Mensagem para a nova época

Institucional

Mensagem de Fernando Gomes, Presidente da FPF.

É com enorme gosto que dirigimos a todos os agentes desportivos, clubes e família do futebol uma mensagem de esperança e boa sorte para a época desportiva que hoje se inicia.

Acreditamos que durante 2022/23 continuaremos a espelhar a marca de excelência que o futebol português conquistou ao longo dos seus 108 anos de história.

Acreditamos que, juntos, continuaremos a promover e desenvolver o futebol, em todas as suas variantes, género e idades.

Queremos continuar a construir, nas nossas competições e seleções, uma marca que esteja associada aos valores da honestidade, credibilidade, transparência, rigor, talento, devoção, paixão, responsabilidade social e excelência.

Numa federação que organiza perto de 50 competições e dirige 28 seleções nacionais, sabemos que apenas com a ajuda de jogadores, treinadores, árbitros, staff, estruturas, dirigentes, clubes e associações conseguiremos atingir os resultados desportivos que queremos.

Sabemos que apenas através da cooperação franca e leal continuaremos a prestigiar o futebol português. Contamos também por isso com os nossos parceiros que connosco partilham a nossa visão pelo desenvolvimento.

Num ano que começa com a nossa presença na fase final do Europeu de Futsal, disputada em Gondomar, e que continua, na próxima semana, em Inglaterra, onde a nossa Seleção Nacional A disputará pela segunda vez o Campeonato da Europa feminino, partimos com grande esperança no nosso valor e no trabalho que realizámos até aqui.

A participação, já garantida, nas fases finais de competições como o Euro sub-21, o Mundial do Catar e o Euro de Futsal Sub-19 exigem-nos a competência para dar as melhores condições a todos os jogadores.

Durante a época, lutaremos ainda por grandes objetivos desportivos como a presença no Mundial feminino, na fase final da Liga das Nações, no Europeu e Mundial de Futebol de Praia ou no início da defesa do nosso título mundial de Futsal. Prepararemos as nossas presenças nas rondas de apuramento dos campeonatos da Europa, masculinos e femininos, de Sub-17 e sub-19.

Tudo faremos para, nessas e noutras ocasiões, honrar a nossa história, os nossos êxitos mais recentes e o contributo dos nossos clubes para estes sucessos.    

Continuaremos com os nossos sócios a alavancar o crescimento generalizado do número de praticantes federados, com particular enfoque no futebol e futsal femininos e nas novas gerações.

O crescimento do desporto feminino é, aliás, um dos eixos do Futebol 2030, o plano estratégico definido para o futebol nesta década e do qual já abrimos o caminho para o cumprimento das metas propostas

Procuraremos oferecer melhores condições de trabalho aos nossos jogadores, treinadores, árbitros, dirigentes, clubes, funcionários, colaboradores e clientes e continuaremos a tudo fazer para, em conjunto, solidariamente, ajudar as nossas associações a atingirem os seus próprios objetivos.

Reafirmaremos o nosso compromisso social contra a exclusão e a desigualdade; na promoção de melhores estilos de vida e dos melhores valores ambientais.

Contaremos com os nossos parceiros que partilham a nossa visão pelo desenvolvimento do desporto e contribuem para que sejamos muito mais do que uma federação.

Como disse noutras ocasiões, acredito que os elos que ligam a família do futebol são inquebrantáveis.

Juntos construiremos um caminho melhor.

Boa época, boa sorte e bom futebol!  


;

Notícias