Colaboradores da FPF plantam 1600 árvores e arbustos

Responsabilidade Social

Desafio verde teve lugar em Porto Salvo (Oeiras).

A Federação Portuguesa de Futebol aceitou o desafio verde lançado pela Câmara Municipal de Oeiras e participou, na manhã desta quinta-feira, numa ação de reflorestação em Talaíde, Porto Salvo. 

Os colaboradores da FPF deitaram, literalmente, as mãos à terra e ajudaram a plantar 1600 árvores e arbustos autóctones, para combater os efeitos da desertificação e contribuir para a conservação e o uso sustentável das florestas.

Entre os funcionários que participaram nesta iniciativa, estiveram os vice-presidentes da FPF, Humberto Coelho e José Couceiro, os diretores Pauleta e João Pinto, e a embaixadora da Liga BPI, Ana Teixeira.

Divididos em grupos, e aconselhados por especialistas florestais, os colaboradores federativos plantaram em Talaíde dez espécies diferentes: sobreiro, carvalho cerquinho, acer, azinheira, jasmim amarelo, urze, aderno, pilriteiro, murta e medronheiro.

Esta ação insere-se no Plano Estratégico de Arborização de Oeiras, um concelho com 171 mil habitantes e 140 mil árvores. A autarquia liderada por Isaltino Morais, que acompanhou os trabalhos dos funcionários da FPF nesta quinta-feira, deseja que o número de árvores iguale o número de cidadãos residentes no concelho.

Sustentabilidade ambiental é objetivo prioritário da FPF
A sustentabilidade ambiental é um objetivo prioritário para a Federação Portuguesa de Futebol, desde que Fernando Gomes assumiu a direção do organismo, em 2011.

Em Portugal, a FPF tomou a dianteira na luta pela sustentabilidade no desporto através da adoção de um Sistema de Gestão Ambiental em conformidade com a Norma Internacional ISO 14001.

Um desses casos é a sua sede, a Cidade do Futebol, que, entre outras coisas, implementou a separação de lixo, o reaproveitamento de excedentes alimentares, painéis solares para aquecimento das águas sanitárias, filtragem de água para consumo de atletas e funcionários, e tratamento de campos de futebol com recurso a aparelhos elétricos e não a químicos.

O organismo também se comprometeu a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em todos os seus eventos e impõe um cunho sustentável até em atividades extradesportivas, como é o caso da venda de produtos através da sua loja online, a Portugal Store.

A FPF também tem procurado incutir as melhores práticas ambientais aos clubes das competições que organiza, transmitindo-lhes conhecimento e a formação necessária para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

POLÍTICA AMBIENTAL DA FPF

 

 


;

Notícias