Seleção visita escolas de Tondela

Saúde

Seleção Nacional sub-17 visitou, esta quinta-feira, duas escolas de Tondela.

A Seleção Nacional sub-17 visitou, esta manhã de quinta-feira (23 de março), o Agrupamento de Escolas Cândido Figueiredo, no âmbito do projeto "Bola Mágica".

A comitiva da seleção, composta por 20 atletas e 14 elementos da equipa técnica e diretores da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), esteve presente, ao final da manhã, no agrupamento de escolas, onde contactou com alunos do 1º ciclo, em particular com duas turmas envolvidas no projeto “Bola Mágica”, que pretende melhorar as competências motoras e os índices de felicidade das crianças.

O “Bola Mágica” é um projeto piloto que a FPF está a implementar em 44 escolas primárias de todo o país, alcançando cerca de 1600 crianças.

No Agrupamento de Escolas Cândido de Figueiredo, os jogadores sub-17 distribuíram autocolantes, sorrisos, jogaram à bola e até deram autógrafos.

A seleção passou também, esta quinta-feira, pela Secundária de Tondela onde participou num encontro com alunos do 10º ano.

“A ideia é trazer a seleção à escola”, adiantou Arménio Pinho, diretor da FPF. 

“Este é um dos 23 programas da Federação. Queremos aumentar o número de atletas, passar dos mais de 200 mil para os 400 mil em 2030, dos quais 75 mil do sexo feminino. Queremos também contribuir para a atividade física das crianças”, explicou Arménio Pinho, diretor da FPF.

“Trazemos os atletas às escolas para que os alunos vejam que eles são pessoas normais, que estudam e jogam e qualquer um pode ser igual. Este é um momento histórico de a seleção vir à escola e queremos continuar a fazer isto no futuro, isto é, onde estivermos queremos ir às escolas”, conclui o dirigente da FPF.

A visita a este agrupamento, que faz parte do projeto piloto, foi acompanhada pela presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carla Borges, que ao fpf.pt enfatizou a importância desta iniciativa federativa para a comunidade educativa: "para nós, este projeto é fundamental porque permite-nos levar à crianças, aos alunos do primeiro ciclo, uma perspetiva muito importante que é a necessidade da prática desportiva e começar logo muito cedo a prática. A importância de induzir às camadas mais jovens esta necessidade e as vantagens e mais valias não só para a saúde física, mas também psicológica. Este projeto "Bola Mágica" tem depois outra vertente muito importante que é a possibilidade de verificarmos também do ponto de vista científico os efeitos positivos da prática desportiva, portanto, o facto de ser um projeto monitorizado e acompanhado pela comunidade científica, académica e pela FPF é uma grande mais-valia. Posto isto, o que me resta aqui dizer no que diz respeito a este projeto é dar os parabéns à Federação Portuguesa de Futebol por ter tomado esta iniciativa e agradecer-lhes o desafio que lançaram ao município de Tondela de participarmos na "Bola Mágica", que para nós tem uma grande importância. Da nossa perspetiva e se nos voltarem a lançar este desafio é um projeto para continuar".

Relativamente à visita da Equipa das Quinas, a autarca elogia a ação: "A visita da Seleção Nacional sub-17 é um momento mágico. Os alunos dos dois agrupamentos ficaram muito entusiasmados pois não estavam a contar ver os jogadores da seleção, os seus heróis. É muito importante este tipo de iniciativas também pela proximidade com que estes jogadores trazem, a simpatia e acolhimento que mostraram às crianças é um exemplo. Ainda para mais sendo jogadores mais jovens, as pessoas que eles acompanham diariamente pela televisão e até pelos cromos ou cadernetas depois materializar isso numa presença física é muito importante. No fundo, é a cereja no topo do bolo no culminar deste projeto".

A seleção sub-17 regressa a Tondela já no próximo sábado. Às 15h00 defronta a seleção da Polónia, no estádio João Cardoso, um jogo a contar para a 2ª jornada da Ronda de Elite de acesso ao Euro.

Com esta iniciativa pretendemos atingir os Objetivos de Desevolvimento Sustentável:

 

 


;

Notícias