Práticas realizadas no decorrer da Supertaça com objetivo de preservação do meio ambiente
O encontro entre o Sport Lisboa e Benfica e o Futebol Clube do Porto que terminou com os encarnados a erguerem o troféu da Supertaça Cândido de Oliveira Vodafone, recebeu a distinção de 'EcoEvento' atribuída pela ERSUC - Resíduos Sólidos do Centro, S.A.
Uma designação que distingue os eventos que são exemplares no domínio da sustentabilidade, tendo em conta o planeamento, implementação e promoção de medidas ambientais adequadas.
Os objetivos destes "EcoEventos" são minimizar o impacto ambiental, promovendo uma gestão de resíduos adequada, separação de resíduos de embalagem recicláveis e recolha seletiva e encaminhamento para reciclagem das quantidades recolhidas, produzidas neste evento que dá o "pontapé de saída" para a época desportiva 2023/2024.
Tendo em conta todos estes parâmetros, os excedentes alimentares das zonas de hospitalidade, por exemplo, foram entregues à ONG Refood Aveiro.
Decorreu ainda uma ação de sensibilização de recolha e separação de beatas de cigarro dos fumadores das zonas exteriores do Estádio Municipal de Aveiro, onde foi também possível entregar aos adeptos que se dirigiam para o recinto desportivo pequenos cinzeiros portáteis para não serem atiradas mais beatas para o chão e contribuir, assim, por um planeta mais amigo do ambiente. Esta ação esteve a cargo da Tabaqueira.
Recorde-se que a Federação Portuguesa de Futebol foi, recentemente, certificada pela APCER com o Sistema de Gestão Ambiental, de acordo com a norma internacional ISO 14001, diretriz com mais de 420 mil certificados emitidos em todo o mundo.
Política dos 3 'R' em eventos da FPF
A gestão de resíduos é uma das prioridades da federação na organização dos seus eventos, sendo que a politica dos 3 R’s (redução, reutilização e reciclagem) tem sido incrementada gradualmente na gestão dos eventos organizados pela Federação.
CONHEÇA A ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE FPF ATÉ 2030 - Futebol com Propósito