Relatos audiodescritivos e língua gestual nos ecrãs

Responsabilidade Social

Portugal-Eslováquia foi evento com boas práticas de inclusão, diversidade e sustentabilidade ambiental.

A inclusão e a diversidade foram marcas importantes do encontro desta sexta-feira entre Portugal e Eslováquia, disputado no Estádio do Dragão. 

Além de disponibilizar, como habitualmente, um serviço de Comentário Audiodescritivo, destinado a pessoas com deficiências visuais, a Federação Portuguesa de Futebol garantiu a tradução para língua gestual de alguns momentos pré e pós-jogo, com o hino nacional e os discursos de boas-vindas e encerramento do 'speaker' da partida a serem interpretados nos ecrâs gigantes do estádio.

A sustentabilidade ambiental foi outro carimbo deste encontro da Seleção Nacional. Com certificação ambiental ISO 14001, atribuída pela APCER, a FPF tem reforçado o compromisso que assumiu com a proteção do ambiente, e nesse sentido, procurou diminuir riscos ambientais no Estádio do Dragão, com a utilização de copos reutilizáveis [numa ação em parceria com a Sagres], a separação total de resíduos e a reutilização de diversos materiais, entre outras boas práticas ambientais.

Os relatos audiodescritivos, a tradução para língua gestual e a sustnetabilidade ambiental estão contempladas no novo Plano Estratégico de Responsabilidade Social da FPF, aprovado em 31 de julho, sob o título 'Futebol com Propósito'.

O plano assenta em cinco Áreas de Atuação (Organização Interna FPF; Eventos FPF; Sócios e Parceiros; Ecossistema do Futebol; Sociedade), e em 11 Políticas, sete das quais relacionadas com Direitos Humanos (Anti-Racismo; Proteção de Crianças e Jovens; Igualdade e Inclusão; Futebol para Todos; Saúde e Bem-Estar; Apoio aos Refugiados; Solidariedade e Direitos) e quatro relativas à Sustentabilidade Ambiental (Economia Circular; Proteção Climática; Sustentabilidade dos Eventos; Sustentabilidade das Infraestruturas). Leia AQUI

 

 


;

Notícias