FPF assinala Dia Mundial do Refugiado

Responsabilidade Social

Programa ‘Cada Clube, uma Família' já ajudou 70 refugiados da guerra da Ucrânia.

Celebra-se hoje o Dia Mundial do Refugiado. Numa altura em que o número de pessoas que foram forçadas a abandonar o seu país aumentou, devido à guerra na Ucrânia, Portugal tem sido casa de acolhimento. 

A Federação Portuguesa de Futebol, com o envolvimento de clubes e associações, através da iniciativa ‘Cada Clube, uma Família', criou condições para muitos refugiados encontrarem alguma paz e iniciarem ou prosseguirem a prática desportiva.

Neste momento são 70 os atletas provenientes da Ucrânia que estão em Portugal a competir, em 14 diferentes Associações de Futebol. Dos mais jovens aos seniores, como são os casos das internacionais ucranianas Yana Dychko e Ksenia Burlachenko, que representam a equipa de Futsal do Quinta dos Lombos. 

Um outro exemplo desta iniciativa é o jovem Vova, de 16 anos, que se encontra a jogar no Estoril Praia. Vova chegou a Portugal na condição de menor não acompanhado, órfão de mãe e com o pai na frente de combate. Agora, porém, já tem a companhia do progenitor a quem foi concedida autorização especial para se juntar ao filho menor e sair da Ucrânia.

Vova conheceu o treinador Paulo Fonseca - embaixador da iniciativa ‘Cada Clube uma Família’ juntamente com a sua mulher Katerina, natural da Ucrânia – ainda no seu país natal e está completamente integrado em Portugal e no Estoril Praia. Recentemente, esteve na Cidade do Futebol a representar a equipa canarinha que realizou um jogo de treino com a Seleção Nacional A feminina que vai disputar o Campeonato da Europa

 

Eis a lista de atletas ucranianos inscritos na FPF desde que em fevereiro se iniciou a guerra na Ucrânia:

- O Quinta dos Lombos acolheu Yana Dychko e Ksenia Burlachenko, duas atletas da seleção de futsal feminino ucraniana; 

- O CD Mafra acolheu dois jogadores ucranianos de 7 e 8 anos;

- Grupo Desportivo de Sesimbra acolhe um jovem jogador ucraniano chamado Artur Blokhin;

- Fundação Benfica integra Myron, Oleksii, Illya e Nikita, quatro crianças ucranianas;

- Estoril acolhe o jogador ucraniano junior Volodymyr;

- CD Feirense integra 3 jovens ucranianos na formação. Dois rapazes de 10 e 11 anos e uma menina de 17 que integrará a equipa feminina de juniores A do clube;

- Caldas SC acolhe Artem, um jovem jogador ucraniano da formação;

- Alcochetense acolheu, no seu futebol de formação, cinco atletas oriundos da Ucrânia; 

- SC Braga contratou ao Dínamo Kiev o jogador de 18 anos Bohdan Isachenko. O clube acolheu igualmente a mãe e a irmã do jovem guarda-redes;

-O Sporting CP acolheu nove jovens futebolistas ucranianos, com idades compreendidas entre 10 e 16 anos. As crianças jogavam no Dnipro-1, mas viram-se em risco pela invasão russa e vão agora treinar com as equipas de formação do Sporting no Polo EUL e na Academia;

- O Vitória SC anunciou, em comunicado, estar disponível para acolher, em 13 modalidades desportivas, refugiados até aos 17 anos oriundos da Ucrânia.

- A União Desportiva de Santarém o menino ucraniano Tymur que passou a integrar a equipa de sub-11 do clube

- A AJEF Hernâni Gonçalves acolheu Nikita Kyrylov na sua equipa de iniciados 

- O infantil Tymofii Puhaiko está inscrito nos algarvios do AA Bellavista

- Em Aveiro, o jovem Mykola Vesnianko está a representar o AAC Marfoot Silvade

- O ABC de Nelas acolheu Yehor Kravchenco

- O CF Os Armaceneses acolheu seis jogadores nas suas equipas

- Também no Algarve, o Esperança de Lagos acolheu Arsenii Stepanenko, de 9 anos.

- O Odemirense acolheu dois jogares nos seus quadros.

- O Elétrico acolheu o jovem Viktor Maltsev

- O Imortal acolheu quatro jovens jogadores

- O FC Porto acolheu Dmytro Sapega, enquanto o Dragon Force acolheu Oleksandr Khomiak.

Cada Clube, uma família

Sob o mote ‘Cada clube, uma família’, a FPF está a incentivar os clubes a funcionar como célula de acolhimento, encontrando emprego para um adulto refugiado e oferecendo a prática do futebol aos filhos ou menores do agregado familiar. 

Os clubes que aceitarem o repto federativo vão proporcionar o emprego, enquanto a FPF financiará a prática desportiva dos jovens ucranianos.

A inscrição das ofertas de emprego podem ser feitas através da plataforma do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).


;

Notícias