Seleção A Feminina

Navegadoras querem 'casa cheia' em Leiria

Futebol Fem. - Seleção A

Diana Silva e Nádia Gomes fizeram a antevisão do jogo Portugal-Bósnia.

 A Seleção Nacional Feminina A continua a preparar a estreia na fase de apuramento para o Campeonato da Europa de 2025. A equipa realizou, na manhã desta quarta-feira, mais um treino na Cidade do Futebol e, no final, Diana Silva e Nádia Gomes projetaram o jogo frente à Bósnia e Herzegozina, alertando para a qualidade do advervsário.

Companheiras de equipa desde as seleções de formação, Diana Silva e Nádia Gomes falaram também da possibilidade de atuarem juntas na Seleção A, se for essa a vontade de Francisco Neto.

A internacional portuguesa Diana Silva em discurso direto:

[Sentimento no regresso à Seleção A]
“Estou muito feliz por ter regressado à convocatória. A equipa está confiante, alegre, a trabalhar bem, e eu quero melhorar a cada jogo e estar ao meu melhor nível neste apuramento. Acho que estou numa fase em que sou capaz de ajudar a Seleção. Sinto-me com capacidade de fazer a diferença”.

[O favoritismo de Portugal ante a Bósnia]
"Não podemos desvalorizar qualquer adversário, porque também já estivemos mais abaixo no ranking e conquistámos o que conquistámos. Não podemos, de todo, menosprezar uma equipa como a Bósnia, que quer fazer o seu caminho. Não as conhecemos bem, por isso vamos trabalhar para não ser surpreendidas".

[Estar a três golos do pódio das melhores marcadoras da Equipa das Quinas]
Quem me conhece sabe que nunca olhei para os números, é claro que gosto sempre de ajudar a Seleção. Isso é sempre sinal de que estou bem, que estou a render e estou a um bom nível e espero que isso continue, se for a marcar golos então muito melhor, mas para mim fazer assistências, jogar bem, dar o meu contributo para a equipa noutras coisas é também importante. Se vier com golos ainda melhor, e se puder entrar no pódio também seria a cereja no topo do bolo".

[Possibilidade de jogar com Nádia Gomes]
"Se nos imagino a jogarmos juntas? Claro que sim! Estamos as duas na convocatória e, tal como as nossas outras colegas, podemos jogar com qualquer outra dupla de avançadas e acho que estamos todas bastante bem"

A internacional portuguesa Nádia Gomes em discurso direto:

[Fator casa]
"Jogar em casa é bom para nós, vai dar-nos a força de que precisamos", frisou, antes . Quanto à liga norte-americana, é muito diferente, muito agressiva e ajudou-me a crescer e o que aprendi lá trago para aqui. Espero somar minutos neste primeiro jogo», afirmou.

[A experiência na liga norte-americana]
“A liga norte americana é muito diferente, muito agressiva, e tem contribuído muito para o meu crescimento. O que aprendi lá trago para aqui. Agora espero ter minutos neste jogo”.

[Regressar ao futebol depois de ser mãe]
"Foi um progresso por vezes difícil. Não foi fácil, mas acreditei sempre em mim e que conseguia voltar à minha melhor forma. Tive também muito apoio familiar e treinadores que me ajudaram todos os dias, que facilitou o meu regresso. Só quero agradecer a toda a gente que me ajudou e tem ajudado".

[Contribuir com golos para a Seleção A]
"Seria bom, mas também tenho muito apoio da minha equipa e gosto de apoiá-las. Acho que iria ficar muito contente, sim (ndr: se marcar), mas também iria ficar contente com uma assistência. Sinto-me num bom nível para apoiar a minha equipa, fazer o meu jogo, um bom jogo, e poder ajudar, tanto dentro como fora do campo".

[Possibilidade de jogar com Diana Silva]
"Como a Diana disse, jogar com qualquer uma das avançadas seria bom. Se formos eu e a Diana ou qualquer das outras duas ou três avançadas, acho que temos boas conexões e vamos sempre fazer golos".

Treino oficial e antevisão do Portugal-Bósnia na Cidade do Futebol
As comandadas de Francisco Neto vão realizar, na Cidade do Futebol, o último treino antes do jogo com a Bósnia. A sessão está marcada para esta quinta-feira, às 11h00, no relvado 1.

No final desses preparos, o Selecionador Nacional e uma jogadora irão fazer a antevisão da partida que assinala o arranque da qualifcação para o Euro-2025 feminino. 

Durante a tarde, às 18h15, a comitiva nacional irá fazer uma visita de familiarização ao Estádio Municipal de Leiria.

AGENDA MEDIA DA SELEÇÃO FEMININA A

Os jogos com a Bósnia Herzegozina (5 abril, 20h45, em Leiria) e Malta (9 abril, 17h30, em Ta'Qali), recorde-se, contam para o Grupo B3 de qualificação para o Campeonato da Europa de 2025.  

Para chegar à fase final, marcada para a Suíça, entre 2 e 27 de julho de 2025, Portugal necessitará de ficar num dos três primeiros lugares do seu grupo e terá de ultrapassar, ainda, as duas eliminatórias dos play-offs, a primeira marcada para 27 e 29 de outubro e a segunda em 27 de novembro e 3 de dezembro.

Recorde a lista de convocadas de Francisco Neto:

Guarda-redes: Inês Pereira (Servette FC), Patrícia Morais (SC Braga) e Sierra Cota-Yarde (Arkansas Razorbacks)

Defesas: Ana Borges (Sporting CP), Ana Seiça (SL Benfica), Carole Costa (SL Benfica), Catarina Amado (SL Benfica), Diana Gomes (Sevilha FC), Joana Marchão (Servette FC), Lúcia Alves (SL Benfica) e Nelly Rodrigues (Nantes)

Médios: Ana Rute (SC Braga), Andreia Jacinto (Real Sociedad), Andreia Faria (SL Benfica), Andreia Norton (SL Benfica), Dolores Silva (SC Braga), Joana Martins (Sporting CP), Kika Nazareth (SL Benfica), Tatiana Pinto (Brighton & Hove Albion FC)

Avançadas: Ana Capeta (Sporting CP), Carolina Mendes (SC Braga), Diana Silva (Sporting CP), Jéssica Silva (SL Benfica), Nádia Gomes (Chicago Red Stars) e Bia Meio-Metro (SC Braga)

 


;

Notícias