Liga BPI

Torreense vence

Futebol Fem. - Liga BPI

Seelenfreund eleita a melhor em campo

O Torreense venceu, nesta tarde de domingo, o At. Ouriense, por 3-2, num jogo competitivo e bastante disputado, e só resolvido no último minuto (90’+7’) com mais um golo de Ava Seelenfreund, de novo a mulher do jogo. A equipa de Torres Vedras soma agora 24 pontos, ocupando a oitava posição, enquanto o seu adversário de hoje está no penúltimo lugar e com escassos 9 pontos.

Num confronto entre o At. Ouriense, lutando para sair da parte inferior da tabela classificativa, e uma equipa mais estabelecida com 21 pontos, o Torreense, o jogo prometia ser competitivo desde o seu início, aliás como se confirmou. Ambas as equipas procuraram a vitória, resultando daqui um jogo animado e equilibrado nos momentos iniciais. A equipa de Torres Vedras, cumprindo o seu papel, elevou o nível de competitividade, tornando-se mais perigosa, e soube sem grande dificuldade ameaçar a área adversária. Ava Seelenfreund, aos 6’, aproveitando uma hesitação da defesa contrária, rematou em zona frontal para defesa segura de Ana Rita Oliveira. Dois minutos depois, Rafa Sudré desassossegou a defesa do At. Ouriense, na sequência de um passe fantástico de Daniuska, e o golo só não surgiu porque Ana Rita Oliveira opôs-se com classe.

A equipa de Ourém, atravessando uma fase menos positiva no torneio, optava por ceder a iniciativa ao adversário, defendendo com determinação, mas mantendo-se atenta às oportunidades de contra-ataque sempre que as circunstâncias o permitiam. Para se aproximar da área de Leonor Faria, a equipa recorria principalmente ao futebol direto, destacando-se os remates-surpresa de Tiffany Eliadis como uma estratégia frequente. A australiana tentou por duas vezes (11’ e 16’) e o que é certo é que os seus remates, ambos fora da área, levaram o selo de perigo. O At. Ouriense procurava, pois, dar a melhor réplica, valorizando, assim, o espectáculo, num jogo aberto e competitivo, e com um sinal ofensivo mais evidente por parte do Torreense.

Não se estranhou, por isso, que as visitantes se tivessem adiantado no marcador, num golo de Daniuska, um bom golo, aos 22’, e na sequência de um pontapé de canto. Houve um alívio de bola para fora da área, a venezuelana rececionou, e disparou, na diagonal, para o 0-1, e sem qualquer hipótese para a guarda-redes. Na situação de desvantagem, e a precisar urgentemente de pontuar, a equipa da casa teve a melhor reação, e de uma assentada construiu dois lances perigosos: Cristiana Duarte (26’) rematou por cima, em situação privilegiada na área e em zona frontal, a passe de Margarida Caniço; logo depois, o At. Ouriense chegou ao golo do empate, numa das melhores jogadas deste primeiro tempo. Cristiana Duarte solicitou Tiffany Eliadis, que, no lado esquerdo do ataque, assistiu Beatriz Pinheiro, que, de pronto, rematou para o 1-1.

Deste primeiro tempo, bastante disputado, destaque-se mais uma boa oportunidade para as visitantes: Daniuska, com novo passe fantástico, desmarcou Rafa Sudré, que, por sua vez, avançou em drible para a área (38’), mas o remate saiu torto.

A segunda parte começou com a equipa de César Matias a atacar com maior intensidade, procurando desfazer o empate, embora sem criar oportunidades, e por força da competência manifestada pela defesa  contrária. O At. Ouriense adotou uma abordagem mais aventureira e competente, contrastando com um adversário mais cauteloso, que aguardava para ver até onde iria a determinação demonstrada pelo seu adversário.

