Portugal perde com a Suécia

Futebol Fem. - Sub-23

Suecas batem portuguesas por 3-2 no Estádio do Algarve

A Selecção nacional feminina de Sub-23 recebeu no Estádio do Algarve a congénere da Suécia esta terça-feira, num desafio que marcou o encerramento do estágio.

Portugal entrou mal no primeiro tempo e cedo se viu em desvantagem. À passagem dos 28 minutos, Beata Olsson abriu o marcador. Não obstante o passo em falso, foi possível chegar ao empate em cima do intervalo através do tento de Marta Ferreira (44'). Após o tempo de desacanso, a Equipa das Quinas entrou de rompante e assinou a reviravolta graças a Telma Encarnação (51'). Ainda assim, a formação blågult (azul e amarela) voltou a dar a volta ao texto por intermédio de Beata Olsson (60') e de Wilma Öhman (82').

A seguir ao apito final, houve tempo para entrevistas.

Carlos Sacadura em discurso directo:

Sobre a prestação da equipa nacional diante das escandinavas, o treinador considerou: "Estamos muito satisfeitos, pese embora não existam vitórias morais, mas estamos satisfeitos, porque culminámos o projecto de fazer crescer jogadoras. Sentimos que foi um ano de trabalho atípico em que as atletas cresceram e ganharam competências e saímos que saímos todos mais fortes. E o reflexo disso foram os últimos dois jogos que fizemos, nomeadamente o de hoje, no qual conseguimos ser uma equipa competente e capaz contra um adversário fortíssimo. Controlámos a partida e estivemos por cima do marcador e eventualmente até o podíamos ter alargado. Não aconteceu assim, acabámos por sofrer nos últimos minutos, mas valeu a pena o trabalho e essencialmente registamos o crescimento que as futebolistas demonstraram ao longo de todas as jornadas".

A propósito do esbatimento de diferenças entre as lusas e as rivais mais fortes no âmbito do futebol feminino e da pertinência da recém-criada categoria Sub-23, o técnico defendeu o seguinte: "Esta equipa é efectivamente muito recente. Temos ainda pouco tempo de trabalho, mas felizmente, este pouco tempo de trabalho começou a dafr os seus frutos. O caminho faz-se caminhando e temos que capacitar estas atletas. Os encontros em que participámos foram equilibrados e as jogadoras conseguiram interpretar o que tinham que fazer contra uma capacidade mais atlética do opositor. Elas tiveram inteligência e maestria para condicionar o futebol contrário e criar várias oportunidades de golo".

Quanto à relevância dos estágios e das partidas para a evolução contínua das futebolistas, Carlos Sacadura afirmou: "O nosso processo, o da Selecção Sub-23 é precisamente a capacitação das nossas jovens e nós estamos muito focados na dimensão individual em fazê-las crescer. Elas crescem individual e colectivamente num ambiente para o qual colaboramos todos. Isso passa por providenciar ambientes adversos, mas ao mesmo tempo desafiantes, para que se possa continuar a crescer e desenvolver. Desta forma, as nossas meninas ficam mais preparadas para chegar às AA, que é aquilo que pretendemos".

FICHA DE JOGO 

PORTUGAL 2-3 SUÉCIA (1-1 ao intervalo)
Jogo de Preparação
Estádio do Algarve

Árbitro: Bárbara Domingues
Árbitros assistentes: Patrícia Coutinho e Raquel Correia
Quarto árbitro: Bárbara Peixoto

PORTUGAL: Carolina Vilão, Mariana Rosa (Inês Maia, 73'), Ana Seição - cap. (Carolina Beckert, 83'), Clara Moreira, Ana Albuquerque, Joana Martins (Ana Teles, 89'), Telma Encarnação, Vânia Duarte (Catarina Pereira, 73'), Marta Ferreira, Nicole Nunes (Daniela Silva, 73') e Bruna Costa.
Suplentes não utilizados: Carolina Jóia, Mariana Campino, Raquel Ferreira, Neuza Besugo, Rita Dias e Vera Cid.
Treinador: Carlos Sacadura
Disciplina: nada a assinalar.

SUÉCIA: Moa Edrud, Hanna Lundkvist (Molly Johansson, 45'), Wilma Carlsson - cap., Cornelia Kapocs (Loreta Kullashi, 79'), Marika Bergman Lundin (Linn Vickius, 79'), Paulina Nyström (Felicia Saving, 45'), Wilma Wärulf, Alva Selerud, Beata Olsson (Beatrice Persson, 71'), Matilda Eriksson Kristell (Stinalisa Johansson, 45') e Wilma Öhman (Agnes Nyberg, 84').
Suplentes não utilizados: Angel Mukasa, Josefine Harrysson, Somea Polozen e David Kong.
Treinador: Martin Möller
Disciplina: nada a assinalar.

Golos: 0-1 por Beata Olsson (28'), 1-1 por Marta Ferreira (44'), 2-1 por Telma Encarnação (51'), 2-2 por Beata Olsson (60') e 2-3 por Wilma Öhman (82').

Para esta concentração, Carlos Sacadura reuniu 22 atletas.

Conheça a lista completa de convocadas:

Amora FC: Nicole Nunes;

CS Marítimo: Telma Encarnação;

FC Famalicão: Daniela Silva, Mariana Campino e Vânia Duarte;

FF Yzeure Allier Auvergne: Clara Moreira;

Rice University: Ana Albuquerque;

SC Braga: Catarina Pereira e Inês Maia;

SCU Torreense: Raquel Ferreira;

SL Benfica: Ana Seiça e Carolina Vilão;

Sporting CP: Ana Teles, Bruna Costa, Carolina Beckert, Carolina Jóia, Joana Martins, Mariana Rosa, Marta Ferreira, Neuza Besugo e Vera Cid;

Valadares Gaia FC: Rita Dias.

Confira aqui o mapa de internacionalizações

Eis o programa completo:

12.04.2022 | terça-feira

15h00: jogo Portugal vs. Suécia - Estádio Algarve

Regresso aos clubes após o jogo


;

Notícias