Seleção A Feminina

Francisco Neto exige "respeito máximo" por Malta

Futebol Fem. - Seleção A

Selecionador Nacional e Ana Borges projetaram o segundo embate da Equipa das Quinas na corrida ao Euro-2025.

As 'Navegadoras' de Francisco Neto já treinaram no estádio que vai acolher o jogo com Malta. Esta partida, recorde-se, está agendada para as 17h30 desta terça-feira e passa em direto na RTP1.

Antes dos preparos no Estádio Centenário, que contaram com a participação sem limitações das 25 convocadas, o Selecionador Nacional e a internacional portuguesa Ana Borges lançaram, em conferência de imprensa, o segundo embate da Equipa das Quins na corrida ao Euro-2025.

"Mais do que uma equipa defensiva, estamos à espera de uma equipa muito organizada. Malta não nos surpreendeu na sua abordagem ao jogo. Está onde está por mérito próprio e está no seu melhor momento de sempre como seleção nacional. Quando não têm bola, retiram o espaço ao adversário e fazem uma pressão constante ao portador da bola. Gostam de ter o esférico na sua posse. Se Portugal não estiver atento, poderá ter alguns problemas. Temos de ser competentes muito equilibrados como fomos com a Bósnia, ocupar bem os espaços, com uma forte reação à perda e circular mais rapidamente a bola, porque o espaço vai ser reduzido e temos de aproveitar quando houver", começou por referir Francisco Neto.

“Neste grupo, somos a equipa melhor classificada no ranking e queremos assumir o jogo, mas temos de ter o respeito máximo pelos adversários, porque também já fomos ‘underdogs’ e isso não nos tirou a ambição”, alertou o técnico luso, que não abriu o jogo sobre eventuais mudanças no onze titular: "Todas as jogadoras que aqui etsão têm o seu papel e aportam coisas diferentes à equipa. Cada jogo e mesmo o adversário têm uma história diferente. As alterações poderão acontecer em torno da estratégia para o jogo e não em função de gestão de alguém em particular".

A finalizar, Francisco Neto reconheceu que um relvado sintético "não é comum no contexto internacional", mas frisou que isso "não pode ser desculpa na melhor ou pior produtividade da Seleçao Nacional”. "É lógico que haja alguma adaptação. Acima de tudo, a minha preocupação passa pelo estado do relvado, a possiblidade de não estar devidamente preparado, a necessidade de água para evitar lesões. De resto, não será desculpa para a nossa melhor ou pior capacidade de resposta. É o que temos e vamos tirar o melhor partido do que nos pode oferecer", acrescentou o Selecionador.

Já a internacional portuguesa Ana Borges lembrou que "há muitos campos sintéticos" na Liga BPI e que "não será por isso que Portugal não vai impor o seu jogo".

Sobre o adversário da armada lusa, Ana Borges falou numa “equipa muito organizada" e deixou bem vincada a ideia de que só a vitória interessa ao conjunto nacional. “Se metermos em prática o que nos foi pedido, se jogarmos à Portugal, temos tudo para sair daqui com os três pontos. Temos de ter muita paciência com bola e jogar mais rápido do que contra a Bósnia”.

Portugal lidera o Grupo B3 de apuramento para o Euro-2025, com três pontos conquistados frente à Bósnia, enquanto Malta soma um, depois de ter eempatado a zero em casa da Irlanda do Norte.

Para chegar à fase final, marcada para a Suíça, entre 2 e 27 de julho de 2025, Portugal necessitará de ficar num dos três primeiros lugares do seu grupo e terá de ultrapassar, ainda, as duas eliminatórias dos play-offs, a primeira marcada para 27 e 29 de outubro e a segunda em 27 de novembro e 3 de dezembro. Serão 10 jogos, no total.

Recorde a lista de convocadas de Francisco Neto:

Guarda-redes: Inês Pereira (Servette FC), Patrícia Morais (SC Braga) e Sierra Cota-Yarde (Arkansas Razorbacks)

Defesas: Ana Borges (Sporting CP), Ana Seiça (SL Benfica), Carole Costa (SL Benfica), Catarina Amado (SL Benfica), Diana Gomes (Sevilha FC), Joana Marchão (Servette FC), Lúcia Alves (SL Benfica) e Nelly Rodrigues (Nantes)

Médios: Ana Rute (SC Braga), Andreia Jacinto (Real Sociedad), Andreia Faria (SL Benfica), Andreia Norton (SL Benfica), Dolores Silva (SC Braga), Joana Martins (Sporting CP), Kika Nazareth (SL Benfica), Tatiana Pinto (Brighton & Hove Albion FC)

Avançadas: Ana Capeta (Sporting CP), Carolina Mendes (SC Braga), Diana Silva (Sporting CP), Jéssica Silva (SL Benfica), Nádia Gomes (Chicago Red Stars) e Bia Meio-Metro (SC Braga).

AGENDA MEDIA DA SELEÇÃO FEMININA A

 

 


;

Notícias