Seleção Sub-19 Feminina

Portugal de fora do europeu

Futebol Fem. - Sub-19

Jogo da 2ª jornada da Ronda de Elite

A Seleção Nacional feminina sub-19 falhou, este sábado, o apuramento europeu, ao perder frente à Inglaterra, por 1-0, no segundo encontro da Ronda de Elite,

Recorde-se que a Equipa das Quinas arrancou a qualificação com um empate a zero diante da Itália. Segue-se ainda o confronto com a Suíça (9 de abril).

O conjunto inglês garanta, com esta vitória, o acesso à fase final no Campeonato da Europa Sub-19 Feminino, que terá lugar na Lituânia, de 14 a 27 de julho.

A primeira parte foi muito renhida, com as jovens internacionais lusas a criarem inúmeras oportunidades de golo, mas a bola parecia não querer entrar na baliza defendida por Cox. O encontro "aqueceu" no final da primeira metade do jogo, com várias disputas físicas, a obrigar a várias paragens de jogo, por parte da árbitra Miriama Bočková. E quando já todos pensavam no descanso, aos seis minutos da compensação, a avançada Agyemang faz o primeiro para as inglesas, levando o resultado a 1-0 para o intervalo.

A segunda parte começou e as internacionais portuguesas entraram a todo o gás, com diversas investidas no terreno adversário.

Com o intuito de renovar a força das jovens lusitanas, Marisa Gomes faz três alterações, aos 57 minutos, fazendo entrar, no terreno do complexo federativo, as atletas Érica Cancelinha, Lara Martins e Mafalda Mariano. As mudanças sentiram-se na Equipa das Quinas, com o conjunto nacional a ficar mais veloz e ainda mais perigoso, frente à equipa orientada por John Griffiths. No entanto, o golo não surgiu e Portugal acabou por falhar a qualificação para o Campeonato da Europa da categoria.

A Treinadora Nacional, Marisa Gomes chamou 20 jogadoras, provenientes de cinco clubes, para os compromissos internacionais.

No final da partida, a capitã Ana Pinto e a treinadora Marisa Gomes falaram aos micofones do Canal 11.

Ana Pinto em discurso direto:

“Não foi muito justo para o que estávamos a fazer em jogo, é verdade que em alguns momentos não conseguimos ter a bola, mas sempre fomos consistentes defensivamente, tivemos bem coletivamente e apesar do golo, entramos na segunda parte semore a acreditar.”

“O golo não surgiu, mas acreditamos sempre sempre, foi até ao último minuto e isto é ser Portugal.”

“Apesar das coisas não terem corrido como nós sonhávamos, nós fomos sempre uma equipa e todo o trajeto que fizemos até agora sempre tivemos muito unidas, sempre trabalhámos e isso não acabou. Claro que todos ambicionávamos ir ao euro, mas ainda temos uma longa carreira pela frente.”

Marisa Gomes em discurso direto:

“A exibição é boa, cometemos um erro e pagamos caro por isso. É o que acontece nestas grandes competições, mas eu acho que o que tem de ficar é o facto desta equipa nos permitir sonhar. É uma equipa muito competitiva, muito competente e vimos uma Inglaterra que não teve muitas mais oportunidades que nós e se este jogo fosse um jogo de fase final, nós estaríamos à altura de uma fase final e teria sido um bom jogo para se ver e para se disputar.”

“Claro que é penoso para estas jogadoras, mas eu prefiro acreditar nelas, prefiro vê-las sonhar do que nunca acreditar nos seus sonhos.”

“O número de oportunidades foram conseguidas e tivemos algumas que nem se concretizaram em remates. Fomos uma equipa digna deste jogo, o que é importante aqui de realçar é a capacidade física da Inglaterra era uma valência, em alguns momentos não se notou, em alguns momentos conseguimos ser uma equipa mais técnica, mais com bola e isso também nos permitiu disputar o jogo com esta equipa.”

FICHA DE JOGO

INGLATERRA 1-0 PORTUGAL (1-0, ao intervalo)

Ronda de Elite
2ª Jornada

Cidade do Futebol

Árbitra: Miriama Bočková (SVK)
Árbitras assistentes: Martina Ukropova (SVK) e Aleksandra Stojanac (SRB)
Quarta árbitra: Marina Živković (SRB)

INGLATERRA: Cox (GR), Rabjohn (Ede, 81'), Newell - CAP, Aspin, Lia, Potter, Akpan, Dennis (Worsey, 81'), Earl, Enderby (Baker, 81') e Agyemang (Mullet, 59')
Suplentes não utlizados: Poulter (GR), Osborne, Watson e Pritchard
Treinador: John Griffiths
Disciplina: cartão amarelo para Enderby (76'), Aspin (80') e Baker (86')

PORTUGAL: Catarina Potra (GR), Ana Ribeiro, Ana Pinto - CAP, Joana Silva, Carolina Ferreira (Érica Cancelinha, 57'), Neide Guedes, Marta Gago, Inês Simas (Lara Martins, 57'), Rita Almeida (Mafalda Mariano, 57'), Maria Ferreira e Leonete Correia (Carolina Santiago, 66')
Suplentes não utlizados: Íris Esguerião (GR), Ana Cunha, Inês Meninas e  Gabriela Vinhas
Treinadora: Marisa Gomes
Disciplina: cartão amarelo para Rita Almeida (51') e Joana Silva (63')

Golos: 1-0, Agyemang (45'+6)

Eis a lista de convocadas:

FC METZ: Luisa Brás
SC BRAGA: Ana Filipa Ribeiro; Ana Pinto; Íris Esgueirão, Ana Rita Cunha
SCU TORREENSE: Maria Ferreira
SL BENFICA: Carolina Ferreira; Inês Meninas; Inês Simas; Joana Silva; Lara Martins; Mafalda Mariano; Marta Gago; Neide Guedes
SPORTING CP: Carolina Santiago; Catarina Potra; Érica Cancelinha; Gabriela Vinhas; Leonete Correia; Rita Almeida

Programa Geral:

7 de abril | domingo
11h30: Treino - Cidade do Futebol

8 de abril | segunda-feira
11h30: Treino - Cidade do Futebol

9 de abril | terça-feira
15h00: Jogo: Suíça vs. Portugal - Cidade do Futebol
Regresso aos clubes após jogo

Calendário de Jogos:

1ª Jornada: Portugal 0-0 Itália
2ª Jornada: Inglaterra vs. Portugal | 6 de abril | 18h00 | Cidade do Futebol
3ª Jornada: Suíça vs. Portugal | 9 de abril | 15h00 | Cidade do Futebol


;
;
6 de Abril 2024
Foto

FPF / André Sanano