Seleção A

Portugal finaliza preparação

Seleção A

Roberto Martinez e Vitinha já fizeram a antevisão do jogo com a Eslovénia.

A Equipa das Quinas terminou, esta quarta-feira de manhã, na Cidade do Futebol, a preparação para o confronto com a Eslovénia, a realizar, no próximo dia 26 de março, no Stozice Stadium, em Ljubliana, às 19h45 (hora portuguesa).

No último treino antes do confronto com os eslovenos, Nuno Mendes e Matheus Nunes não treinaram no relvado. 

Mais tarde, após avaliação, a Unidade de Saúde e Performance da FPF deu o jogador do Manchester City como inapto para jogar com a Eslovénia, pelo que não viajou com a equipa para Ljubliana. 

Já em solo esloveno, no Estádio Stozice, o Selecionador Nacional Roberto Martinez e o internacional português Vitinha fizeram a antevisão do encontro desta terça-feira.

Roberto Martinez em discurso direto:

[O jogo na Eslovénia é o último antes da divulgação da lista para o Euro’24]
“Antes da lista há que analisar os momentos de forma dos jogadores, tudo pode acontecer. Amanhã é o último jogo antes dessa lista. É muito importante para levantarmos alguma informação sobre os jogadores que estão aqui. Precisamos de mostrar novamente os conceitos que mostrámos frente à Suécia. É um jogo muito importante para nós e para essa lista. Agora, se a lista tiver 23 ou 25 jogadores pode haver diferenças, mas o foco é que o trabalho foi muito bom durante os treinos. Estou muito contente com a atitude e compromisso dos jogadores. Amanhã é uma oportunidade para mostrar isso."

[O regresso de Cristiano Ronaldo]
"O Cristiano está muito bem, está a jogar muitos minutos na sua época, tem um papel muito importante no seu clube e nos últimos três dias mostrou frescura, muita fome e é sempre um exemplo no balneário. É um jogo importante para ver Cristiano Ronaldo no relvado. Há outros jogadores jovens que também poderão ter a experiência de partilhar o balneário com ele. Nuno Mendes? Estamos a trabalhar para recuperar bem. É momento de não arriscar. Vamos avaliar amanhã, mas acho que será preciso dar-lhe um ou dois dias de descanso."

[Sobre o trabalho defensivo]
"A parte defensiva é muito importante, frente à Suécia, gostei muito da atitude defensiva da equipa, sobretudo durante 60 minutos. Procurámos a perfeição. Amanhã teremos pela frente uma equipa com uma dupla de avançados, jogadores dinâmicos e que exploram as costas das linhas defensivas. Será importante para trabalharmos outros aspetos. Teremos de aproveitar a oportunidade. Respeitamos muito a Eslovénia, é uma equipa que está apurada para o Europeu, o treinador fez o trabalho muito bom. Sesko é um dos melhores avançados da Bundesliga e depois há também a experiência de Jan Oblak, que é muito importante. Teremos que trabalhar momentos defensivos, mas também a nível ofensivo."

[Os muitos golos marcados e poucos sofridos e o ‘agradecimento’ de Vitinha em nome dos jogadores]
"Acho que no futebol o equilíbrio é importante. Queremos defender e atacar bem. Temos muito talento, mas é preciso muito trabalho para que o talento ganhe jogos. Março é um mês muito importante para nós, 31 jogadores estão a trabalhar no estágio. Mas também é preciso dar-lhes um período de descanso para que no verão cheguem frescos. Se amanhã ganharmos o jogo, será uma boa forma de agradecer ao treinador."

[Mais estreias em perspetiva]
"Acho que as estreias dos nossos jogadores são importantes porque é a continuação do trabalho que é feito na formação. Olhamos para a frente. Olhamos para o Europeu, que está a 8 semanas de começar. Mas depois temos a Liga das Nações e o Mundial de 2026. Podem ser importantes para o futuro. As vitórias são as consequências de um bom trabalho. O objetivo não é ganhar um particular, mas sim preparar a equipa para o Europeu. Queremos o melhor desempenho possível. Queremos ganhar o jogo."

[Sobre o jogo] 
"Vi os jogos da Eslovénia na fase de qualificação para o Europeu. À semelhança da Suécia, é uma seleção que joga com dois avançados. São uma ameaça, principalmente no contra-ataque. É uma equipa que normalmente apresenta dificuldades aos seus adversários. Será um grande teste para nós."

O internacional português Vitinha em discurso direto: 

[Importância do jogo]
"Penso que estes jogos servem para preparar, queremos ganhar, mas são jogos para preparar o Europeu. Temos várias coisas para melhorar, menos do que no início, mas várias e vamos usar o jogo de amanhã para o fazer tanto a nível ofensivo como defensivo."

[A Seleção Nacional com oito jogadores diferentes do primeiro jogo]
“Vamos sempre aproveitar as oportunidades que temos, seja eu ou qualquer colega. Temos oito jogadores novos e que estão com vontade de mostrar-se ao treinador e também com muita energia. Vamos estar frescos. Espero um bom jogo e sei que todos os que vão jogar vão tentar aproveitar a oportunidade”

[Recordações do estádio onde Portugal perdeu a final do Euro de sub-21]
 “As memórias são boas. É verdade que foi aqui que jogámos a final do sub-21 com a Alemanha, mas também jogamos jogos da fase de grupos e eliminatórias e foram momentos muito felizes. Infelizmente perdemos aqui, essa é a última memória mas lembro-me de tudo.”

[Sobre Cristiano Ronaldo]
“Ainda é muito importante, é o nosso capitão. É o jogador com mais golos na qualificação da nossa seleção, marcou sempre e faz sempre a diferença. Além disso, fora de campo é uma figura e é o nosso capitão”

[O objetivo para o Euro]
“Queremos vencer o Europeu, mentiria se não o dissesse. Somos candidatos, temos uma grande seleção, com grandes jogadores e com muita qualidade. Nós com mais duas ou três seleções somos muito candidatos. Mas pensamos jogo a jogo e agora importa a Eslovénia amanhã”

Portugal, recorde-se, venceu, na passada quinta-feira, em jogo de preparação, a Suécia, por 5-2. 

A Seleção Nacional, apurada para o Euro 2024 da Alemanha com dez vitórias em dez jogos, realizará, além destes dois encontros, mais três partidas de preparação, em Portugal, frente a Finlândia, Croácia e República da Irlanda.

Portugal encontrará na fase de grupos do Europeu as seleções da Chéquia, Turquia e o vencedor do caminho C do play-off (Geórgia ou Grécia).


;
;
25 de Março 2024
Foto

FPF/Diogo Pinto

Notícias