Projeto Pinball reunido na Cidade do Futebol

Responsabilidade Social

Iniciativa visa prevenir o bullying entre crianças e adolescentes

Realizou-se, esta quinta-feira, na Cidade do Futebol, uma reunião sobre o Pojeto Erasmus + PINBALL, que contou com a presença de comitivas vindas da Grécia e Finlândia

Nesta ocasião, os três países apresentaram os resultados da implementação da metodologia nas equipas que fazem parte do projeto, onde foram debatidos esses dados, no sentido de afinar a metodologia, a estratégia de disseminação e comunicação do projeto.

A equipa portuguesa, presente na reunião, foi composta por Tiago Braz, Daniel Barreira e Rita Ferro Rodrigues.

Este programa visa prevenir o bullying entre crianças e adolescentes através do futebol, que junta os seguintes emblemas portugueses: Estoril Praia (Sub-14, Sub-13 e Sub-13 femininos), Cova da Piedade (Sub-11 e Sub-13) e Estrela da Amadora (Sub-11 e Sub-13).

Projeto Pinball arrancou em julho de 2022

Com a duração de 36 meses, esta iniciativa começou em julho de 2022 e conta com a participação de várias entidades do futebol europeu, entre as quais as federações de Finlândia (líder do projeto), Portugal, Suíça, Grécia e Croácia, a Fundação da UEFA para as Crianças (the UEFA Foundation for Children), a Universidade de Modena e a ONG Friends United against Bullying.

O projeto arrancou com uma reunião geral na Croácia, na qual marcaram presença Tiago Braz e Rita Ferro Rodrigues, em representação da FPF. Desde então, têm sido realizadas reuniões, recolhas de dados e iniciativas para se atingirem os objetivos pretendidos, que passam por combater o bullying entre crianças e adolescentes, fornecendo ferramentas que facilitem a inclusão e a diversidade em todos os campos da educação, treino, juventude e desporto, promovendo valores comuns como o respeito, a empatia, a aceitação, o reconhecimento e a valorização da diversidade. 

Para cumprir estes objetivos globais, o projeto PINBALL vai promover, entre outras ações, uma investigação no futebol europeu que ajudará a definir uma metodologia de combate ao bulliyng e lançará cursos de formação para treinadores da formação.

Clique aqui para saber mais informações sobre o projeto Pinball.


;
;
11 de Abril 2024
Foto

FPF / André Sanano

Notícias