Seleção Sub-17

Sub-17 recebem prémio fair-play do Europeu

Seleção Sub-17

Comportamento da Equipa das Quinas na competição realizada em Israel foi distinguido pela UEFA.

A Seleção Nacional sub-17 venceu o Prémio Fair-Play do Campeonato da Europa da categoria, que se realizou em Israel, no passado mês de maio.

A Equipa das Quinas, recorde-se, caiu aos pés da França - que viria a vencer a prova -, nas meias-finais, após um desempate por grandes penalidades. Contudo, os valores e comportamento da equipa foram premiados pela UEFA, com a atribuição da distinção. Portugal terminou em primeiro lugar, seguida da congénere gaulesa. A Itália completa o pódio.

José Lima, Treinador Nacional que orientou Portugal no Europeu, mostrou-se orgulhoso pela atribuição do prémio e considera que se trata do reconhecimento de uma característica não só deste conjunto, como de todas as Seleções Nacionais. "É um prémio que nos deixa satisfeitos e orgulhosos, mas não era este o prémio que mais desejávamos. Saímos da prova de forma inglória, como é sabido, perdemos nas grandes penalidades quando poderíamos ter ido claramente à final. O nosso grande objetivo era estar na final e jogar para ganhá-la. Não foi possível, por um conjunto de fatores que já falámos anteriormente. Ainda assim, o prémio fair-play é um prémio importante, naquilo que é a perceção de formação da FPF. É um prémio que dignifica a forma como a equipa jogou o torneio e, acima de tudo, é também uma prova de como as nossas seleções, e nós temos essa preocupação, trabalham. Procuramos privilegiar a qualidade de jogo e privilegiamos sempre ganhar, mas não ganhar a qualquer custo, privilegiamos igualmente as relações dentro e fora do campo e, quando assim é, ficamos muito satisfeitos por ver o nosso trabalho reconhecido. É sinal de que, apesar de não termos ganho, a equipa teve sempre uma postura exemplar, mesmo nos momentos mais adversos. Estivemos à altura do símbolo que trazemos ao peito", disse.

Confira a classificação do Prémio Fair-Play:

1.º Portugal - 9050
2.º França - 8916
3.º Itália - 8750
4.º Escócia e Suécia - 8666
6.º Espanha - 8562
7.º Bélgica - 8500
8.º Alemanha - 8437
9.º Países Baixos - 8333
10.º Luxemburgo - 8250
11.º Israel - 8200
12.º Dinamarca - 8187
13.º Bulgária e Polónia - 7916
15.º Sérvia - 7400
16.º - Turquia - 6416


;

Notícias