Seleção Sub-19

Entrada a vencer

Seleção Sub-19

Portugal bate Grécia (2-1) no início da Ronda de Elite de acesso ao Euro.

A Seleção Nacional Sub-19 venceu, esta quarta-feira, a Grécia, por 2-1, no arraque da Ronda de Elite de acesso ao Campeonato da Europa.

FOTOGALERIA



O jogo foi bastante equilibrado desde o apito inicial, onde as duas seleções mediram forças no meio-campo com bastante intensidade. Apesar de maior posse de bola, a defesa grega mostrava-se sólida, até que uma excelente jogada pelo lado direito, que culmina num cruzamento perfeito de Tomás Marques para a cabeça do Rodrigo Ribeiro desbloqueia o marcador.
A segunda parte do jogo antevia uma reação por parte da seleção Grega. Depois de uma substituição forçada no final da primeira parte, o selecionador grego lança duas novas substituições ao intervalo com a intenção de mudar o rumo de jogo.

Portugal continuou a segunda metade como terminou a primeira, com o domínio de jogo e bastante posse de bola, com momentos bastante dinâmicos após as múltiplas substituições. No entanto, na reta final do jogo, a seleção nacional sofre um revés, de bola parada, com Christos Alexiou a aproveitar um momento de desconcentração da nossa defensiva. O minuto 85 acaba por ser determinante, com a entrada de Gustavo Varela, que aproveitou de forma perspicaz a segunda bola de um livre potente de João Vasconcelos e aos 88 minutos fez o golo que ditou a vitória portuguesa, num final de jogo emotivo.



José Lima, Treinador Nacional, em discurso direto:
“Realizámos uma boa primeira parte, deveríamos ter sido ser um pouco mais acutilantes e podíamos ir para o descanso a ganhar por 2x0. Já na segunda-parte, iniciámos bem, mas depois não conseguimos gerir tão bem o jogo, jogamos muito para trás, quando devíamos fazer a posse de bola na frente. A Grécia foi começando a acreditar e chegaram ao empate. Ganhámos o jogo com mérito mas foi um resultado difícil.”

Já em antevisão aos próximos jogos, o treinador nacional deixou claro que “o fundamental deste jogo de hoje está conseguido, nesta fase, o importante é ganhar, a Sérvia é muito difícil e quem viu o jogo contra a Dinamarca até a parte final esteve sempre empatada, acabou por perder mas esta seleção foi semifinalista, como nós, no Campeonato da Europa sub-17 e se não estivermos nos limites vamos ter muitas dificuldades”

Rodrigo Ribeiro em discurso direto:
“Qualquer seleção que esteja aqui nesta fase é forte. Sabíamos que nestes jogos aos mais pequenos detalhes se decidem o resultado, conseguimos dar a volta no final e vamos avançar com confiança para os próximos embates que temos pela frente, pois temos o objetivo de marcar presença no Campeonato da Europa.” .

A Equipa das Quinas procura iniciar a qualificação da melhor forma. No outro jogo do agrupamento, a Dinamara derrotou a Sérvia (3-1).

Portugal defronta a Sérvia (sábado, às 20h00) e Dinamarca (próxima terça-feira, 15h00). Os vencedores de cada grupo juntam-se aos anfitriões, a Irlanda do Norte, na fase final da competição que também serve de qualificação da UEFA para o Campeonato do Mundo de Sub-20 da FIFA de 2025.

FICHA DE JOGO

PORTUGAL - GRÉCIA
Ronda de Elite de acesso ao Europeu
1.ª jornada do Grupo 4
Estádio Municipal de Aveiro

Árbitro: Mohammad Usman Aslam (Noruega)
Árbitros assistentes: Jørgen Rønning Valstadsve (Noruega) e Jonathan Bell (Escócia)
Quarto árbitro: David Dickinson (Escócia)

PORTUGAL: Francisco Silva, Tomás Marques, João Muniz, Diogo Monteiro, Chissumba, Ussamane Djaló (Manuel Mendonça, 69), Dário Essugo (Gustavo Varela, 85), Rafael Luís (João Vasconcelos, 68), Fábio Jaló (Ivan Lima, 68), João Rego e Rodrigo Ribeiro (Vivaldo Semedo, 80).
Suplentes: Diogo Fernandes, Miguel Monteiro, Manuel Mendonça, Gustavo Varela, Ivan Lima, João Conceição, Luis Gomes, Vivaldo Semedo e João Vasconcelos
Treinador: José Lima
Disciplina: cartão amarelo para Tomás Marques (5) e Dário Essugo (82)

GRÉCIA: Vasileios Nicolakoulis, Charalampos Georgiadis, Nikolaos Deligiannis, Christos Alexiou, Taxiarchis Filon (Georgios Katris, 37), Vasileios Kontonikos (Antonios Papakanellos, 46), Ioannis Gkitersos, Theofanis Bakoulas (Dimitrios Kaloskamis, 88), Loukas Maroutsis (Konstantinos Gkoumas, 46), Theodoros Delianidis (Charalampos Kostoulas, 64) e Argyrios Liatsikouras.
Suplentes: Georgios Karakasidis, Georgios Katris, Antonios Papakanellos, Konstantinos Gkoumas, Dimitrios Kaloskamis, Vasileios Pasachidis, Charalampos Kostoulas e Aristeidis Andrikopoulos
Treinador: Anastasios Theos
Disciplina: cartão amarelo para Ioannis Gkitersos (30), Christos Alexiou (56), Theofanis Bakoulas (71), Nikolaos Deligiannis (89) e Konstantinos Gkoumas (90+4).

Golos: Rodrigo Ribeiro (34'), Christos Alexiou (79') e Gustavo Varela (89')


;

Notícias