Ana João Sepúlveda e Economia de Longevidade

Football Talks

Amadeu Portilha, Francisco Caneira Madelino, Mauro Fernandes e Rui Mourinho abordaram o tema

No âmbito do programa de comemorações dos 110 Anos da FPF, que se celebraram a 31 de março, a Cidade do Futebol acolheu o evento Football Talks + Extra Time “Desporto para Todos”.

Economia de Longevidade, uma Oportunidade para o Desporto foi o tema da segunda mesa-redonda do dia, que se iniciou com uma apresentação de Ana João Sepúlveda, especialista na área.

A especialista começou a sua intervenção for referir a criação deste campo de investigação: "a economia de longevidade foi criada para criar uma forma de pensar para vivermos mais anos, a nossa realidade é a economia de longevidade de forma a vivermos vidas mais longe .

Algumas ideias-chave de Ana João Sepúlveda:

“A longevidade começa quando o casal começa com a ideia de criar família.” 

"Portugal tem aqui um papel que pode desempenhar. Por sermos o quarto país mais velho do mundo e o quarto onde vivemos mais tempo."

"O desporto muda vidas"

"A questão da longevidade tem ainda outro aspeto, o que vai acontecer é que teremos vários momentos onde vamos repensar esta ideia."

"A longevidade é verdadeiramente uma questão de economia, na minha perspetiva se iniciarmos pela economia conseguiremos chegar mais longe. Este tema está claramente na agenda. Pode ser um setor estratégico para Portugal, se utilizarmos aqui na relação entre o desporto federado e a longevidade."

Ana João Sepúlveda lança ainda o seguinte repto: “a questão é: como colocamos Portugal nesta autoestrada na longevidade e qual o papel do desporto nesta área. Temos de trabalhar nisto como se a longevidade fosse para todos. Objetivo estratégico nacional deve ser colocar Portugal no mapa".

A mesa-redonda seguinte, sobre o mesmo tempo, moderada por Miguel Belo, jornalista do Canal 11, juntou Amadeu Portilha (Presidente da Tempo Livre Guimarães), Francisco Caneira Madelino (Presidente do INATEL), Mauro Fernandes (Presidente do Clube Desportivo Xico Andebol) e Rui Mourinho (Presidente do Clube do Povo de Esgueira).

Amadeu Portilha e a realidade vimaranense

O líder da Tempo Livre Guimarães explicou a sua realidade: "a tempo livre é uma cooperativa municipal, em 2001 passamos a gerir também um conjunto notável de várias instalações municipais. O desporto para todos sempre foi uma preocupação para nós.

Amadeu Portilha relembre a necessidade que a sua associação teve de 2018 de ter "procurado chamar à atenção para que as políticas públicas hoje tende em se preocupar com os idosos e seniores e as respostas sociais são muito positivas em muitas cidades para os jovens, mas para os idosos não o são. Lançamos um projeto em 2018, Vida Feliz, porque hoje conta muito para mim os momentos de felicidade que vamos vivendo, que eu vou vivendo."

O presidente da Tempo Livre lembra que o "nosso projeto não assenta só na atividade física, mas a nossa principal preocupação é que as pessoas quebrem o isolamento e tenham um bom nível de satisfação pessoal . Hoje sentimos e lutamos muito para termos um olhar muito atento e diferenciado e do que são as políticas de envelhecimento ativo".

Francisco Caneira Madelino e o desporto como meio para mais longevidade

O Presidente do INATEL, Francisco Caneira Madelino, realça o desporto como um fator essencial para retardar certos comportamentos: "a ciência o que diz é que ficamos mesmo velhos e que sobre esta dimensão o que a ciência prova é que tem evoluído pouco em atrasar este tipo de problemas, mas prova que as alterações comportamentais tem sido o que mais tem atrasado. E esses indices diminuem com o desporto, como parte integrante para atrasar esses comportamentos"

Madelino exalta a evolução no turismo de atividade física, como forma de retardar os problemas que chegam com a idade: "nós no INATEL, estamos a crescer muito nesta área , este ano já estou com o dobro das vendas que estava em relação ao ano anterior".

O líder do INATEL termina com um pedido: "que a FPF continue a fazer este papel de engrandecer Portugal lá fora". 

Mauro Fernandes e o andebol para todos

Chegou a vez de ouvirmos, no auditório 1 da Cidade do Futebol, a realidade no andebol português, através do testemunho do presidente do Clube Desportivo Xico Andebol, Mauro Fernandes.

O presidente do Xico fala do projeto pioneiro do Walking Handball: "arrancamos com esta modalidade que tinha por regra ter cerca de 80% de atletas do sexo feminino, e hoje temos resultados sobre este trabalho".

Mauro Fernandes compara ainda com o Walking Football: "o que os distingue, por sermos pioneiros também, é que semanalmente estas pessoas são acompanhadas por um treinador e psicólogo, grande parte da melhoria do clube tem muito a ver com o papel social que o clube teve. O reconhecimento do clube faz com que o Xico andebol esteja em cinco pavilhões".

Rui Mourinho e o Basquetebol

Por fim, Rui Mourinho, Presidente do Clube do Povo de Esgueira, trouxe o basquetebol português para a conversa.

Mourinho inicia com um agradecimento “à FPF por este convite enquanto presidente de um clube de Basquetebol, mostrarmos os nossos projetos. Este é o bom exemplo do que o futebol tem para os outros desportos”.

“Temos muita responsabilidade social, desde os minis aos masteres, que são os veteranos, entre os 35 e 55 anos. O objetivo é o mesmo, nos vemos do lado das oportunidades, de termos pessoas ligadas mais tempo aos clubes, que voltam ao clube, que podem ajudar a secção e este projeto do Basquetebol Suave vem no seguimento do Masteres. O Basquetebol Suave, para pessoas com mais de 50 anos, vemos isso como um investimento, é um serviço que queremos prestar à comunidade", prossegue.

O líder do Clube do Povo de Esgueira termina com relatar o fim da instituição a que preside: "estamos a trabalhar para todos, temos a certeza que vamos crescer, isto preenche a todos os atletas uma boa parte da semana. Antes deste projeto relativo à longevidade, vemos também como uma fonte de receita porque não há responsabilidade sem receita. Para termos longevidade social, temos de ter receita, quem pode pagar tem de pagar, procuramos essa vertente social como fonte de receita do clube".

 


;
;
4 de Abril 2024
Foto

FPF / André Sanano

Notícias