PFS APOIA DOUTORAMENTO SOBRE ESTRATÉGIAS NUTRICIONAIS

Portugal Football School

Rodrigo Abreu é nutricionista da Seleção Nacional AA e da FPF desde 2015.

Realizaram-se, esta terça-feira, as Provas de Doutoramento em Nutrição Clínica com o título “Uso de suplementos alimentares em futebolistas de elite: o que nos diz a Ciência, o que pensam os Nutricionistas” do nutricionista e investigador Rodrigo Abreu, no âmbito da parceria entre a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) e a Federação Portuguesa de Futebol.

O estudo de doutoramento contou como orientadores Vitor Hugo Teixeira, professor da FCNAUP, e João Brito, investigador da Portugal Football School e um dos responsáveis da Unidade de Saúde e Performance da FPF.

O Júri das Provas, presidido pelo Doutor Pedro Graça (FCNAUP) foi constituído pelos Doutores Pedro Moreira (FCNAUP), João Brito (Portugal Football School), Hélder Fonseca (Faculdade de Desporto da Universidade do Porto), Pedro Fatela (Faculdade Motricidade Humana - Universidade de Lisboa) e António Molina (Universidade Pablo de Olavide, Sevilha).

A tese de doutoramento procurou aprofundar o conhecimento existente das estratégias nutricionais destinadas a futebolistas de elite, especialmente no que respeita à utilização de suplementos alimentares. Desta tese resultou um conhecimento aprofundado das necessidades nutricionais do futebolista de elite, da evidência do efeito de suplementos alimentares na performance destes futebolistas e ainda das perceções e práticas de futebolistas e nutricionistas. Este conhecimento pode ser diretamente aplicado para melhorar o suporte nutricional oferecido aos atletas de elite.


;

Notícias