"Game on inclusion" transformou as acessibilidades no D. Afonso Henriques

Seleção A

Iniciativa da FPF capacita acessibilidades nos estádios para incluir cada vez mais pessoas com deficiência, surdas e neurodivergentes

O jogo entre Portugal e a Suécia, de preparação para o Europeu 2024, disputado em Guimarães na passada quinta-feira, foi também palco para várias ações do projeto "Game On Inclusion", da Federação Portuguesa de Futebol, com assessoria da Access Lab.

FOTOGALERIA

Esta iniciativa transforma as acessibilidades nos estádios para incluir cada vez mais pessoas com deficiência, surdas e neurodivergentes, comprovando que cada jogo é uma oportunidade de melhorar, aprender e construir melhor para o seguinte. Depois de outras ações em partidas da selecção feminina, em Leira, a ação no esstádio D. Afonso Henriques fez-se com a implementação de um manual de boas-práticas da organização, que tem como finalidade capacitar a comunidade desportiva, estabelecendo modelos de acolhimento na experiência de jogo que façam a diferença para aqueles adeptos.

Foram preparadas várias zonas para mobilidade condicionada, produziu-se comentário áudio-descritivo para pessoas cegas ou de baixa visão, estiveram disponíveis balcões de atendimento e áreas estacionamento específicos, além de apoio exclusivo por parte de voluntários e staff da organização. Destaque ainda para a utilização de coletes sensitivos para surdos, cujas vibrações transmitem o pulsar de um jogo de futebol.

Por fim, nota ainda para a guarda de honra na entrada das equipas, protagonizada um conjunto de praticantes de Walking Football (maiores de 50 anos), enquanto os jogadores de Portugal e da Suécia eram escoltados por crianças de instituições de solidariedade social de Guimarães.

O "Game On Inclusion" voltará à ação em junho em Aveiro, no último jogo da seleção A masculina antes da partida para o Europeu 2024.


;

Notícias