Supertaça em Varsóvia

Supertaça Europeia

Escolhidas também as sedes dos Europeus de sub-17 e sub-19

O Comité Executivo da UEFA decidiu atribuir a Varsóvia, na Polónia, a final da Supertaça de futebol que está marcada para 14 de agosto de 2024. O encontro que opõe os vencedores da Liga dos Campeões e da Liga Europa realizar-se-á no Estádio Nacional da capital polaca.

Na reunião do Comité, realizado esta terça-feira em Limassol (Chipre), foram também designados os países anfitriões das fases finais das seguintes competições:

Euro sub-17 feminino: Irlanda do Norte (2026) e Finlândia (2027)

Euro sub-17 masculino: Albânia (2025), Estónia (2026) e Letónia (2027)

Euro sub-19 feminino: Bósnia-Herzegovina (2026) e Hungria (2027)

Euro sub-19 masculino: País de Gales (2026) e Israel (2027)

Rússia com luz verde

A UEFA autorizou a seleção sub-17 da Rússia a participar nas competições organizadas sob sua tutela. O organismo entende que “as crianças não devem ser punidas por ações que têm como responsáveis os adultos. É lamentável que, devido ao conflito persistente, uma geração de menores seja privada do seu direito de competir no futebol internacional”.

Assim os jovens russos podem voltar a competir, mas jogarão em campo neutro e sem utilizar o equipamento do país, sendo que o hino não será ouvido nas cerimónias pré-jogo.

Governação e Congresso

O Comité Executivo da UEFA adotou um novo quadro de governação para as federações destinado a melhorar e capacitar os seus 55 membros de padrões de governação e boa gestão.

Ao abrigo do plano estratégico “Juntos pelo futuro do Futebol 2019/24”, o programa abrange áreas como a transparência, integridade, fiscalização e controlo, procedimentos e políticas.

Por último, o próximo Congresso da UEFA terá lugar em Paris, a 8 de fevereiro de 2024, data em que se realizará, também na capital francesa, o sorteio da fase de grupos da Liga das Nações 2024/25.


;

Notícias