SDG Striker apresenta as considerações finais do projeto

Responsabilidade Social

Apresentados os resultados que pretendem servir de inspiração para que outros clubes e federações europeias adotem medidas de sustentabilidade semelhantes

O projeto SDG Striker arrancou em janeiro de 2021 e durante os 30 meses contou com a parceria da FPF para implementar e comunicar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A iniciativa Erasmus+ SDG Striker conta com as parceiras da Ecoserveis, da Energieinstitut An Der Johannes Kepler Universitat Linz (EI-JKU), da European Football For Development Network (EFDN) e das federações de futebol de Portugal (FPF), Escócia (SFF) e Noruega (NFF).

O projeto desenvolveu-se à volta do futebol português, escocês e norueguês e apresenta agora os casos de sucesso para uma adaptação às mudanças regulamentares e para motivar o desenvolvimento de iniciativas que visem os objetivos de desenvolvimento sustentável também no setor desportivo.

Neste contexto, surgem iniciativas, não só para mitigar a poluição com plásticos, mas também para melhorar a sustentabilidade a nível global, nos seus pilares ambiental, social, económico e ambiental. As federações norueguesa, escocesa e portuguesa são um exemplo de sucesso através da participação no projeto SDG Striker, financiado pela União Europeia no âmbito do Programa Erasmus+, que visa promover os ODS no setor do futebol e desporto.

Estes são casos de sucesso que podem servir de inspiração para que outros clubes e federações europeias adotem medidas de sustentabilidade semelhantes, preparando-os para as próximas mudanças no setor desportivo. Mudanças como a proibição do uso de microplasticos na relva artificial, que tem um período de transição de 8 anos, e os efeitos da crise energética e da crise climática. O projeto SDG Striker disponibiliza uma série de manuais que incluem um guia passo a passo sobre como replicar os pilotos das federações escocesa, norueguesa e portuguesa, dando conselhos e lições aprendidas para ultrapassar os obstáculos identificados.

Está a ser disponibilizado um inquérito para os atores relevantes no setor desportivo para avaliar o estado atual das medidas de sustentabilidade em clubes e federações de futebol em toda a Europa. Este estudo visa reunir informações sobre como o projeto SDG Striker pode contribuir, como se processa a disseminação e como comunicar os seus resultados. A sua valiosa contribuição irá ajudar a entender as necessidades e oportunidades para promover a sustentabilidade no futebol.

INQUÉRITO


;

Notícias