Rui Jorge e Paulo Bernardo perspetivam grande jogo

Seleção Sub-21

Equipa das Quinas treinou pela última vez antes da partida frente à Croácia

A Seleção Nacional Sub-21 realizou, esta segunda-feira, em Lagos, a última sessão de trabalhos, antes do duelo frente à Croácia, a contar para a Fase de Apuramento para o Europeu 2025. A partida realiza-se já esta terça-feira, às 17h30, no Estádio S. Luís, em Faro. 

Como habitual, antes da sessão de trabalhos matinal foi a vez das antevisões à partida, desta feita por parte do Selecionador Nacional Rui Jorge e de Paulo Bernardo.

O técnico da Equipa das Quinas começou por referir que se tratará de um jogo diante de uma formação com nível de fase final de Europeu. “A Croácia é uma boa equipa, e contra boas equipas esperamos fazer bons jogos, acima de tudo competir a um bom nível. É uma seleção dentro daquelas que se encontram em fases finais. Nós temos de provar que merecemos estar nas fases finais, e este será um bom jogo para isso”, disse.

Rui Jorge considera que iremos ter no Estádio S. Luís um jogo dvidido, entre duas equipas com qualidade e analisa a forma de jogar da congénere croata. “São duas equipas com excelentes executantes, com jogadores de grande qualidade técnica, portanto espero um jogo equilibrado. Na parte defensiva, normalmente estamos mais tranquilos. Amanha não será o caso, equipas como a Croácia não o permitem. Defensivamente teremos que ter muito cuidado, até porque acredito que ofensivamente creio que serão ainda mais fortes do que defensivamente”, considerou.

Portugal lidera o agrupamento à condição, com mais dois pontos e mais um jogo do que esta equipa croata. Contudo, o Selecionador Nacional desvaloriza tabela classificativa neste momento. "Sei que nós, nesta altura, perdemos três pontos e a Croácia só perdeu dois. Vamos ter de jogar bem e ser uma equipa sólida para poder vencer um adversário forte. É sempre importante vencer, estaremos mais próximos do nosso objetivo final que é passar à fase seguinte, mas para isso, independentemente da posição que estamos a ocupar, o que temos de fazer amanhã [terça-feira] é importante”, referiu.

Samuel Soares está de regresso aos trabalhos da Seleção Nacional Sub-21 depois de um período a trabalhar com a Seleção Nacional AA. Rui Jorge revelou que o guardião será titular, diante da Croácia. “O Samuel está connosco já desde a geração passada e é um guarda-redes em quem acreditamos e de qualidade. Foi muito importante o João Carvalho ter jogado e ter feito uma boa exibição, ele sabe disso. Já falámos com ele. O Samuel foi à seleção principal, que é o desejo de todos os jogadores que aqui estão: é atingir ou poder partilhar balneário com aqueles jogadores, com aquele treinador. E o Samuel foi e vem com certeza muito motivado. Irá jogar amanhã, já falei com o João Carvalho também, e esperamos dele o que sempre nos deu”, revelou.

Também Paulo Bernardo realizou a antevisão ao encontro. O médio não tem dúvidas: o jogo é para terminar com uma vitória portuguesa. "Entramos em cada jogo para o vencer. Somos Portugal e é mais um jogo para nós ganharmos", disse.

O internacional português acredita que a equipa ainda não mostrou todo o seu potencial e salienta a necessidade de se mostrar isso mesmo já esta terça-feira. "Tem sido um estágio positivo para nós. Temos vindo a crescer enquanto equipa desde o primeiro jogo até agora. Sabemos que ainda podemos jogar um bocadinho melhor e estar num melhor nível, sabemos que temos capacidade para isso, e agora vamos ter um bom teste frente à Croácia, que, na minha opinião, acho que é, a par de nós, a melhor equipa do grupo. Portanto, temos de melhorar e mostrar isso já no próximo jogo”, salientou.

Paulo Bernardo é o capitão de equipa nesta dupla jornada de apuramento e não esconde a satisfação. "É sempre bom e estou muito orgulhoso por poder capitanear a equipa neste estágio. Significa que também estou a fazer as coisas bem. Tento demonstrar aos mais novos, e acredito que o tenho feito, que é sempre um orgulho representar o nosso país e temos sempre que o fazer da melhor forma possível, mas acho que estão todos a trabalhar da forma correta e acho que o grupo está bastante unido, o que nos torna mais fortes", concluiu.

Portugal lidera o Grupo G da fase de apuramento para o Europeu de 2025, com 15 pontos em seis jogos, seguido de Croácia, com 13 (menos um jogo), Grécia, com 11 (mais um jogo), Ilhas Faroé, com sete, Bielorrússia, com seis (mais três jogos), e Andorra, com três (mais um jogo).

Eis a lista completa: 

Guarda-redes: Diogo Pinto (Sporting CP), João Carvalho (SC Braga) e Samuel Soares (SL Benfica);

Defesas: Eduardo Quaresma (Sporting CP), Leonardo Buta (Gil Vicente FC), Rafael Rodrigues (SL Benfica), Renato Veiga (FC Basel 1893), Tiago Santos (LOSC Lille), Tomás Esteves (Pisa SC) e Tomás Araújo (SL Benfica);

Médios: Bernardo Folha (FC Porto), Gustavo Sá (FC Famalicão), João Marques (Estoril Praia), Martim Neto (Gil Vicente), Mateus Fernandes (Estoril Praia), Paulo Bernardo (Celtic FC) e Vasco Sousa (FC Porto);

Avançados: Carlos Borges (AFC Ajax), Fábio Silva (Rangers FC), Pedro Santos (SL Benfica), Rodrigo Gomes (Estoril Praia), Tiago Tomás (VFL Wolfsburg) e Youssef Chermiti (Everton FC);

HISTÓRICO COM A CROÁCIA

ACREDITAÇÃO MEDIA PARA O JOGO

Este jogos dão continuidade à qualificação lusa para o Euro 2025, onde Portugal tem como adversários igualmente, no Grupo G, as equipas da Andorra, Bielorrússia e Grécia. 

Programa geral:

26 de março de 2024 | terça-feira
17h30: jogo Portugal x Croácia (Estádio S. Luís, Faro)

BILHETES PARA O JOGO

Já estão disponíveis os ingressos para a partida diante da Croácia, agendada para dia 26, às 17h30, no Estádio S. Luís, em Faro. 

Estes ingressos têm um custo de quatro euros e podem ser adquiridos nas bilheteiras do estádio e na sede da Associação de Futebol do Algarve, localizada no Complexo Desportiva da Penha, em Faro. Saiba tudo aqui.


;

Notícias