Seleção Sub-15

Benjamim Fonseca: "Milhões de atletas gostariam de estar onde estou"

Seleção Sub-15

A Turma Nacional segue concentrada na Áustria

A comitiva portuguesa Sub-15 continua a sua participação no Torneio das Nações, a decorrer na Áustria e em Itália, no qual irá disputar a semi-final diante da República Checa na próxima sexta-feira. Para atingir esta fase, Portugal derrotou a anfitriã austríaca (3-0), a par da Noruega (2-1). 

Nesta quinta-feira, o fpf.pt teve a chance de entrevistar Benjamim Fonseca, um estreante nestas andanças. Um dia volvido desde a sua primeira internacionalização, o jogador do SL Benfica partilhou um pouco sobre a sua experiência: "Em primeiro lugar, devo dizer que ser chamado me deu um enorme sentimento de orgulho. Diria que existem milhões de atletas que gostariam de estar onde estou. Isso tem que deixar-me satisfeito, mas, ao mesmo tempo, deve incentivar-me a continuar a trabalhar para que esta vivência possa voltar a acontecer no futuro. Toda a minha vida, tenho-me empenhado no futebol, por isso, estou muito feliz por ter sido convocado para a Selecção Nacional. Agora, a bola está do meu lado".

Em relação à participação no triunfo frente aos noruegueses, num dia em que vestiu a camisola do seu país pela primeira vez, o centrocampista declara-se radiante: "Acima de tudo, o nosso papel é defender o emblema que trazemos ao peito. Estou muito feliz por me ter internacionalizado, ainda por cima, porque a acompanhar esse feito, veio uma vitória. Não consigo acreditar que cheguei a este ponto. Não podia ter mais alegria do que sinto nesta altura", prosseguiu. A ajudar à integração, as ideias de jogo da equipa técnica são de fácil encaixe: "O plano do mister não é assim tão complexo. E não quero com isto dizer que é pobre ou algo do género. O que quero deixar claro é que é um plano abrangente e quem o transmite tem o cuidado de não nos sobrecarregar com informações. Tanto eu como os meus colegas não temos dificuldade a assimilar aquilo que nos passam".

Para terminar, um olhar para as perspectivas lusas no que falta cumprir da prova em andamento: "Acredito que nos atribuam o papel de favoritos contra os checos. Só que o favoritismo, a este nível, interessa pouco. O que importa é ver quem quer mais dentro do campo. Quem tiver mais vontade de levar a taça para casa irá, certamente, sair por cima. A nós, a mim e aos meus companheiros, cabe-nos dar o nosso melhor. Sabemos que temos mais qualidade técnica, mas, como disse, isso importa pouco numa meia-final. Vamos esforçarmo-nos ao máximo para poder ganhar. Logo se vai descobrir se somos favoritos quando a bola começar a rolar. Lá dentro é que se provam os estatutos", rematou. 

Para este estágio, João Santos mobilizou 20 futebolistas.

Eis a convocatória completa:
CF "Os Belenenses": Tiago Leitão e Sandro Vidigal
FC Porto: Gonçalo Pinto e Rodrigo Mora
SC Braga: Afonso Patrão, Afonso Sousa, Edgar Mota e João Trovisco
SL Benfica: Benjamim Fonseca, Diogo Ferreira, Duarte Soares, Eduardo Fernandes, João Capucho e Rui Silva
Sporting CP: Gabriel Silva, João Simões, Rafael Camacho, Rafael Melo e Rafael Mota
Vitória SC: Afonso Meireles 

Confira aqui o mapa de internacionalizações

Programa dos trabalhos:

quinta-feira | 28.04.2022
17h30: treino (Dellach)

sexta-feira | 29.04.2022
14h00: jogo da meia-final (Waldpark Stadion | Arnoldstein)

sábado | 30.04.2022
09h30: partida para Itália
18h00: treino (Dellach)

domingo | 01.05.2022
18h00: jogo da final (Stadio Gino Colaussi | Gradisca d'Isonzo)

segunda-feira | 02.05.2022
09h45: partida para Portugal
16h30: dispensa de jogadores (Cidade do Futebol)


;

Notícias