Seleção A Futsal

Portugal com Bielorrússia e Lituânia na qualificação para o Mundial

Futsal - Seleção A

A Equipa das Quinas ficou no Grupo 4 na Ronda Principal de Qualificação para o Campeonato do Mundo de Futsal. Jorge Braz já analisou os adversários.

Foi sorteado esta quinta-feira na sede da UEFA, em Nyon, o calendário de jogos da Ronda Principal de Qualificação para o Campeonato do Mundo de Futsal.

A FPF esteve representada por Pedro Dias, Diretor da FPF, Jorge Braz, Selecionador Nacional, e Mário Pereira, Team Manager.

Nesta primeira fase, a Equipa das Quinas está inserida no Grupo 4 e irá defrontar Bielorrússia e Lituânia, em jogos fora e em casa. Os vencedores dos grupos, assim como os quatro melhores segundos classificados, seguem diretamente para a Ronda de Elite. Os restantes oito segundos classificados terão de passar por um playoff.

Olhando para o histórico da Seleção Nacional com os Lituanos, registam-se duas partidas (2011 e 2000), com dois triunfos portugueses. Com os bielorrússos o histórico de confrontos é mais longo. Foram seis os jogos entre Portugal e Bielorrússia, com a Equipa das Quinas a vencer cinco encontros e um empate registado. O último jogo entre as equipas foi na Póvoa de Varzim, em janeiro de 2020, a contar para a qualificação para o Mundial de 2021.

Esta primeira fase de qualificação será disputada até 8 de março de 2023, sendo que a Ronda de Elite, cujo sorteio está agendado para 5 de julho de 2023, será concluída até 20 de dezembro de 2023.

Jorge Braz, Selecionador Nacional, em discurso direto:
- "Ao olhar para este sorteio e para todos os grupos, é difícil perspetivar jogos que serão desequilibrados. Há equipas que são favoritas, mas haverá complicações para toda a gente e nós, com Bielorrúsia e Lituânia, não seremos exceção. A Lituânia competiu bem na fase de grupos do Mundial e estão a evoluir muito. A Bielorrússia é uma equipa que está sempre na discussão para estar nas fases finais e lembramo-nos muito bem da dificuldade que tivemos em vencê-los na Póvoa de Varzim, em 2020".

 - "Acima de tudo, temos um respeito enorme por ambas as Seleções. Vamos prepararmo-nos muito bem para estes quatro jogos, casa e fora, para vencermos o grupo e para estarmos na Ronda de Elite. Como sempre digo, vamos olhar para o nosso trabalho, para a nossa preparação, organizarmo-nos muito bem para quando chegarmos aos jogos estarmos no nosso melhor nível. Queremos impor o nosso favoritismo e o colocar em campo toda a nossa vontade em estar na fase seguinte"



Eis a composição de todos os grupos:
Ronda Principal

Grupo 1 - Espanha, Moldávia e Chipre
Grupo 2 - Geórgia, Bélgica e Áustria
Grupo 3 - Chéquia, Bósnia e Herzegovina e Arménia
Grupo 4 - Portugal, Bielorrússia e Lituânia
Grupo 5 - Cazaquistão, Eslovénia e Montenegro
Grupo 6 - Azerbaijão, Polónia e Grécia
Grupo 7 - Croácia, Hungria e Israel
Grupo 8 - Finlândia, Roménia e Dinamarca
Grupo 9 - Sérvia, França e Noruega
Grupo 10 - Itália, Macedónia do Norte e Suécia
Grupo 11 - Ucrânia, Países Baixos e Kosovo
Grupo 12 - Eslováquia, Letónia e Alemanha

Datas dos jogos
12 a 21 de setembro de 2022
3 a 12 de outubro de 2022
6 a 9 de novembro de 2022
27 de fevereiro a 8 de março de 2023

Calendário:
Ronda principal: 12 grupos com jogos em casa e fora, disputados até 8 de março de 2023
Sorteio do playoff da Ronda Principal: 10 de março de 2023
Playoff da Ronda Principal: 10 até 19 de abril de 2023

Sorteio da Ronda de Elite: 5 de julho de 2023
Ronda de Elite: grupos com jogos em casa e fora, disputados até 20 de dezembro de 2023
Sorteio do playoff da Ronda de Elite: 25 de janeiro de 2024
Playoff da Ronda de Elite: 8 até 17 de abril de 2024

Ainda não está definido o local e a data do Mundial 2024.


;

Notícias