Responsável do projeto Goals visitou Cidade do Futebol

Ambiente

Iniciativa europeia de sustentabilidade e boas práticas ambientais.

Um dos responsáveis pela coordenação do projeto de sustentabilidade GOALS esteve no início de abril na Cidade do Futebol numa visita que permitiu traçar um ponto de situação em relação às práticas ambientais da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) tendo em vista um eventual processo de certificação internacional à luz da norma ISO 14001, que define desempenhos ambientais corretos.

Tiberio Daddi, da Sant'Anna School of Advanced Studies, universidade italiana sedeada em Pisa que gere o projeto, passou dois dias na sede da FPF e avaliou o ponto de partida para este passo, pensado para o médio prazo.

O projeto GOALS arrancou no início de 2021 e estende-se até 2023. Tem como objetivo ajudar as organizações ligadas ao futebol a melhorarem os seus procedimentos ambientais, através da implementação de melhorias estruturais de gestão (federações) e de ações operacionais sustentáveis (clubes), incidindo particularmente no âmbito do futebol feminino e de formação. Está também prevista a criação de uma ferramenta eletrónica, de uso generalizado na Europa, para medida da pegada ambiental de instituições e eventos. A iniciativa é cofinanciada pelo projeto Erasmus+, da União Europeia, e a FPF é uma das três federações internacionais envolvidas. As outras são a romena e a kosovar, juntando-se-lhes o Real Bétis, a Universidade de Sant'Anna (Itália) e a ESSMA (associação europeia de estádios). A iniciativa conta ainda com o apoio da UEFA e da Federação da República da Irlanda.

Responsabilidade social

A participação da FPF no projeto europeu GOALS insere-se na política de atuação da Federação Portuguesa de Futebol, que promove sempre a obediência aos mais elevados padrões éticos, sociais e de responsabilidade ambiental, procurando diminuir o impacto do futebol e de toda a atividade da FPF no meio ambiente, sempre na defesa de um planeta melhor.

Nesse sentido, a Federação tem dado passos importantes e inovadores, nos quais se destaca a utilização de painéis solares na Cidade do Futebol, para produção de águas quentes sanitárias e de água filtrada, através de um complexo sistema de equipamentos de purificação. O sistema de iluminação está a ser progressivamente substituído por lâmpadas LED, há reciclagem de lixo, aproveitamento de sobras de comida, renovação da maquinaria com aparelhos elétricos e os produtos para tratamento dos relvados tendem a ter cada vez maior percentagem de compostos orgânicos. Estas são algumas das ações levadas a cabo para tornar a Cidade do Futebol sustentável e amiga do ambiente.


;
;
11 de Abril 2022
Foto

FPF/Diogo Pinto

Notícias