"Todos estão convocados para a equipa de saúde mental!"

Saúde

É comemorado esta terça-feira o Dia mundial da saúde mental

O projecto "Sentinelas de Saúde Mental" da Federação Portuguesa de Futebol tem o intuito de contribuir para a elevação da literacia emocional no contexto do desporto de formação, sendo uma iniciativa da FPF destinada a formar e capacitar os clubes na área da Saúde Mental.

Foi também com os mesmos objetivos deste projecto de combater o preconceito, o estigma e promover o conhecimento sobre saúde mental que a Federação Mundial da Saúde Mental criou, em 1992, o Dia Mundial da Saúde Mental, que se assinala anualmente a 10 de outubro.

A FPF associa-se à data e divulga hoje um vídeo onde participam atletas e especialistas 'convocados' pelo Selecionador Nacional, Roberto Martínez.

A iniciativa "Sentinelas de Saúde Mental" foi lançada profundamente ancorada no reconhecimento dos diferentes impactos que o desporto pode ter na sociedade em geral. Nesse sentido, a FPF desenvolveu o projeto com o Grupo de Atuação em Psicologia e Performance (GAPP), sob coordenação científica de Ana Bispo Ramires, numa amostra alargada de clubes de futebol em Portugal.

Atendendo ao panorama nacional no que respeita à saúde mental dos portugueses, nomeadamente dos jovens, entendeu-se desta forma contribuir para uma melhor análise desta realidade através de um programa de intervenção que pretende trazer conhecimento e ferramentas de atuação para todos os agentes envolventes no desporto jovem.

A iniciativa tem o apoio do programa Hattrick Responsabilidade Social da UEFA e vai impactar, neste primeiro ano de arranque, 300 clubes portugueses.

EQUIPA RESPONSÁVEL

Atualmente, o GAPP enquadra um conjunto de Psicólogos especialistas em Psicologia do Desporto, cuja intervenção se encontra suportada, sempre que assim se justifique, por uma vasta equipa de especialistas de áreas tão distintas como a da Investigação e Intervenção em Psicologia e Performance, a da Psicologia Clínica, da Especialização em Psiquiatria, EMDR e Trauma ou da Nutrição Clínica e de Alto Rendimento – áreas estas que alavancam uma compreensão global do funcionamento humano, assentes no mais recente conhecimento científico que se encontra a ser produzido (nacional e internacionalmente).

Os Consultores em Psicologia do Desporto que integram esta equipa são membros efetivos da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com Especialização em Psicologia do Desporto, conferindo à sua atuação os mais elevados padrões éticos e de competência na prática profissional.

A transdisciplinaridade que caracteriza e enriquece as práticas individuais e multidisciplinares, definem este grupo de uma forma tão inequívoca como a sua paixão e motivação para a capacitação e otimização de indivíduos e organizações.

O projeto "Sentinelas de Saúde Mental" está incluído no novo Plano Estratégico de Responsabilidade Social da FPF, aprovado em 31 de julho, sob o título 'Futebol com Propósito'.

O plano assenta em cinco Áreas de Atuação (Organização Interna FPF; Eventos FPF; Sócios e Parceiros; Ecossistema do Futebol; Sociedade), e em 11 Políticas, sete das quais relacionadas com Direitos Humanos (Anti-Racismo; Proteção de Crianças e Jovens; Igualdade e Inclusão; Futebol para Todos; Saúde e Bem-Estar; Apoio aos Refugiados; Solidariedade e Direitos) e quatro relativas à Sustentabilidade Ambiental (Economia Circular; Proteção Climática; Sustentabilidade dos Eventos; Sustentabilidade das Infraestruturas). Leia AQUI

 


;

Notícias