Seleção A

Memórias da Seleção que brilhou no Brasil

Seleção A

Faz hoje 50 anos que Portugal disputou a final da Minicopa

Dois anos depois do Campeonato do Mundo que conquistou no México, o Brasil organizou um ‘outro Mundial’, batizado de Minicopa, para comemorar os 150 anos da sua independência.

Portugal foi um dos países convidados a participar na Taça da Independência que reuniu 20 seleções. Cinco delas (Brasil, Checoslováquia, Uruguai, União Soviética e Escócia) ficaram isentas da primeira fase onde as 15 restantes seleções se dividiram em três grupos de cinco. Duas das seleções representaram as confederações da América Central e Norte (CONCACAF) e do continente africano (CAF). A Ásia esteve representada pelo Irão.

A Seleção Nacional, orientada por José Augusto, chegou à final da competição, realizada no Maracanã a 9 de julho de 1972, frente ao Brasil e perante 100 mil espectadores. A vitória sorriu à ‘canarinha’ com um golo no último minuto apontado por Jairzinho.

Portugal fez um percurso brilhante. Na 1ª fase, venceu o Equador, o Irão (ambos por 3-0), o Chile (4-1) e a Rep. Irlanda (2-1), fechando o grupo com 8 pontos, mais 2 do que o Chile.

Na 2.ª fase, a Seleção Nacional bateu a Argentina (3-1), empatou com o Uruguai (1-1) e derrotou a União Soviética (1-0), ficando no primeiro lugar do grupo com 5 pontos, mais 1 do que a Argentina.

Os 20 jogadores portugueses que marcaram presença na Minicopa:

Guarda-redes: Zé Henrique, Damas e Mourinho Felix

Defesas: Artur, Humberto Coelho, Messias, Adolfo, Alfredo Murça e Laranjeira

Médios: Jaime Graça, Toni, Matine, Peres e Chico Faria

Avançados: Jordão, Eusébio, Dinis, Abel, Nené e Artur Jorge

Os 17 golos marcados por Portugal foram assinados por Dinis (5), Eusébio (4), Humberto e Nené (ambos 2) e Adolfo, Jaime Graça, Peres e Jordão (todos com 1).

O Brasil já não tinha Pelé mas Eusébio ainda faria mais 4 jogos pela Seleção portuguesa, despedindo-se em outubro de 1973 frente à Bulgária.

A Jugoslávia ficou no último lugar do pódio ao vencer a Argentina por 4-2.

 


;

Notícias