FPF associa-se ao Dia Internacional das Pessoas com deficiência

Responsabilidade Social

Projeto Game on Inclusion em parceria com a AcessLab arranca no Portugal-Franca, em Leiria

Este domingo, dia 3 de dezembro, celebra-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, uma data comemorativa promovida, desde 1992, pela ONU.

O dia é assinalado para promover uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas, numa sociedade que se quer mais justa e inclusiva para todos.

Por tudo isto, a Federação Portuguesa de Futebol e a Access Lab abraçam o “Game on Inclusion” que terá o seu pontapé de saída no jogo entre as seleções femininas de Portugal e França, dia 5 de dezembro, no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.

“Game on Inclusion” é um projeto da UEFA HatTtrick  integrado em programa que redistribui às federações as receitas da fase final do Campeonato da Europa para investimento em iniciativas de desenvolvimento do futebol.

O futebol tem o poder de mudar o mundo, de unir pessoas, de criar momentos únicos e de ultrapassar barreiras ao promover a inclusão. Um desporto que tem a obrigação de proporcionar uma plataforma para a participação de pessoas com deficiência, mostrando as suas habilidades e capacidades num campo de jogo igualitário.

De acordo com os censos 2021, 1 milhão e 85 mil pessoas têm algum tipo de deficiência ou incapacidade em Portugal, sendo parte significativa destas pessoas também adeptas de futebol, devido à ligação emocional do país ao chamado desporto rei.

Através de práticas inclusivas e instalações acessíveis, este projeto da FPF e da Access LAB pretende capacitar pessoas com deficiência, promover mudanças sociais e criar um mundo mais equitativo e inclusivo para todos.

Será definida uma matriz com quatro jogos e quatro momentos formativos para que Portugal dê os próximos passos para a inclusão no público que acompanha o futebol, com um diagnóstico e plano de ação para quatro estádios aos quais serão entregues soluções para que se tornem mais acessíveis, com espaços de treino seguros para todos.

O primeiro momento formativo fará uma abordagem geral sobre a deficiência, sucedendo-se a comunicação, o atendimento e, por último, uma sessão de balanço e revisão de todas as ações.

Para qualquer questão relacionada com o tema pode contactar a FPF através do email: [email protected].

 

 


;

Notícias