Seleção Sub-17

José Lima e Rodrigo Ribeiro apontam à vitória

Seleção Sub-17

Empate é suficiente para a Equipa das Quinas passar aos quartos de final na primeira posição, mas técnico e jogador recusam pensar noutro resultado que não a vitória.

A Seleção Nacional sub-17 ultima detalhes para o encerramento da fase de grupos, esta segunda-feira, diante da Dinamarca. Com duas vitórias em dois jogos, a Equipa das Quinas sabe que está muito próxima dos quartos de final, mas ainda nada está garantido.

Em declarações ao Canal 11, José Lima garantiu respeito e foco total em trazer a vitória da partida diante dos dinamarqueses. "Claramente o objetivo tem que ser trabalhar para ganhar, porque se se joga para empatar, a probabilidade de sofrermos um golo e de já não conseguirmos retificar esse golo sofrido é grande. Mesmo os jogadores sabem que não se podem desleixar. O objetivo é vencer, mas claramente que se não pudermos ganhar, também não o podemos perder. Mas, reforço, o objetivo é claramente ganhar", salientou.

O Treinador Nacional deixou ainda elogios à formação dinamarquesa. "É um adversário com muita qualidade, que não tem medo de ter bola. Joga através de muitas combinações e arrisca, porque faz parte do padrão de jogarem. Esperamos um jogo muito difícil, teremos que estar concentrados, fazer o nosso jogo quando temos bola, mas quando não tivermos temos que ser uma equipa forte, para conseguirmos recuperar o mais rapidamente possível, senão vamos ter mais dificuldades. Eles dependem apenas deles, tal como nós dependemos apenas de nós, portanto há um grande jogo em perspetiva, vamos tentar ser melhores que os dinamarqueses e fazer tudo o que está ao nosso alcance para ganharmos que é sempre o nosso objetivo", reforçou.

Também Rodrigo Ribeiro falou este domingo. Em declarações ao fpf.pt garantiu não ter dúvidas sobre a dificuldade da derradeira partida da fase de grupos, mas prometeu ambição na luta pela vitória. "Sabemos que vai ser um jogo complicado, como foram os outros. Estamos cientes da qualidade do adversário e temos que continuar a manter a consistência que temos mantido até agora, lutar para vencer e assegurar a passagem aos quartos de final", disse.

O jovem internacional português revelou ainda os pontos fortes do adversário de Portugal. "São uma equipa que gosta de sair a jogar e são muito bons a fazê-lo, embora por vezes arrisquem demasiado. Temos que estar muito concentrados e organizados ao nível da pressão para podermos aproveitar alguns erros deles na fase inicial da construção. São uma equipa composta também por bons executantes e vamos estar atentos a isso. Já estivemos a treinar as possíveis formas de eles jogarem e agora vamos tentar aplicar da melhor maneira", afirmou.

Com dois golos em dois jogos, Rodrigo Ribeiro está a viver um excelente momento nesta estreia em campeonatos da Europa, pela Seleção Nacional, mas garante que o mais importante é o coletivo. "Fico muito feliz por ter marcado, mas fui eu a marcar e podiam ter sido outros. Aqui contamos todos como uma equipa e o que importa é a vitória e a equipa jogar bem. Estou muito feliz, porque está a ser uma grande e nova experiência, tenho procurado aproveitar todos os momentos da melhor maneira e agora é estarmos focados no próximo jogo, que é o mais importante", concluiu.

Confira a convocatória:

Guarda-redes: Diogo Fernandes (FC Porto) e Francisco Silva (Sporting CP);
Defesas: Diogo Monteiro (Servette FC), João Muniz (Sporting CP), João Conceição (SL Benfica), Leonardo Barroso (Sporting CP), Luís Gomes (FC Porto) e Martim Fernandes (FC Porto);
Médios: Dário Essugo (Sporting CP), João Veloso (SL Benfica), João Gonçalves (SC Braga), Manuel Mendonça (Sporting CP), Rafael Luís (SL Benfica) e Ussumane Djaló (SL Benfica);
Avançados: Afonso Moreira (Sporting CP), Ivan Lima (SL Benfica), José Rodrigues (SC Braga), Rodrigo Ribeiro (Sporting CP), Tiago Andrade (FC Porto) e Vivaldo Semedo (Sporting CP);

Programa da Equipa das Quinas*:

22 de maio de 2022 | domingo
10h45: treino

23 de maio de 2022 | segunda-feira
20h00: Portugal x Dinamarca (Estádio Municipal Ramat Gan)

A programação restante será divulgada oportunamente em fpf.pt  

Eis os jogos do Grupo D (horários locais):

17 de maio de 2022
Dinamarca 1-2 Suécia 
Escócia 1-5 Portugal 

20 de maio de 2022
Dinamarca 3-1 Escócia 
Portugal 4-2 Suécia

23 de maio de 2022
20h00: Portugal x Dinamarca (Estádio Municipal Ramat Gan, Ramat Gan)
20h00: Suécia x Escócia (Estádio Municipal de Lod, Lod)

Eis o calendário da competição:

Jornada 1 da fase de grupos: 16/17 de Maio
Jornada 2 da fase de grupos: 19/20 de Maio
Jornada 3 da fase de grupos: 22/23 de Maio
Quartos-de-final: 25/26 de Maio
Meias-finais: 29 de Maio
Final: 1 de Junho

Eis o alinhamento de todos os grupos:

Grupo A:
Israel
Alemanha
Itália
Luxemburgo

Grupo B:
Países Baixos
França
Bulgária
Polónia

Grupo C:
Sérvia
Espanha
Turquia
Bélgica

Grupo D:
Dinamarca
Portugal
Escócia
Suécia

Eis a estrutura da fase a eliminar:

Quartos-de-final (25 e 26 de Maio)
QF1: Vencedor Grupo A - Segundo classificado Grupo B
QF2: Vencedor Grupo B - Segundo classificado Grupo A
QF3: Vencedor Grupo C - Segundo classificado Grupo D
QF4: Vencedor Grupo D - Segundo classificado Grupo C

Meias-finais (29 de Maio)
MF1: Vencedor QF1 - Vencedor QF3
MF2: Vencedor QF2 - Vencedor QF4

Final (1 de Junho)
Vencedor MF1 - Vencedor MF 2

Lista de recintos que irão acolher os jogos:

Estádio Municipal de Netanya, Natanya (Quartos-de-final, meias-finais, final)
Estádio Haberfeld, Rishon Lezion (Fase de grupos, quartos-de-final)
Estádio Municipal de Ness Ziona, Ness Ziona (Fase de grupos, quartos-de-final)
Estádio Municipal Ramat Gan, Ramat Gan (Fase de grupos)
Estádio Municipal de Lod, Lod (Fase de grupos)


;

Notícias