Seleção Sub-15

Portugal vai disputar o 3.º lugar

Seleção Sub-15

Derrota por 1-0 frente à República Checa nas meias-finais do Torneio das Nações

A Selecção Nacional Sub-15 perdeu, esta sexta-feira, frente à República Checa, por 0-1, em partida da meia-final do Torneio das Nações, realizada na Áustria, no Waldpark Stadion em Arnoldstein. Num duelo em que Portugal assumiu as rédeas da partida, a Nároďák foi capaz de resistir e marcou em contra-ataque. O golo coube a Ondrej Penxa (51').

A formação lusa irá, agora, disputar o 3.º lugar no próximo domingo, pelas 10h00 (hora de Portugal Continental) diante do derrotado do encontro entre Itália e EUA.

O Torneio decorre entre 25 de Abril e 1 de Maio. 

João Santos, Treinador Nacional, em discurso directo: 

"Apesar da derrota de hoje, acho que os jogadores tiveram um bom desempenho e uma boa atitude. Não conseguimos, porventura, aplicar aquilo que tínhamos preparado para o jogo. Em ou outro momento, não soubemos ultrapassar as dificuldades que a equipa checa nos foi colocando no aspecto físico, até porque chegámos a esta meia-final com algum cansaço acumulado. Dentro do que foi o plano deles, de ficar à espera dos nossos erros, nós não conseguimos contrariá-los. Fomos fiéis à nossa ideia e criámos oportunidades, nas quais não concretizámos e ainda foram bastantes chances. Eles são foram felizes. É o futebol".

"Ao longo de todo o torneio temos vindo a jogar bom futebol e os nossos jogadores foram expostos a condições e a adversários com graus de dificuldade diferentes e essa foi uma experiência enriquecedora para o seu processo de desenvolvimento enquanto futebolistas e possíveis seleccionados. Por causa da pandemia, muitos miúdos não puderam participar em torneios internacionais e esta participação foi muito importante para nós aferirmos a nossa realidade nesta fase. Também é relevante testar os rapazes em situações em que estes se confrontam com países que apresentam formas distintas de entender o futebol. Nestes dias, enfrentámos a Áustria, a Noruega e, agora, a República Checa. Todas têm diferentes entendimentos do jogo e as próprias equipas estão em patamares diferentes. As características mais físicas de outras nações são uma realidade com a qual os nossos meninos têm que aprender a lidar".

"É lógico que a seguir ao apito final ficámos todos tristes. Queríamos muito ganhar o torneio e o nosso grande objectivo passava por chegar à final. Podíamos lá ter chegado, mas eu tenho dito ao grupo que isto faz parte do processo evolutivo. Independentemente do resultado, não fechávamos aqui o nosso desenvolvimento. Todos os processos acarretam altos e baixos e existem sempre coisas boas e menos boas. Há que aproveitar o que fizemos de bem. Hoje perdemos e na próxima que entrarmos em campo, iremos tratar de corrigir o que correu mal", rematou.

Ficha de jogo:
PORTUGAL 0-1 REPÚBLICA CHECA
(0-0 ao intervalo)
Torneio das Nações
Waldpark Stadion, Arnoldstein

Árbitro: Emmanuel Johann Kulterer.
Árbitros assistentes: Mathias Bodner e Jan Lap.

PORTUGAL: Diogo Ferreira - cap., Edgar Mota, Rui Silva, Rafael Mota, Duarte Soares, Gonçalo Pinto (João Capucho, 66'), João Trovisco (Eduardo Fernandes, 40'), João Simões, Rafael Camacho (Rafael Melo, 55'), Afonso Patrão (Afonso Meireles, 50') e Rodrigo Mora (Gabriel Silva, 40').
Suplentes utilizados: Tiago Leitão, Afonso Sousa, Benjamim Fonseca e Sandro Vidigal.
Treinador: João Santos.
Disciplina: cartão amarelo para Rui Silva (63').

REPÚBLICA CHECA: Tobias Keller, Stephan Beran - cap., Jiri Micek, Marek Naskos, Jiri Zima (Simon Wolfl [Daniel Svancara, 70'+2], 45'), Adam Sosna (Lukas Hrbacek, 55'), Ondrej Penxa (Matyas Nechvatal, 66'), Matyas Poturnay, Krystof Cizek (Ondrej Vecl, 70'+2), Lukas Moudry e Alex Brezina (Frantisek Kamenik, 45').
Suplentes utilizados: David Rehacek, Marek Obdrzalek e Jiri Maximilian Panos.
Treinador: Karel Havlicek.
Disciplina: cartão amarelo para Simon Wolfl (64') e para Stephan Beran (68').

Golos: 0-1 por Ondrej Penxa (51').

Eis a convocatória completa:

CF "Os Belenenses": Tiago Leitão e Sandro Vidigal
FC Porto: Gonçalo Pinto e Rodrigo Mora
SC Braga: Afonso Patrão, Afonso Sousa, Edgar Mota e João Trovisco
SL Benfica: Benjamim Fonseca, Diogo Ferreira, Duarte Soares, Eduardo Fernandes, João Capucho e Rui Silva
Sporting CP: Gabriel Silva, João Simões, Rafael Camacho, Rafael Melo e Rafael Mota
Vitória SC: Afonso Meireles 

Confira aqui o mapa de internacionalizações

Programa dos trabalhos:

sexta-feira | 29.04.2022
14h00: jogo da meia-final (Waldpark Stadion | Arnoldstein)

sábado | 30.04.2022
09h30: partida para Itália
18h00: treino (Dellach)

domingo | 01.05.2022
18h00: jogo da final (Stadio Gino Colaussi | Gradisca d'Isonzo)

segunda-feira | 02.05.2022
09h45: partida para Portugal
16h30: dispensa de jogadores (Cidade do Futebol)

Os horários apresetados são locais. Em Itália é mais uma hora que em Portugal Continental.


;

Notícias