Seleção Sub-16 Feminina

Vitória diante do México

Futebol Fem. - Sub-16

Triunfo por 3-1 assegura quinto lugar do Torneio de Montaigu

A Seleção Nacional Feminina de sub-16 venceu, este domingo, o México por 3-1, no derradeiro encontro da Equipa das Quinas no Torneio Montaigu de sub-16. Com esta vitória, a formação portuguesa fecha a sua participação no quinto lugar.

A Equipa das Quinas nem começaram bem a partida, com Mia Corona (3') a adiantar a turma mexicana nos primeiros minutos do encontro. Contudo, a reação portuguesa surgiu ainda antes do intervalo, com Luana Bessa (40' e 43') a operar a reviravolta no espaço de poucos minutos.

Foi a abrir o segundo tempo que as comandadas de Susana Bravo confirmaram a vitória, com Carolina Tristão (49') a marcar o 3-1 e assegurar a conquista do quinto lugar para a turma portuguesa. 

Recorde-se que a Equipa das Quinas havia terminado no terceiro lugar do Grupo B, atrás de Suécia e Japão, a mesma posição que a congénere mexicana havia terminado no Grupo A, atrás de França e Países Baixos. 

Susana Bravo, Treinadora Nacional, em discurso direto:

"O resultado espelha o trabalho da equipa neste processo. Houve uma maior procura do controlo do jogo, pela capacidade para ter bola, de concentração e resposta nos momentos de perda, aspetos que para nós são importantes para crescermos. Criámos mais oportunidades e dificuldades ao México e a segunda parte foi combativa e exigente fisicamente, mas conseguimos ganhar vantagem pela eficácia e depois irmos gerindo o resultado. O nosso primeiro golo deu a confiança que as jogadoras precisavam.

De uma forma mais global, este torneio internacional permitiu-nos defrontar três novas seleções, com padrões de jogo e exigências diferentes, que nos criaram novos desafios e objetivos. O caminho para continuarmos a crescer é este trabalho coletivo, com compromisso e exigência que cada jogadora tem consigo para aprender e evoluir. A equipa cresceu com este tipo de estímulo competitivo. Elas saem mais preparadas para o futuro porque são estes momentos que lhes permitem dar a resposta e efetivamente perceber o que estamos a conseguir fazer, o que precisamos de melhorar. É algo concreto e que lhes permite esse crescimento. Podermos participar neste tipo de desafios internacionais é muito importante para o processo de crescimento da jogadora e da geração."

FICHA DE JOGO:

MÉXICO 1-3 PORTUGAL (1-2 ao intervalo)

Torneio das Nações Montaigu - Jogo de atribuição do 5.º e 6.º lugar
Les Sables D'Olonne

Árbitro: Maewenn Menard
Árbitros assistentes: Anais Boismain e Dimitri Bigot Parise

MÉXICO: Victoria Hernandéz, Angellinne Abellana, Adrianna Parker, Mia Valderra - Cap., Mia Corona, Samantha Perez (Samantha Ruiz, 55'), Citlalli Vazquez, Celeste Martínez (Chloe Molinar, 41'), Mariann Hernandez (Valeria Figueroa, 41'), Camila Correa (Stella Barajas, 55') e Maria Jasso (Berenice Hernandez, 55'). 
Suplentes não utilizadas: Valentina Murrieta, Fernanda Clemente, Ashley Alvarado, Naomi Herrera, Elihanna Gallegos, e Valeria Machuca.
Treinador: 
Disciplina: -.

PORTUGAL: Francisca Alexandre, Leonor Miranda, Ana Gonçalves, Sofia Cruz, Matilde Ribeiro (Ana Francisca Barbosa, 47'), Carolina Tristão, Francisca Castro - Cap. (Ana Beatriz Martins, 71'), Matilde Matos, Lorella Fernandes (Constança Maia, 47'), Francisca Vieira (Matilde Carvalho, 67')e Luana Bessa (Eva Carreira, 71'). 
Suplentes não utilizadas: Beatriz Carvalho, Ana Fonseca, Laura Silva e Joana Facão.
Treinador: Susana Bravo
Disciplina: cartão amarelo mostrado a Francisca Castro 

 Golos: 1-0 por Mia Corona (3'); 1-1 por Luana Bessa (40'); 1-2 por Luana Bessa (43'); 1-3 por Carolina Tristão (49')


;

Notícias