Sentinelas  de Saúde Mental: FPF aposta na formação dos clubes

Saúde

Saúde mental é um tema da comunidade e não de um grupo restrito de indivíduos.

“Sentinelas  de Saúde Mental" é o nome da nova iniciativa da FPF destinada a formar e capacitar clubes na área da Saúde Mental. 

Os objetivos do programa de responsabilidade social passam por dotar a comunidade do futenbol com os conhecimentos e ferramentas que, de forma precoce, possibilitem o desenvolvimento de ecossistemas seguros e programas de desenvolvimento de mecanismos de identificação rápida e intervenção imediata em situações de potencial risco

Neste sentido, a Federação Portuguesa de Futebol vai promover a literacia em saúde mental na vasta comunidade que os clubes de futebol representam; fomentar a participação dos clubes na elevação dos indicadores de saúde mental dos mais jovens; discutir critérios para a promoção de contextos de segurança em termos de saúde mental; e, igualmente, dotar os clubes da informação necessária para o despiste precoce de possíveis alterações em termos da saúde mental no seu seio.

O projeto, com 12 meses de duração prevista, tem de o apoio do programa Hattrick Responsabilidade Social da UEFA e vai impactar, neste primeiro ano de arranque, 300 clubes portugueses.

A cordenação clínica do projeto será uma parceria da FPF com a Coordenação clinica do projeto,  parceria FPF com o GAPP - Grupo de Atuação em Psicologia & Performance, liderado por Ana Bispo Ramires. 

Ana Bispo Ramires é licenciada em Psicologia pelo ISPA, na área Clínica, obteve o grau de Mestre em Psicologia Desportiva pela Universidade do Minho e encontra-se atualmente em programa de Doutoramento na Universidade das Ilhas Baleares, aprofundando o conhecimento no cruzamento das áreas de Saúde Mental e Performance de Excelência.

Graduou-se em “Mental Health in Elite Sports” pelo COI (Comité Olímpico Internacional) e possuiu as Especialidades de Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia do Trabalho e Organizações e ainda a Especialidade Avançada de Psicologia do Desporto pela Ordem dos Psicólogos Portugueses .

Integra, desde o final de 2017, a Direção de Medicina do Comité Olímpico de Portugal, na especialidade de Psicologia Clínica e Desporto e, a partir 2022, o GAPO (Gabinete de Apoio à Preparação Olímpica) da Direção Desportiva da mesma organização, assumindo esta mesma responsabilidade na Missão Olímpica Tokyo 2020 e Paris 2024 (NOC Team).

Com esta iniciativa pretendemos atingir os Objetivos de Desevolvimento Sustentável:


;

Notícias