Seleção A

Preparação continua

Seleção A

Seleção Nacional na reta final de preparação para o jogo com Eslovénia

Portugal prosseguiu, este domingo, na Cidade do Futebol, a preparação para o confronto com a Eslovénia, a realizar, no próximo dia 26 de março, no Stozice Stadium, em Ljubliana, às 19h45 (hora portuguesa).

Diogo Costa, ausente da última sessão de treinos, voltou a juntar-se ao grupo e Matheus Nunes, com queixas no pé, não participou na sessão. 

Ainda antes da sessão desta tarde, Danilo Pereira e João Mário fizeram, em conferência de imprensa, a antevisão do jogo na Eslovénia.

Danilo Pereira em discurso direto:  

"Acho que foi um bom jogo contra a Suécia, muitas coisas positivas. Esses dois golos podiam ter sido evitados e é essa a exigência que temos aqui. Apesar de sermos uma equipa bastante ofensiva, com jogadores refinados tecnicamente, sabemos que se sofrermos poucos golos estamos mais perto da vitória".

"É isso que temos vindo a treinar, desde o primeiro dia que o selecionador chegou (toda a equipa procura recuperar a bola). É essa a intensidade, tanto ofensiva como defensiva, que temos de ter para poder evitar esses momentos de contra-ataque. Para uma equipa que ataca tanto como nós, temos de ter essa reação à perda para não termos dissabores. Essa reação é o que temos vindo a trabalhar e isso reflete-se nos jogos".

 "Foi um pouco estranho, sabendo que estou num âmbito de Seleção e ter dias de folga, nunca aconteceu. Sabia que não podia estar a fazer nada de muito diferente daquilo que faço aqui no estágio. Tentei estar sempre preparado para, quando voltasse, estar nas melhores condições. Acho que foi um jogo muito competente, vi muita seriedade. Muitas vezes, quando são jogos particulares, há sempre a tendência de facilitar, mas neste jogo não vi isso, vi uma equipa muito séria a cumprir o que o selecionador pedia. É assim que temos de seguir".

"Paizinho é uma expressão engraçada, no meio deles três (Vitinha, Gonçalo Ramos e Nuno Mendes) eu é que tenho de meter ordem naquilo. É bom saber que têm esse respeito saudável por mim, tento ajudá-los da melhor maneira possível, estou no PSG há mais tempo que eles e conheço bem o contexto do clube. O conselho que dou ao João Mário e a todos os mais novos é que continuem a trabalhar. Se estão na Seleção é porque têm qualidade para isso. Só têm de acreditar até ao último momento. A qualidade do João Mário está lá e sei das qualidades que tem, é o trabalho que traz o sucesso".

"Como não é uma seleção sonante a nível europeu, as pessoas têm a tendência de julgar de certa forma, mas não vejo assim. A Eslovénia tem uma boa seleção, dois pontas-de-lança que jogam bem na profundidade e com bola no pé. São muito compactos e não vai ser um jogo fácil, vamos jogar no terreno deles. Estes jogos são para isso, para treinar aquilo que podem ser os nossos adversários no Europeu".

João Mário em discurso direto: 

"Sei que, não só na minha posição mas em todas as outras, temos um grupo de excelente qualidade. Todos os jogadores que estão aqui merecem, caso contrário não eram chamados. Encaro isso da melhor forma, é sinal que estou entre os melhores. Estar aqui, para mim, é sem dúvida um enorme orgulho e um sonho. O que me cabe é continuar a trabalhar para merecer a confiança do mister e esperar que depois, em maio, possa ser convocado. Sei que é muito difícil, mas não vou deixar de trabalhar e quando chegar a hora, logo se vê".

"Contra a Suécia queríamos manter a identidade também. Acabámos por sofrer dois golos e isso é sinal que podemos melhorar, e é também por aí que temos vindo a trabalhar neste estágio. Isto só serve para os próximos jogos, já começando no próximo contra a Eslovénia".

"Olhava para muitos dos jogadores que aqui estão quando era mais novo, tenho sempre muito a aprender. Falo muito com o João Cancelo, ele também me ajuda. Estou a tentar absorver cada vez mais as ideias que o mister nos pede. Tem sido esse o meu trabalho e o meu foco, espero poder ajudar não só a equipa dentro de campo, como também fora. Nesse aspeto, os meus colegas têm-me ajudado muito".

"Quando tinha a idade deles, dos sub-19, sempre tive o sonho de chegar à Seleção principal, se perguntassem a algumas pessoas há uns anos também diziam que nunca cá ia chegar. Num ano podemos não jogar tanto, mas se continuarmos a acreditar no nosso valor e potencial, é sempre possível. Temos o exemplo do Jota, que está aqui connosco e tem um percurso que é uma inspiração. Acho que a mensagem é para acreditarem sempre no seu valor, que um dia conseguirão cá chegar também".

"O percurso do Danilo é exemplar, passo a passo está neste momento num dos melhores clubes do mundo, a jogar regularmente, com a exigência e consistência que tem vindo a demonstrar. Estar aqui com ele é um enorme privilégio. 

A Equipa das Quinas volta a treinar esta segunda-feira, às 10h00, na Cidade do Futebol. A viagem para a Eslovénia est´marcada para as 14h30 e a habitual conferência de imprensa oficial será feita no Stozice Stadium, às 19h30 (hora local)

Confira aqui os 23 convocados de Roberto Martinez:

Guarda-redes - Diogo Costa (FC Porto), José Sá (Wolverhampton Wanderers FC), Rui Patrício (AS Roma);
Defesas - João Cancelo (FC Barcelona), Diogo Dalot (Manchester United), João Mário (FC Porto), Nuno Mendes (PSG), Diogo Leite (Union Beriln), Pepe (FC Porto), António Silva (SL Benfica), Gonçalo Inácio (Sporting CP);
Médios - Danilo Pereira (PSG), Rúben Neves (Al-Hilal), João Neves (SL Benfica), Matheus Nunes (Manchester City), Otávio (Al Nassr) e Vitinha (PSG) 
Avançados - Francisco Conceição (FC Porto), Jota Silva (Vitória SC), Bruma (SC Braga), Dani Mota (Monza), João Félix (FC Barcelona) e Cristiano Ronaldo (Al Nassr).

Portugal, recorde-se, venceu, na passada quinta-feira, em jogo de preparação, a Suécia, por 5-2. 

A Seleção Nacional, apurada para o Euro 2024 da Alemanha com dez vitórias em dez jogos, realizará, além destes dois encontros, mais três partidas de preparação, em Portugal, frente a Finlândia, Croácia e República da Irlanda.

Portugal encontrará na fase de grupos do Europeu as seleções da Chéquia, Turquia e o vencedor do caminho C do play-off (Geórgia ou Grécia). 


;
;
24 de Março 2024
Foto

FPF/André Sanano

Notícias