Triunfo diante da Turquia

Seleção Sub-16

A Equipa das Quinas venceu o segundo encontro do Torneio das Quatro Nações, por 2-1.

A Seleção Nacional sub-16 venceu, este domingo, a Turquia, por 2-1, em jogo a contar para a segunda jornada do Torneio das Quatro Nações, que se realiza na Cidade do Futebol, até ao próximo dia 18 de outubro. 

Depois do triunfo por 2-1, frente à Dinamarca, os comandados de João Santos repetiram nova vitória, desta feita diante da congénere turca, que averba a segunda derrota na competição, depois de ter perdido diante da Bélgica, por 0-3, no jogo inaugural.

Relativamente ao jogo, a Equipa das Quinas entrou praticamente a vencer, com um golo pleno de oportunidade de Afonso Sousa (5'). Ainda antes do intervalo, João Trovisto (41') dilatou a vantagem portuguesa.

A reação turca chegou no início da segunda parte, por intermédio de Mustafa Hekimoglu (48'). Contudo, este tento viria a revelar-se insuficiente para alterar o rumo dos acontecimentos da partida e Portugal viria mesmo a vencer o encontro.

João Santos, Treinador Nacional, em discurso direto:

"Acho que foi uma boa vitória, justa e merecida. Fizemos uma primeira parte muito bem conseguida, com qualidade. Criámos várias oportunidades para fazer golos. Na segunda parte, também criando muitas oportunidades, a Turquia já reagiu um bocadinho, mas soubemos defender e unir-nos quando tivemos que o fazer. Para esta juventude que vai crescendo, acho que acaba por ser mais uma vitória a juntar àquelas que já têm e que dá maturidade. Agora é corrigir o que não correu tão bem e melhorar ainda mais o que fizemos de bem. 

A equipa está a crescer. Trouxemos para este torneio sete novos jogadores, que nunca tinham sido internacionais. Isso também ajuda a integrar e demonstra a qualidade que existe nesta geração. Há muita gente que continua na nossa observação e a fazer parte de um leque um bocadinho mais alargado que estes 22. É uma prova que temos qualidade e a prova do trabalho, e isso não podemos deixar de enaltecer, nos clubes e a qualidade da formação dos clubes, que nos ajuda a ter mais sucesso."

FICHA DE JOGO

PORTUGAL - TURQUIA (2-0 ao intervalo)

Torneio das Quatro Nações 
Cidade do Futebol
Árbitro: Pedro Ramalho
Assistentes: Rúben Silva e Márcio Azevedo 
4.ª árbitro: Rui Madeira

PORTUGAL: Tiago Leitão, Afonso Meireles - Cap. (Dinis Telehovschi, 66'), João Trovisco (Afonso Vieira, 54'), Duarte Soares (Edgar Mota, 54'), Atanásio Cunha (Duarte Nogueira, 66'), Afonso Sousa (Rafael Mota, 45'), Denilson Santos (João Capucho, 45'), Gonçalo Pinto, Afonso Patrão (Tomás Gomes, 54'), Rodrigo Monteiro (Eduardo Fernandes, 45') e Manuel Miranda (João Martins, 54').
Suplentes: Diogo Ferreira e André Cambão.
Treinador: João Santos
Disciplina: cartão amarelo a Afonso Meireles (57') e a Rafael Mota (65').

TURQUIA: Ömer Bircan Camci - Cap., Arda Ünvay, Emirhan Altundag (Emre Akboga, 45'), Marwin Yüsün (Mert Efe Batmaz, 45'), Ahmet Kaan Öztürk, Mustafa Hekimoglu, Altug Tinaz (Sahin Alakus, 60'), Yusuf Yazar (Sarp Kaçar, 40'), Darwin Soylu (Ömer Faruk Akyüz, 74'), Arel Polat (Mehmet Çetin, 60') e Efe Yer (Ismail Sefa Mestanlar, 40').
Suplentes não utilizados: Kerem Matisli, Burak Reçber, Berk Metin Erdogan, Samed Özkaya, Arda Ibrahim Akgün e Egemen Aydin.
Treinador: Ömür Serdal Altunsöz.  
Disciplina: cartão amarelo a Sarp Kaçar (90+5').

Golos: 1-0 por Afonso Sousa (5'); 2-0 por João Trovisto (41'); 2-1 por Mustafa Hekimoglu (48')

Eis a lista de convocados:
FC Porto: 
Duarte Nogueira, Gonçalo Pinto e Manuel Miranda;
Rio Ave: André Cambão
SC Braga: Afonso Patrão, Afonso Sousa, Edgar Mota, João Trovisco e Tomás Gomes;
SL Benfica: Dinis Telehovschi, Diogo Ferreira, Duarte Soares, Eduardo Fernandes e João Capucho;
Sporting CP: Atanasio Cunha, Denilson Santos, Rafael Mota e Tiago Leitão;
Vitória SC: Afonso Meireles, Afonso Vieira, João Martins e Rodrigo Monteiro

Eis o programa geral:

16 de outubro de 2022 | domingo:
16h00: jogo Portugal x Turquia

17 de outubro de 2022 | 2.ª feira:
11h00: treino

18 de outubro de 2022 | 3.ª feira:
14h00: jogo Portugal x Bélgica (Cidade do Futebol)

Eis o programa completo do Torneio das Quatro Nações:

14 de outubro de 2022:
Portugal 2-1 Dinamarca 
Turquia 0-3 Bélgica 

16 de outubro de 2022:
11h00: Bélgica x Dinamarca (Relvado 3 da Cidade do Futebol)
16h00: Portugal x Turquia (Relvado 1 da Cidade do Futebol)

18 de outubro de 2022:
11h00: Turquia x Dinamarca (Estádio Nacional)
14h00: Portugal x Bélgica (Relvado 1 da Cidade do Futebol)


;

Notícias