Vitória do 1º Dezembro

Liga 3

Encontro da 5ª jornada da Liga 3

O 1. Dezembro venceu, nesta manhã de sábado, o Pêro Pinheiro, por 3-1, num jogo em que esteve a perder. O facto de ter actuado toda a segunda parte com mais um jogador - expulsão de Francisco Varela (44’) - ajudou à reviravolta, mas é igualmente justo destacar o momento de inspiração de Manel Liz (48’) com um grande golo. Com esta vitória, a equipa de João Nuno ultrapassa o seu adversário de hoje na tabela classificativa, ocupando agora a quinta posição com 7 pontos, enquanto o Pêro Pinheiro está no último lugar com 5 pontos. 

O jogo começou cauteloso entre duas equipas que estão a lutar para escapar à parte inferior da tabela classificativa. Com ambas cientes da importância deste confronto, adotaram uma abordagem mais conservadora, privilegiando a solidez defensiva e evitarem correr riscos desnecessários. Os jogadores demonstraram cautela em suas investidas no ataque, optando por jogadas mais seguras e mantendo uma postura defensiva sólida. Essa abordagem refletiu a pressão e a tensão associadas à situação de ambas as equipas na competição. Com pontos valiosos em jogo e a necessidade premente de conquistar um resultado positivo, foi compreensível que ambas tivessem adotado uma abordagem mais prudente neste estágio inicial do jogo. 

O Pêro Pinheiro, aos poucos, conseguiu dar um impulso ao seu futebol ofensivo, sobretudo pelo flanco direito, e foi por aí que começou a criar alguns problemas à defesa contrária. A sua equipa optou por um tipo de jogo direto, e, num desses lances bem definidos, chegou ao golo. Chiquinho, que avançou com confiança e entusiasmo por esse flanco, cruzou tenso para a grande área, surgindo, aí, Sori Diomandé, de cabeça, a rematar para o golo de abertura do jogo (17’). A partir daqui, o jogo ganhou um novo ânimo, e, então sim, as duas equipas libertaram-se muito mais das suas tarefas prudentes, e o golo do empate só não surgiu (23’) porque Juan Herrera, a passe de Manel Liz, falhou de forma incrível, ou seja, o seu remate saiu fraco e direto para o pé de um defesa, que, em cima da linha de golo, evitou o 1-1. 

Com a equipa visitante em desvantagem, os seus atletas  assumiram então o controlo do jogo, especialmente nos últimos 20 minutos da primeira parte, criando momentos embaraçosos na área adversária. Foi, pois, sem surpresa que o empate surgiu, aos 40’, quando Juan Herrera, de cabeça, completamente à vontade na área, deu a melhor sequência a um cruzamento da direita, saído do pé direito de Yerfin Lobo. Logo depois, Ruben Marques, também de cabeça, só não desfez o empate porque Francisco Enes fez uma defesa espectacular. Ainda antes do fecho desta primeira de duas fases do jogo (44’), Francisco Varela foi expulso, por acumulação de cartões amarelos. 

A jogar em superioridade numérica, o 1. Dezembro ganhou vantagem, logo aos 48’, num momento de alta inspiração do seu capitão Manel Liz. À entrada da grande área, disparou um forte remate de pé direito para o 2-1; um grande golo, sem qualquer dúvida, deste jogador que fez hoje a sua estreia como titular nesta edição da Liga 3. Pouco depois, Manel Liz teve, de novo, no seu pé direito (63’) nova oportunidade, mas, desta vez, Francisco Enes correspondeu com uma excelente defesa, mantendo, assim, a sua equipa ainda ligada ao jogo, apesar das grandes dificuldades que enfrentava - jogava com menos um e tinha permitido a reviravolta no marcador. 

Essa situação contribuiu para que o Pêro Pinheiro não tivesse conseguido reentrar no jogo, o mesmo dizer, que, apesar da boa vontade manifestada pelos seus jogadores, só por uma vez é que dispôs de uma ótima oportunidade para chegar ao golo, quando Chiquinho, bem fora da área (88’), rematou à barra, mas quando o resultado já estava 3-1, com um novo golo de Manel Liz (76’). A vitória do 1. Dezembro justifica-se, pois, num jogo em que a sua equipa entrou a perder, revelando, contudo, o mérito de ter dado a volta ao marcador, e, para tal, beneficiou bastante do facto de ter jogado toda a segunda parte com mais um jogador. 

Ficha de Jogo

PÊRO PINHEIRO 1-3  1. DEZEMBRO (1-1 ao intervalo)

Liga 3 
Fase de Manutenção, série 2
Jornada 5
Estádio do SU Sintrense 

Árbitro: José Gorjão 
Árbitros assistentes: Ricardo Saraiva e Miguel Martins 
Quarto árbitro: Bruno Costa 

PÊRO PINHEIRO: Francisco Enes, Miguel Rodeia, João Hilário (Cap.), Zé Maria (Miguel Veríssimo, 58’), Luís Pinheiro (Sidney Powell, 58’), Sori Diomandé (André Galamba, 79’), André Pedrosa (Diogo Pires, 46’), Miguel Bissula (Francisco Bastos, 68’), Francisco Varela, Bernardo Antunes, Chiquinho. 
Suplentes não utilizados: Miguel Soares, Juan Figueroa, Kenedi Oliveira, Tomás Loureiro.
Treinador: Ricardo Estrelado 
Disciplina: cartão amarelo para Francisco Varela (4’ e 44’), André Pedrosa (26’), Bernardo Antunes (70’), João Hilário (83’); cartão vermelho para Francisco Varela (44’). 

1ºDEZEMBRO: Marcelino, Duarte Henriques, Rodrigo Luis, Manel Liz (Cap.), Juan Herrera (Diogo Grácio, 62’), Gabriel Morais, Rui Batalha (Umaro Baldé, 59’), Yerfin Lobo, Lisandro Menezes (Tiago Simões, 84’), Hélder Martins (Juan Moreno, 84’), Ruben Marques ( Benny, 72’).
Suplentes não utilizados: Cauã, Tiago Santos, Diogo Coelho. 
Treinador: João Nuno 
Disciplina: cartão amarelo para Gabriel Morais (35’). 

Golos: 1-0 (Sori Diomandé, 17’), 1-1 (Juan Herrera, 40’), 1-2 ( Manel Liz, 48’), 1-3 (Manel Liz, 76’). 
Homem do jogo: Manel Liz ( 1. Dezembro).

Manel Liz ( 1. Dezembro)

Uma feliz estreia como titular nesta edição da Liga 3. Manel Liz foi o grande responsável por esta vitória, ao marcar dois golos, o segundo e o terceiro, devendo salientar-se desde já que o primeiro dos seus dois é espectacular - um potente remate fora da área. A ação do capitão foi pois determinante neste jogo, exibindo-se num plano superior. 


;

Notícias