Exibição de luxo garante primeiro lugar isolado

Seleção Sub-21

Portugal triunfou diante da Croácia, por 5-1, e lidera de forma isolada o grupo de qualificação para o Europeu.

A Seleção Nacional Sub-21 venceu, esta terça-feira, a Croácia, por 5-1, em mais um encontro referente à Fase de Apuramento para o Europeu 2025, a realizar-se na Eslováquia. 

Tratou-se do segundo jogo da Equipa das Quinas nesta janela competitiva. Recorde-se que Portugal já tinha vencido, na passada quinta-feira, as llhas Faroé, por 4-0, encerrando, assim, com chave de ouro a dupla jornada de qualificação.

Tratou-se do segundo jogo da Equipa das Quinas nesta janela competitiva. Recorde-se que Portugal venceu, na passada quinta-feira, as llhas Faroé, por 4-0.

Naquele que foi o último jogo da Fase de Apuramento em solo luso, os comandados de Rui Jorge entraram no encontro a saber da importância do mesmo e começaram a querer mandar na partida desde o apito inicial. A intensidade ofensiva trouxe frutos logo aos dois minutos, com Mateus Fernandes a isolar Pedro Santos com um passe soberbo. O médio da Equipa das Quinas disparou fortíssimo com a bola a bater na barra e a resvalar para o poste, antes de entrar na baliza. Estava, assim, inaugurado o marcador.

Portugal incutia velocidade no seu jogo e sem bola pressionava muito alto. Foi dessa pressão que surgiu o 2-0, por Pedro Santos que, ao aproveitar um deslize de um adversário, isolou-se e na cara do guardião não vacilou, bisando na partida (11').

Num início de jogo de loucos, dois minutos depois, a Croácia dispõe de uma grande penalidade, aproveitando para reduzir por intermédio de Ljubicic.

A reação portuguesa chegou menos de dez minutos depois e aos 23', Fábio Silva faz uma reposição lateral muito rápida para a entrada da grande área, Tiago Tomás deixa passar a bola e Pedro Santos, com um remate incrível em vólei, completa o hat-trick, colocando o resultado em 3-1. 

Portugal não tirava o pé do acelerador e, aos 25', foi a vez de Paulo Bernardo inscrever o seu nome na lista dos marcadores, a corresponder da melhor forma a um cruzamento vindo da esquerda de Fábio Silva.

O quinto golo podia ter aparecido já em cima do intervalo, naquele que seria uma jogada de sonho da formação portuguesa. Contudo, Tiago Tomás não foi feliz na cara do guardião adversário.

Primeira parte de luxo da Equipa das Quinas que chegou ao intervalo a vencer por 4-1 e podia estar a vencer ainda por uma margem superior. Grande exibição da Equipa das Quinas, por ventura, uma das melhores nesta Fase de Apuramento frente ao adversário, na teoria, de maior valia neste agrupamento. 

Na segunda parte, a toada ficou mais morna, mas Portugal não deixou de procurar o golo. Fábio Silva, através de jogada individual, deu o primeiro aviso, mas a Croácia respondeu com um bom remate que Samuel Soares resolveu (60'). 

Contudo, não foi preciso esperar muito por nova mexida no marcador. Aos 63', o mesmo Fábio Silva conquistou uma grande penalidade e converteu-a de forma exímia, colocando o marcador em 5-1. 

Nos minutos finais da partida, destaque para duas boas oportunidades para a Croácia. Numa delas, o poste salvou a Equipa das Quinas, na outra foi Samuel Soares, com uma boa intervenção a negar o golo.

Triunfo imaculado e incontestável da Equipa das Quinas perante uma Croácia diferente do habitual e que acabou por não conseguir espelhar a qualidade que possui. Os comandados de Rui Jorge dão, assim, um passo importante no apuramento direto para o Europeu 2025, numa altura em que ficam a faltar apenas três jogos para terminar a Fase de Qualificação.

