Webinar sobre procedimentos ambientais no futebol

Responsabilidade Social

Esta sexta-feira, no âmbito do projeto GOALS, no qual a FPF está envolvida.

Tem lugar na próxima sexta-feira, 30 de setembro, a partir das 10 horas, um webinar sobre standards ambientais no futebol.

A inscrição é gratuita e pode ser efetuada AQUI.

Os oradores serão Luca Marrucci, da Escola Superior de Sant'Anna (Pisa), líder de projeto, e Aidan Byrne, responsável pela área de sustentabilidade no estádio Aviva, em Dublin, anteriormente conhecido por Lansdowne Road e que serve essencialmente as seleções irlandesas de futebol e râguebi.

O projeto Erasmus GOALS arrancou no início de 2021 e estende-se até 2023. Tem como objetivo ajudar as organizações ligadas ao futebol a melhorarem os seus procedimentos ambientais, através da implementação de melhorias estruturais de gestão (federações) e de ações operacionais sustentáveis (clubes), incidindo particularmente no âmbito do futebol feminino e de formação. Está também prevista a criação de uma ferramenta eletrónica, de uso generalizado na Europa, para medida da pegada ambiental de instituições e eventos. A iniciativa é cofinanciada pelo projeto Erasmus+, da União Europeia, e a FPF é uma das três federações internacionais envolvidas. As outras são a romena e a kosovar, juntando-se-lhes o Real Bétis, a Escola Superior de Sant'Anna (Itália) e a ESSMA (associação europeia de estádios). A iniciativa conta ainda com o apoio da UEFA e da Federação da República da Irlanda.

Responsabilidade social

A participação da FPF no projeto europeu GOALS insere-se na política de atuação da Federação Portuguesa de Futebol, que promove sempre a obediência aos mais elevados padrões éticos, sociais e de responsabilidade ambiental, procurando diminuir o impacto do futebol e de toda a atividade da FPF no meio ambiente, sempre na defesa de um planeta melhor.

Nesse sentido, a Federação tem dado passos importantes e inovadores, nos quais se destaca a utilização de painéis solares na Cidade do Futebol, para produção de águas quentes sanitárias e de água filtrada, através de um complexo sistema de equipamentos de purificação. O sistema de iluminação está a ser progressivamente substituído por lâmpadas LED, há reciclagem de lixo, aproveitamento de sobras de comida, renovação da maquinaria com aparelhos elétricos e os produtos para tratamento dos relvados tendem a ter cada vez maior percentagem de compostos orgânicos. Estas são algumas das ações levadas a cabo para tornar a Cidade do Futebol sustentável e amiga do ambiente.


;

Notícias