Torneio Lopes da Silva

Lopes da Silva apresentado no Luso

Torneio Lopes da Silva

Edição de 2024 decorre em junho nos concelhos da Mealhada e Oliveira do Bairro

A 28ª edição do Torneio Interassociações Lopes da Silva teve a sua apresentação, esta segunda-feira, no auditório do Grande Hotel do Luso, em Aveiro.

A emblemática competição de futebol de formação português terá lugar entre os dias 23 e 30 de junho no distrito de Aveiro, nos concelhos da Mealhada e Oliveira do Bairro, numa organização da Federação Portuguesa de Futebol, com a colaboração da Associação de Futebol de Aveiro.

Nesta competição que serve de "entrada" para a primeira seleção nacional sub-15, participam os melhores jogadores de Sub-14 das 22 associações do país, num total de 440 atletas, que vão disputar 66 jogos em oito recintos nos dois municípios anfitriões.

Na cerimónia de apresentação marcou presença o presidente da FPF, Fernando Gomes, bem como o presidente da AF Aveiro, José Neves Coelho, o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, António Jorge Coelho e o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Duarte Novo.

Antes das intervenções das entidades presentes, João Vieira Pinto, diretor da FPF, deixou uma mensagem em vídeo, onde lembrou as suas duas participações em 1987 e 1988, bem como as memórias que leva dessa sua experiência, ao serviço da Associação de Futebol do Porto:

10 anos depois, na temporada 1997/1998,  Diogo Valente integrou a seleção de Aveiro, nesta que foi, na sua opinião, uma semana "incrível, de onde levo memórias para a vida, na qual aproveitei a oportunidade para me mostrar ao mais alto nível". O avançado do Salgueiros e antigo internacional português nas camadas jovens deixou ainda uma mensagem aos jovens que anseiam por integrar as suas seleções no Torneio Lopes da Silva 2024: "disfrutem, vivam este momento da melhor maneira, sem arrependimentos, pois estas lembranças, dessa semana onde conhecem pessoas de todo o país são únicas e nunca mais se repetirão".

O presidente da FPF, Fernando Gomes, começou por agradecer aos municípios: “agradecer às duas autarquias pois sem o vosso apoio não seria possível, ao longo destes anos todos, com esta direção são já doze edições do Lopes da Silva e sem esse apoio não seria possível. Uma palavra à Associação de Futebol de Aveiro, à comissão organizadora do torneio por proporcionarem momentos fantásticos a estes jovens e famílias”.

O líder federativo exalta o espírito da prova: “são experiências que ficam para toda a vida, mas acima de tudo estamos neste espaço de aprendizagem e desenvolvimento desportivo, sendo a porta de entrada para as nossas seleções. Este torneio onde participam as 22 associações distritais e regionais, que trazem a sua equipa de sub-14, fazendo o maior número de jogos possíveis no espaço de uma semana, sempre acompanhados pelas equipas técnicas nacionais”.

Fernando Gomes lembrou ainda que estes jovens são o futuro dos conjuntos nacionais: “nós temos por experiências e por vivência que grande parte dos atletas que chegam à seleção AA começaram exatamente pelo Lopes da Silva, portanto temos registos que mais de 80% dos atletas que participam nas seleções de sub-20/sub-21 iniciaram neste torneio a sua entrada nas seleções sub-15”.

Por seu turno, o presidente da AF Aveiro, José Neves Coelho, começou por explicar a selecção dos concelhos anfitriões: "a escolha de Oliveira do Bairro e da Mealhada para receber este evento deveu-se também ao objetivo de concentrarmos todas as comitivas, com todas as comodidades, na proximidade dos recintos desportivos, o que é importantíssimo para as deslocações efetivas dos atletas. Na maior parte dos jogos também teremos relva natural o que é um privilégio que abrilhantará ainda mais este torneio que bem merece".

Neves Coelho termina com um objetivo: "vamos proporcionar a todos os jovens atletas, momentos lúdicos, que vão possibilitar a partilha e conhecimentos de outros atletas das associações participantes, assim como permitir que estes momentos possam ficar gravados para todos eles".

O sorteio da 28ª edição do Torneio Lopes da Silva realizou-se, na manhã desta segunda-feira, na Cidade do Futebol. A Madeira é a atual detendora do troféu após vitória inédita da edição do ano passado, nos distritos da Guarda e Castelo Branco.


;

Notícias