Seleção A Feminina

Eleitas para jogos com Bósnia e Malta

Futebol Fem. - Seleção A

Francisco Neto divulgou lista com 25 nomes.

Francisco Neto divulgou, esta segunda-feira, a convocatória para os próximos dois jogos da Seleção Nacional Feminina A, diante da Bósnia e Herzegozina e de Malta, no Grupo 3 da Liga B de qualificação para o Campeonato da Europa de 2025.

Portugal recebe a Bósnia no dia 5 de abril,  sexta-feira, às 20h45, no Estádio Municipal de Leiria, e jogará em Malta quatro dias depois, em 9 de abril, terça-feira, às 17h30, no Estádio Centenário, em Ta'Qali.

Para chegar à fase final, marcada para a Suíça, entre 2 e 27 de julho de 2025, Portugal necessitará de ficar num dos três primeiros lugares do seu grupo e terá de ultrapassar, ainda, as duas eliminatórias dos play-offs, a primeira marcada para 27 e 29 de outubro e a segunda em 27 de novembro e 3 de dezembro.

A concentração da comitiva nacional está marcada para a próxima segunda-feira, 1 de abril, às 18h30, na Cidade do Futebol, onde a equipa irá treinar, até ao primeiro embate de qualificação, diante da Bósnia.

AGENDA MEDIA DAS NAVEGADORAS

Eis a lista de convocadas: 

Guarda-redes: Inês Pereira (Servette FC), Patrícia Morais (SC Braga) e Sierra Cota-Yarde (Arkansas Razorbacks)

Defesas: Ana Borges (Sporting CP), Ana Seiça (SL Benfica), Carole Costa (SL Benfica), Catarina Amado (SL Benfica), Diana Gomes (Sevilha FC), Joana Marchão (Servette FC), Lúcia Alves (SL Benfica) e Nelly Rodrigues (Nantes)

Médios: Ana Rute (SC Braga), Andreia Jacinto (Real Sociedad), Andreia Faria (SL Benfica), Andreia Norton (SL Benfica), Dolores Silva (SC Braga), Joana Martins (Sporting CP), Kika Nazareth (SL Benfica), Tatiana Pinto (Brighton & Hove Albion FC)

Avançadas: Ana Capeta (Sporting CP), Carolina Mendes (SC Braga), Diana Silva (Sporting CP), Jéssica Silva (SL Benfica), Nádia Gomes (Chicago Red Stars) e Telma Encarnação (CS Marítimo).

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

Francisco Neto em discurso direto:

“O grande objetivo é o apuramento para o Europeu. O segundo objetivo é ficar em primeiro lugar e voltar a um espaço onde nós temos competência para estar, que é a Liga A. Tudo iremos fazer para que isso aconteça.

O nosso ranking e aquilo que temos vindo a fazer nos últimos anos demonstra isso: somos a equipa mais cotada deste grupo e, por isso, temos de assumir esse favoritismo, mas sempre com o máximo respeito e humildade, porque sabemos que em 2017 também éramos a equipa do pote 4 [destinado às seleções com o ranking mais baixo] e não foi isso que nos impediu de atingir pela primeira vez o Campeonato da Europa.

Ainda não estamos entre as oito melhores equipas do ranking e isso vai-nos obrigar sempre a defrontar equipas acima de nós no ranking para atingirmos a fase final. É isso que temos vindo a fazer. O nível competitivo entre Portugal e as equipas de topo faz-nos acreditar que temos competência para estar ao mais alto nível contra essas equipas.

Esta nossa caminhada para o Campeonato da Europa vai ter muitos jogos e temos de encarar cada jogo como uma final e a primeira final vai ser já no dia 5 de abril"

Visão geral da caminhada de acesso ao Euro-2025:

Fase de grupos das Ligas: 3–9 abril 2024 (Rondas 1 e 2); 29 maio-4 junho 2024 (Rondas 3 e 4), 10-16 julho 2024 (Rondas 5 e 6)
Sorteio dos Play-offs: 19 Julho de 2024
Play-off 1 (2 mãos): 23–29 Outubro 2024
Play-off 2 (2 mãos): 27 Novembro–3 Dezembro 2024
Sorteio da Fase Final: 16 Dezembro 2024
Fase final: 2–27 Julho 2025 (Suíça)

 

 

 


;

Notícias