, uma má receção de bola de Croco não foi devidamente aproveitada por Natalie Cooke.

O treinador Adelino Esteves procurou dar um novo ânimo à sua equipa na recta final do jogo, fazendo algumas mudanças pontuais, e com o objetivo de chegar, pelo menos, ao empate. A sua equipa esforçou-se bastante, é um facto, replicou o melhor que soube, procurou dar a volta à situação, mas não conseguiu criar lances perigosos, pois raramente encontrou boas soluções para surpreender a defesa da casa. O Famalicão, nesta fase final, preferiu quase em exclusivo segurar a magra vantagem, e, assim sendo, soube guardar muito bem a sua área, dirigindo para aí todos os seus esforços, e, aqui e além, espreitou o contra-ataque. Aliás, a melhor situação de golo desta segunda parte pertenceu-lhe, quando Andrea Mirón (83’) rematou fora da área e com Lu a defender com a perna direita, e com a bola ainda a bater no poste.

O jogo ganhou um novo fôlego nos últimos minutos, quando as visitantes chegaram ao empate (87’) por Nhu, de penalty, e a castigar uma mão de Leandra Pereira. Quando tudo apontava para a divisão de pontos, as locais chegaram à vitória, num lance fantástico de Andrea Mirón - a espanhola avançou pelo flanco esquerdo, fletiu para o meio, e, fora da área, rematou em arco ao ângulo superior esquerdo da baliza de Lu. Um golo que valeu a vitória e que contribuiu para que o Famalicão respire melhor nesta fase final da competição.

FAMALICÃO,  2 VILAVERDENSE, 1(1-0 ao intervalo)
Liga BPI
19ª Jornada
Estádio Municipal de VN Famalicão
Árbitra
: Filipa Cunha
Árbitras assistentes: Inês Tomás e Marina Sousa Quarta árbitra: Florbela Gonçalves

FC FAMALICÃO: Gabrielli Croco, Sara Monteiro, Raquel Infante, Neuza Besugo (Rita Dias, 77’), Regina Pereira (Cap.), Amber Tripp (Paula Ferreira, 46’), Andrea Mirón, Patricia Dias (Carolina Pocinho, 46’), Mackenzie Cherry, Sara Brasil (Ana Rocha, 77’), Leandra Pereira (Elisabete Silva, 89’).
Suplentes não utilizadas: Andrea Neves, Kristina Maksuti, Maria Negrão, Francisca Silva.
Treinador: Rui Baptista
Disciplina: cartão amarelo para Sara Monteiro (79’), Andrea Mirón (86’).

L. VILAVERDENSE: Lu, Sophia Ferreira, Kayla Mingachos, Laura Marin, Nhu, Joyce (Markela Bejileri, 64’), Ema, Natalie Cooke, Maria (Carol Machado, 64’), Dutra, Gabi (Cap.).
Suplentes não utilizadas: Sofia Barroso, Sofia Bernardo, Lau Machado, Magui, Faty, Edu, Yara.
Treinador: Adelino Esteves
Disciplina: cartão amarelo para Dutra (49’), Nhu (74’).
Golos: 1-0 (Sara Brasil, 45’+2’), 1-1 (Nhu, 87’, de penalty), 2-1 (Andrea Mirón, 90’+3’).

Mulher do jogo: Andrea Mirón (Famalicão)

A espanhola desfez a igualdade (90’+3’) com um grande golo. Avançou pelo corredor esquerdo, fletiu para o meio, sem qualquer oposição, e rematou de pé direito ao ângulo superior esquerdo da baliza de Lu. Um golo fantástico e que valeu a vitória. Andrea Mirón fez um jogo sério e competente e a sua exibição foi sempre em crescendo.


;

Notícias