Seleção Sub-19 Feminina

Portugal continua na Liga A

Futebol Fem. - Sub-19

Equipa das Quinas derrotou a Suíça por 1-0, com golo de Neide Guedes

A Seleção Nacional feminina sub-19 garantiu esta terça-feira a continuidade na Liga A, ao vencer a Suíça por 1-0, com golo de Neide Guedes (aos 35 minutos), o que lhe permitiu terminar no segundo lugar do seu grupo da Ronda de Elite, atrás da Inglaterra.

A Equipa das Quinas partiu para este encontro, recorde-se, com um empate a zero diante da Itália e com a derrota tangeicial ante a Inglaterra.

Numa primeira parte bem disputada, ambas as equipas dispuseram de boas oportunidades de golo. Portugal enviou duas bolas aos ferros por Lara Martins e Mafalda Mariano, mas a Suíça poderia ter inaugurado o marcador por Luyet, com Catarina Potra a ser gigante entreos postes.

Contudo, aos 35 minutos, após uma excelente combinação portuguesa, Neide Guedes, descaída para o lado direito, rematou com a bola a ser desviada por uma defesa adversária e a entrar na baliza suíça. Estava feito o 1-0 para o conjunto orientado por Marisa Gomes.

No segundo tempo, as oportunidades iam aparecendo a espaços, com o equilíbrio a manter-se na posse de bola, embora com maior pendor para a formação portuguesa. Contudo, a ineficácia imperou de parte a parte e o resultado não mais se alterou até final. 

Portugal vence, assim, por 1-0, mantendo-se no pote 2 da Liga A. A Equipa das Quinas termina na segunda posição do grupo, com quatro pontos, juntando esta vitória ao empate a zero diante da Itália. A única derrota aconteceu pela margem mínima, frente à Inglaterra, a formação e garantiu o lugar no Europeu da categoria.

Marisa Gomes, Treinadora Nacional, em discurso direto:

"Foi um jogo relativamente bem conseguido, embora pudéssemos ter tido mais eficácia nas oportunidades criadas. Tivemos chances claras, falhámos por detalhes, bola no poste, bola na trave... acho que isso fez diferença no resultado. Na exibição, conseguimos ir crescendo ao longo do jogo, tanto defensivamente, como ofensivamente. Estávamos a jogar contra uma equipa que é muito forte nas transições, em alguns momentos isso deixou-nos um bocadinho intranquilas, mas melhorámos e acho que na segunda parte fomos crescendo. Creio que foi um resultado justo para aquilo que foi feito no campo.

Esta equipa tem uma característica fantástica que é a capacidade de ter bola e de explorar os espaços. É uma equipa com grande amplitude de jogo, o que também nos permite que quando as equipas nos pressionam, conseguir sair a jogar pela frente. É uma virtude, uma capacidade. É verdade que nem sempre conseguimos converter isso em golo, mas essa capacidade foi muito importante para nós porque, quando elas nos pressionavam conseguíamos sair pela frente, quando não nos pressionavam estávamos mais confortáveis com a bola, que é uma coisa que todas as nossas equipas gostam de ter. Fomos crescendo muito nestes três jogos, contra três adversários diferentes mas muito competitivos. Ficámos em pote 2, que era o grande objetivo a seguir ao objetivo principal do apuramento para o Europeu. Assim, no sorteio da próxima época, teremos melhores condições para disputar uma fase final."

Neide Guedes, internacional portuguesa, em discurso direto:

"Sabíamos que ia ser um jogo difícil. Entrámos um pouco inseguras na primeira parte, mas depois do golo já estávamos mais tranquilas. Conseguimos subir no jogo e acho que a segunda parte foi mais positiva. Tivemos mais bola, faltou-nos finalizar melhor que foi o que acabou por faltar mais neste torneio, a finalização. Acho que foi um bom jogo no geral, conseguimos o objetivo de ficar no pote 2 e, assim, não descermos à Liga B. Ficámos tristes porque não conseguimos ir ao Euro que era o nosso sonho, mas estar no pote 2 já é muito bom para a próxima época."

FICHA DE JOGO

SUÍÇA 0-1 PORTUGAL (0-1 ao intervalo)

Ronda de Elite
3.ª Jornada
Cidade do Futebol

Árbitra: Marina Živković (SRB)
Árbitras assistentes: Aleksandra Stojanac (SRB) e Martina Boer (NED)
Quarta árbitra: Shona Shukrula (NED)

SUÍÇA: Irina Fuchs, Bianca Dysli (Mara Tauriello, 90'), Mia Knapp, Caterina Tramezzani - Cap., Janina Egli, Noa Munger (Amina Muratovic, 76'), Lia Kamber, Noemi Ivelj (Léane Fontaine, 61'), Naomi Luyet (Anja Klingenstein, 61'), Aida Ragusa e Noémie Potier (Monika Ibishaj, int.).
Suplentes não utilizadas: Yasmine Ammar, Luana Burge, Mia Bennewitz, Lola Brugger, .
Treinador: Veronica Maglia
Disciplina: cartão amarelo a Caterina Tramezzani (26') e Bianca Dysli (80')

PORTUGAL: Catarina Potra, Érica Cancelinha, Gabriela Vinhas (Inês Meninas, 90+4'), Ana Pinto - Cap., Ana Ribeiro, Marta Gago (Ana Cunha, 90+4'), Mafalda Mariano (Rita Almeida, 62'), Luísa Brás (Inês Simas, 74'), Maria Ferreira (Carolina Santiago, 62'), Neide Guedes e Lara Martins.
Suplentes não utilizadas:  Íris Esgueirão, Joana Silva e Carolina Ferreira.
Treinadora: Marisa Gomes
Disciplina: cartão amarelo a Mafalda Mariano (42') e a Gabriela Vinhas (78')

Golos: 0-1 por Neide Guedes (35')

Eis a lista de convocadas:

FC METZ: Luisa Brás
SC BRAGA: Ana Filipa Ribeiro; Ana Pinto; Íris Esgueirão, Ana Rita Cunha
SCU TORREENSE: Maria Ferreira
SL BENFICA: Carolina Ferreira; Inês Meninas; Inês Simas; Joana Silva; Lara Martins; Mafalda Mariano; Marta Gago; Neide Guedes
SPORTING CP: Carolina Santiago; Catarina Potra; Érica Cancelinha; Gabriela Vinhas; Leonete Correia; Rita Almeida

Calendário de Jogos:

1ª Jornada: Portugal 0-0 Itália
2ª Jornada: Inglaterra 1-0 Portugal 
3ª Jornada: Suíça 0-1 Portugal 


;

Notícias