Neste novo perfil de jogo apresentado, o Torreense voltou a adiantar-se, desta vez com um golo de Ava Seelenfreund (57’), de pé esquerdo, na área, a passe de Catarina Pereira. A partir daqui, e com os níveis de confiança reforçados, a equipa de Gonçalo Nunes soube controlar o jogo e o adversário, construindo jogadas com perigo, e Abigail Jacobs (68’) dispôs de uma ótima ocasião para reforçar a vantagem. Do lado contrário, só Tiffany Eliadis conseguia incomodar, mas deve ficar igualmente registado que a equipa da casa nunca se rendeu e lutou sempre pelo melhor resultado.  

Já na recta final do jogo, ou melhor, já na longa fase de compensação (7’), o At. Ouriense chegou ao empate, com um golo de Kelli Swenson, que, na sequência de um livre lateral, fez o 2-2, ao beneficiar igualmente de um deslize da guarda-redes Makenna Gottschalk, que, três minutos antes, tinha substituído a lesionada Leonor Faria. Quando tudo apontava para a divisão de pontos, as duas melhoras jogadores do Torreense construíram a jogada que resultou no 3-2. Catarina Pereira desenvolveu uma boa jogada pelo corredor esquerdo e assistiu a ponta de lança Ava Seelenfreund que, desta vez, de pé direito rematou para o 3-2, num jogo competitivo e disputado até ao último segundo.

FICHA DE JOGO

AT. OURIENSE 2-3  TORREENSE (1-1 ao intervalo)

Liga BPI
Jornada 18
Campo da Caridade

Árbitra: Bárbara Domingues
Árbitras assistentes: Inês Tomás e Cristiana Costa
Quarta árbitra: Patrícia Ferreira

AT. OURIENSE: Ana Rita Oliveira, Eliane Manbolamo, Daiane Fogel ( Cap.), Margarida Caniço (Catarina Mairos, 67’), Daniela Pereira (Jéssica Pastilha, 46’), Jéssica Pacheco (Hannah Reynolds, 90+7'), Cristiana Duarte, Tiffany Eliadis, Jéssica Gonçalves (Alexia Lima, 81’),  Kelli Swenson, Beatriz Pinheiro (Lícia Cruz, 81’).
Suplentes não utilizadas: Ana Alves, Angelina Santos, Bianca Antunes.
Treinador: César Matias
Disciplina: cartão amarelo para Daniela Pereira (41’), Daiane Fogel (63’), Eliane Manbolamo (67’).

TORREENSE: Leonor Faria (Makenna Gottschak, 88’), Giovanna Santos, Carolina Correia, Rafa Sudré (Cap.), Daniuska Pineda (Barbara Lopes, 84’),  Catarina Pereira, Ava Seelenfreund, Samara Lino, Ellie Walker, Abigail Jacobs (Rafaela Rufino, 84’), Maria Ferreira (Lara Pintassilgo, 60’).
Suplentes não utilizadas: Sara Teixeira, Cláudia Mendinhas, Chinyelu Asher, Bruna Ramos, Maria Malta.
Treinador: Gonçalo Nunes
Disciplina: cartão amarelo para Daniuska (79’), Rafa Sudré (90’+3’).

Golos: 0-1 (Daniuska, 22’), 1-1 (Beatriz Pinheiro,29’), 1-2 (Ava Seelenfreund, 57’), 2-2 (Kelli Swenson, 90’+1’), 2-3 (Ava Seelenfreund, 90’+7’).
Mulher do jogo: Ava Seelenfreund (Torreense).

Mulher do jogo

Ava Seelenfreund (Torreense)

A avançada norte-americana voltou a ser determinante nesta nova vitória. Ava Seelenfreund fez mais dois golos, o segundo e o terceiro, mas a sua ótima prestação não se limitou aos golos: a ponta de lança voltou a exibir-se num plano superior, e já é a grande referência do ataque do Torreense.

Clique aqui para conferir todos os resultados da Liga BPI


;

Notícias