Confira as informações do encontro:

FICHA DE JOGO
Fase de Apuramento para o Campeonato da Europa Sub-21 2025 - Grupo G
Estádio S. Luís

Árbitro: Rohit Saggi (Noruega)
Árbitros assistentes: Morten Jensen (Noruega) e Oysten Ytterland (Noruega)
Quarto árbitro: Kai Steen (Noruega)

PORTUGAL 5-1 CROÁCIA (4-1 ao intervalo)

PORTUGAL (11 inicial): Samuel Soares, Tiago Santos, Renato Veiga, Tomás Araújo, Rafael Rodrigues (Tomás Esteves, 77'), Mateus Fernandes, Paulo Bernardo - Cap. (Martim Neto, 77'), Bernardo Folha, Pedro Santos (João Marques, 70'), Fábio Silva (Youssef Chermiti, 70') e Tiago Tomás (Rodrigo Gomes, 70').
Suplentes: João Carvalho, Eduardo Quaresma, Leonardo Buta, Gustavo Sá, Carlos Borges.
Treinador: Rui Jorge
Golos: 1-0 por Pedro Santos (3'); 2-0 por Pedro Santos (11'); 3-1 por Pedro Santos (22'); 4-1 por Paulo Bernardo (25'); 5-1 por Fábio Silva (63')
Disciplina: cartão amarelo a Samuel Soares (13') e a Youssef Chermiti (89')

CROÁCIA (11 inicial): Nikola Cavlina - Cap., Dino Grozdanic (Moris Valincic, int.), Mauro Perkovic, Veldin Hodza, Stipe Biuk (Marin Soticek, int.), Niko Sigur, Marin Ljubicic (Igor Matanovic, 70'), Domagoj Bukvic, Dominik Prpic, Antonio Mauric (Lovro Zvonarek, 70') e Moreno Zivkovic (Ante Crnac, 88').
Suplentes: Toni Silic, Luka Skarcic, Gabriel Vidovic, Matija Frigan, Leon Belcar.
Treinador: Dragan Skocic
Golos: 2-1 por Marin Ljubicic (13')
Disciplina: cartão amarelo a Prpic (30') e a Mauro Perkovic (58')

Eis a lista completa: 

Guarda-redes: Diogo Pinto (Sporting CP), João Carvalho (SC Braga) e Samuel Soares (SL Benfica);

Defesas: Eduardo Quaresma (Sporting CP), Leonardo Buta (Gil Vicente FC), Rafael Rodrigues (SL Benfica), Renato Veiga (FC Basel 1893), Tiago Santos (LOSC Lille), Tomás Esteves (Pisa SC) e Tomás Araújo (SL Benfica);

Médios: Bernardo Folha (FC Porto), Gustavo Sá (FC Famalicão), João Marques (Estoril Praia), Martim Neto (Gil Vicente), Mateus Fernandes (Estoril Praia), Paulo Bernardo (Celtic FC) e Vasco Sousa (FC Porto);

Avançados: Carlos Borges (AFC Ajax), Fábio Silva (Rangers FC), Pedro Santos (SL Benfica), Rodrigo Gomes (Estoril Praia), Tiago Tomás (VFL Wolfsburg) e Youssef Chermiti (Everton FC);

HISTÓRICO COM A CROÁCIA

Este jogos dão continuidade à qualificação lusa para o Euro 2025, onde Portugal tem como adversários igualmente, no Grupo G, as equipas da Andorra, Bielorrússia e Grécia. 

BILHETES PARA O JOGO

Já estão disponíveis os ingressos para a partida diante da Croácia, agendada para dia 26, às 17h30, no Estádio S. Luís, em Faro. 

Estes ingressos têm um custo de quatro euros e podem ser adquiridos nas bilheteiras do estádio e na sede da Associação de Futebol do Algarve, localizada no Complexo Desportiva da Penha, em Faro. Saiba tudo aqui.


;

Notícias